Infarto Agudo do Miocárdio – O que é, Causas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Infarto Agudo do Miocárdio é a morte irreversível (necrose) do músculo cardíaco secundário à falta prolongada de oxigênio (isquemia). Aproximadamente 1,5 milhão de casos de Infarto Agudo do Miocárdio ocorrem anualmente nos Estados Unidos.
O coração requer seu próprio suprimento constante de oxigênio e nutrientes, como qualquer músculo no corpo. O coração tem três artérias coronárias, duas delas grandes, artérias ramificadas que fornecem sangue oxigenado ao músculo cardíaco. Se uma dessas artérias ou ramos se bloqueia de repente, uma porção do coração está morrendo por falta de oxigênio, uma condição chamada isquemia cardíaca.
Se a isquemia cardíaca dura muito tempo, o tecido do coração pode ter parado. Este é um ataque cardíaco, também conhecido como Infarto Agudo do Miocárdio,literalmente, morte do músculo cardíaco.
Causas do Infarto Agudo do Miocárdio: O Infarto Agudo do Miocárdio ocorre quando a placa aterosclerótica que reveste uma artéria se rompe. O sangue então forma um coágulo na artéria danificada, o que pode obstruir parcial ou completamente o fluxo sanguíneo. Se o bloqueio for suficientemente grave, os sintomas do ataque cardíaco aparecem, e as células do músculo cardíaco podem começar a morrer. Isso agora é considerado um ataque cardíaco.
Todo órgão precisa de sangue que transporta oxigênio para se manter vivo e o miocárdio (o músculo que forma a parede do coração) não é exceção. Possui seu próprio suprimento de oxigênio, através das artérias coronárias. Na doença da artéria coronária, os depósitos de gordura (placas) se formam nas paredes internas das artérias coronárias, estreitando-as e reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração. Este processo é chamado de aterosclerose.
Raramente, um espasmo da artéria coronária interrompe o fluxo sanguíneo através de uma artéria coronária aparentemente saudável, causando um Infarto Agudo do Miocárdio. Na maioria desses casos, não há uma causa identificável.
Sintomas do Infarto Agudo do Miocárdio: Os principais sintomas do Infarto Agudo do Miocárdio são dor torácica e falta de ar, os sintomas podem ser bastante variados. Os sintomas mais comuns de um Infarto Agudo do Miocárdio incluem:
- Pressão ou aperto no peito;
- Dor no peito, costas, mandíbula e outras áreas da parte superior do corpo que dura mais de alguns minutos ou que se afasta e volta;
- Falta de ar;
- Suor excessivo;
- Náusea;
- Vômito;
- Ansiedade;
- Tosse;
- Frequência cardíaca rápida.
É importante notar que nem todas as pessoas que sofrem de Infarto Agudo do Miocárdio experimentam os mesmos sintomas ou a mesma gravidade dos sintomas. A dor no peito é o sintoma mais comumente relatado entre mulheres e homens. No entanto, as mulheres são mais propensas do que os homens a terem:
- Falta de ar;
- Dor no maxilar;
- Dor nas costas;
- Tontura;
- Náusea;
- Vômito.
Diagnósticos do Infarto Agudo do Miocárdio: Estes são os seguintes pessoas a serem dados para fazer um completo diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio:
- Estudos laboratoriais: Testes de laboratório utilizados no diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio incluem o seguinte:
- Biomarcadores/enzimas Cardíacas: As diretrizes da American College of Cardiology / American Heart Association (ACC / AHA) e da Sociedade Européia de Cardiologia (ESC) recomendam que os biomarcadores cardíacos sejam medidos na apresentação em pacientes com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio e que o único biomarcador que Recomenda-se que seja usado para o diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio neste momento é a troponina cardíaca devido à sua sensibilidade e precisão superiores.
- Níveis de Troponina: A troponina é uma proteína contrátil que normalmente não é encontrada no soro; Só é liberado quando ocorre necrose miocárdica.
- Contagem Completa de Células Sanguíneas;
- Painel metabólico abrangente;
- Perfil lipídico;
O Eletrocardiografia é a ferramenta mais importante na avaliação inicial e triagem de pacientes em quem uma síndrome coronária aguda (ACS), como o Infarto Agudo do Miocárdio. É confirmatório do diagnóstico em aproximadamente 80% dos casos.
Imagem Cardíaca: Para indivíduos com Infarto Agudo do Miocárdio altamente provável ou confirmado, a angiografia coronária pode ser usada para diagnosticar ou descartar definitivamente a doença arterial coronariana.
Tratamentos Para Infarto Agudo do Miocárdio: O tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio deve começar imediatamente, o quanto antes melhor, por que o Infarto Agudo do Miocárdio, é uma das condições que mais mata pessoas em todo o mundo. É necessário a utilização de alguns equipamentos para o tratamento da Infarto Agudo do Miocárdio. Esses equipamentos incluem:
- Eletrocardiograma que detecta problemas no ritmo cardíaco.
- Monitor de pressão sanguínea.
- Oxímetro de pulso, que mede a quantidade de oxigênio no sangue.
No hospital, caso o paciente esteja tendo Infarto Agudo do Miocárdio, os médicos trabalharão rápido para restaurar o fluxo sanguíneo ao coração e acompanharão os sinais vitais para detectar e tratar complicações.
O tratamento visa restaurar o fluxo sanguíneo ao coração para prevenir ou limitar danos ao músculo cardíaco e ajudar a prevenir outro Infarto Agudo do Miocárdio. Os médicos podem usar no tratamento medicamentos chamados trombolíticos e procedimentos como angioplastia.
Medicamentos trombolíticos são usados para dissolver coágulos que estão bloqueando o fluxo sanguíneo ao coração. Quando dados logo depois do infarto do miocárdio, esses medicamentos podem limitar ou prevenir dano permanente ao coração. Para serem mais eficientes, esses medicamentos devem ser dados em até uma hora após o aparecimentos dos sintomas de infarto do miocárdio.
Angioplastia é usada para abrir artérias coronárias bloqueadas ou estreitadas. Um stent, o qual é um tubo de metal, pode ser colocado na artéria para ajudar a mantê-la aberta. Alguns stents são revestidos com medicamentos que ajudam a prevenir que a artéria fique bloqueada novamente.
Cirurgia de ponte coronariana usa artérias ou veias de outras áreas do corpo para criar um desvio na artéria coronária bloqueada.
Prevenção do Infarto Agudo do Miocárdio: O primeiro passo na prevenção do Infarto Agudo do Miocárdio é identificar e reduzir fatores de risco como tabagismo, obesidade, colesterol elevado e dietas ricas em gordura.
- Converse com seu médico sobre fatores de risco pessoais e como fazer mudanças de estilo de vida para reduzir as chances de um ataque cardíaco, como:
- Parar de fumar;
- Permanecendo fisicamente ativo e incorporando exercícios regulares em uma rotina diária – o exercício ajudará com a redução de peso e diminuirá o colesterol;
- Assistindo a sua dieta – você pode precisar consultar um nutricionista para obter conselhos sobre alimentos saudáveis que possam ajudar a reduzir o colesterol.
Se você apresentar sintomas suspeitos de Infarto Agudo do Miocárdio, eles devem chamar uma ambulância imediatamente. Uma variedade de tratamentos são eficazes, incluindo medicamentos trombolíticos (“coagulação”), estão disponíveis para vítimas de ataque cardíaco, mas estas devem ser administradas rapidamente para serem efetivas. 50% das mortes por ataque cardíaco ocorrem dentro de 3 a 4 horas do início dos sintomas.
Dependendo do hospital, você pode ser levado diretamente para o laboratório de cateterismo cardíaco para fazer uma angioplastia, um procedimento em que um pequeno balão abrirá o coágulo diretamente. O mais importante que você precisa fazer é chegar ao hospital o mais rápido possível. Isso aumentará a chance de sobrevivência.