A influenza aviária H5N1 é uma doença contagiosa causada pelo vírus Influenza, esta doença atinge aves silvestres, aquáticas e domésticas.
Além disso, a H5N1 é uma doença causada por uma variedade do vírus Influenza hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos e em caso raros pessoas.
O vírus também ficou conhecido depois do surto da pandemia Espanhola ocorreu em 1918, pandemia Asiática em 1957, e a pandemia de Hong Kong em 1968.
No entanto, nas aves a doença é devastadora, ela provoca lesões sérias nos sistemas respiratório, digestivo, nervoso e reprodutivo, sendo a notificação dos focos da doença compulsória.((https://www.to.gov.br/adapec/influenza-aviaria/7abrrko8lxuz))
Transmissão da influenza aviária H5N1:
O vírus da influenza aviária H5N1 possui transmissão horizontal de ave para ave, diretamente a partir de secreções do sistema respiratório e digestivo e indiretamente por equipamentos, roupas, calçados, insetos, aves e animais silvestres, alimentos e água contaminados.
Além disso, as aves migratórias, principalmente as aquáticas são reservatório natural a milhares de anos, sendo considerada o principal reservatório do vírus na natureza.
Já foram diagnosticados casos de influenza aviária no Brasil?
Não, foram registrados casos de influenza aviária H5N1 no Brasil, em aves migratórias ou na população humana.
Influenza aviária é a mesma coisa que a influenza humana?
Não, a influenza comum ou sazonal é chamada de gripe, é uma
doença respiratória contagiosa dos humanos que causa febre, dor de cabeça, dor de garganta, dores no corpo e congestão nasal.
Além disso, a gripe ocorre todo ano, geralmente no inverno.
Por outro lado a influenza aviária H5N1 comumente chamada de gripe aviária, é uma doença
respiratório contagiosa que afeta as aves e pode se apresentar de duas formas: alta patogenicidade e baixa patogenicidade. ((https://www.adapar.pr.gov.br/sites/adapar/arquivos_restritos/files/migrados/File/GSA/SANIDADE_AVICOLA/Influenza_aviaria_perguntas_e_respostas.pdf))
Disseminação da influenza aviária H5N1:
O vírus da influenza aviária H5N1 pode se espalhar facilmente de uma granja para outra.
Além disso, a disseminação do vírus ocorre através das fezes das aves, contaminando a terra e o esterco.
No entanto, quando o vírus é inalados, podem propagar-se de ave para ave, causando um surto de infecção. ((https://www.adagri.ce.gov.br/2008/12/08/gripe-aviaria/))