Incontinência Fecal – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, a Incontinência Fecal é a incapacidade de controlar a eliminação das fezes. Além disso, a Incontinência Fecal (en-ko-PREE-sis), às vezes chamado de encoprese ou sujidade, é a passagem repetida de fezes (geralmente involuntariamente) na roupa.
Normalmente, acontece quando as fezes impactadas se acumulam no cólon e no reto: o cólon fica muito cheio e as fezes líquidas escorrem ao redor das fezes retidas, manchando a roupa interior. Eventualmente, a retenção de fezes pode causar inchaço (distensão) das entranhas e perda de controle sobre os movimentos intestinais.
A Incontinência Fecal geralmente ocorre após a idade de 4, quando a criança já aprendeu a usar um banheiro. Na maioria dos casos, a Incontinência Fecal é um sintoma de constipação crônica.
Muito menos frequentemente ocorre sem constipação e pode ser o resultado de problemas emocionais. Incontinência Fecal pode ser frustrante para os pais – e embaraçoso para a criança. No entanto, com paciência e reforço positivo, o tratamento para a Incontinência Fecal geralmente é bem sucedido.
Causas de Incontinência Fecal: Existem várias causas de Incontinência Fecal, incluindo constipação e problemas emocionais.
Prisão de Ventre: A maioria dos casos de Incontinência Fecal são o resultado de constipação crônica. Com a constipação, as fezes da criança são duras, secas e podem ser dolorosas para passar. Como resultado, a criança evita ir ao banheiro, dificultando o problema. Quanto mais as fezes permanecerem no cólon, mais difícil é para a criança empurrar fezes.
O cólon se estende, afetando os nervos que sinalizam quando é hora de ir ao banheiro. Quando o cólon fica muito cheio, as fezes macias ou líquidas podem escorrer em torno das fezes retidos ou pode ocorrer perda de controle sobre os movimentos intestinais. Algumas causas de constipação incluem:
- Retenção de fezes devido ao medo de usar o banheiro (especialmente quando longe de casa) ou porque as fezes são dolorosas
- Não querendo interromper o jogo ou outras atividades
- Comendo pouca fibra
- Não beber líquidos suficientes
- Beber muito leite de vaca ou, raramente, intolerância ao leite de vaca – embora os resultados da pesquisa tenham .conflito nessas questões
Problemas Emocionais: O estresse emocional pode desencadear a Incontinência Fecal. Uma criança pode sofrer estresse de:
- Treinamento de banheiro prematuro, difícil ou com conflito
- Mudanças na vida da criança, como mudanças na dieta, treinamento no banheiro, início da escola ou mudanças no horário.
- Estressores emocionais, por exemplo, o divórcio de um dos pais ou o nascimento de um irmão
Sintomas de Incontinência Fecal: Sinais e sintomas de Incontinência Fecal podem incluir:
- Fuga de fezes ou fezes líquidas na roupa interior, que pode ser confundida com diarreia
- Constipação com fezes secas e duras
- Passagem de fezes grandes que tapam ou quase obstruem o banheiro
- Evitar os movimentos intestinais
- Longos períodos de tempo entre os movimentos intestinais
- Falta de apetite
- Dor abdominal
- Problemas com molhadinho diurno ou enurese (enuresis)
- Infecções repetidas da bexiga, tipicamente em meninas
Quando Consultar um Médico: Ligue para o seu médico se seu filho já está treinado no banheiro e começa a experimentar um ou mais dos sintomas listados acima.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Fatores de Risco de Incontinência Fecal: A Incontinência Fecal é mais comum em meninos. Esses fatores de risco podem aumentar as chances de ter Incontinência Fecal:
- Usando medicamentos que podem causar constipação, como supressores da tosse
- Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH)
- Transtorno do espectro de autismo
- Ansiedade ou depressão
Complicações de Incontinência Fecal: Uma criança que tem Incontinência Fecal pode experimentar uma série de emoções, incluindo embaraço, frustração, vergonha e raiva. Se seu filho é provocado por amigos ou criticado ou punido por adultos, ele ou ela pode se sentir deprimido ou ter baixa auto-estima.
Diagnóstico de Incontinência Fecal: Para diagnosticar a encoprese, o médico do seu filho pode:
- Realize um exame físico e discuta sintomas, movimentos intestinais e hábitos alimentares para excluir causas físicas de constipação ou sujidade
- Faça um exame retal digital para verificar as fezes impactadas, inserindo um dedo lubrificado e luvas no reto da criança enquanto pressiona o abdômen dele com a outra mão
- Recomendar uma radiografia abdominal para confirmar a presença de fezes impactadas
- Sugerir que uma avaliação psicológica seja feita se as questões emocionais estão contribuindo para os sintomas do seu filho
Tratamentos de Incontinência Fecal: Geralmente, quanto mais cedo o tratamento começa pela Incontinência Fecal, melhor. O primeiro passo envolve a limpeza do cólon das fezes retidas e afetadas. Depois disso, o tratamento se concentra em incentivar movimentos intestinais saudáveis. Em alguns casos, a psicoterapia pode ser uma adição útil ao tratamento.
Eliminando o Cólon das Fezes Impactadas: Existem vários métodos para limpar o cólon e aliviar a constipação. O médico do seu filho provavelmente recomendará um ou mais dos seguintes:
- Determinados laxantes
- Supositórios rectais
- Enemas
O médico do seu filho pode recomendar acompanhamento próximo para verificar o progresso da limpeza do cólon.
Incentivar Evacuações Saudáveis: Uma vez que o cólon é limpo, é importante incentivar o seu filho a ter evacuações regulares. O médico do seu filho pode recomendar:
- Alterações dietéticas que incluem mais fibras e bebem fluidos adequados
- Laxantes, descontinuando gradualmente uma vez que o intestino retorna à função normal
- Treinar seu filho para ir ao banheiro o mais rápido possível quando o desejo de ocorrer uma evacuação
- Um breve julgamento de sair do leite de vaca ou verificar a intolerância ao leite de vaca, se indicado
Modificação Comportamental: O médico ou o profissional de saúde mental do seu filho podem discutir técnicas para ensinar seu filho a ter evacuações regulares. Isso às vezes é chamado de modificação do comportamento ou reciclagem intestinal.
O médico do seu filho pode recomendar psicoterapia com um profissional de saúde mental se a Incontinência Fecal pode estar relacionada a problemas emocionais. A psicoterapia também pode ser útil se o seu filho sentir vergonha, culpa, depressão ou baixa auto-estima relacionada à Incontinência Fecal.
Medicamentos Para Incontinência Fecal: A Incontinência Fecal intestinal pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de Incontinência Fecal são:
- Brometo de Pinavério 100mg
- Brometo de Pinavério 50mg
- Muvinlax
OBS: Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.