O vírus influenza H3N2 tem três tipos que são a A, B e C e circulam na população humana, a H3N2 é uma nova cepa do subtipo A, batizada de Darwin.
A influenza H3N2 é perigoso por ter uma alta taxa de contágio, a infecção viral que ataca o trato respiratório superior se espalha e facilmente, resultando em epidemias sazonais nos meses mais frios.
Mas, afinal qual a duração da gripe H3N2 e por quanto seus sintomas, permanecem causando mal-estar? Esta é uma duvida bastante frequente.
O que é influenza H3N2:
A influenza H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A, também conhecida como vírus do tipo A.
Além disso, a transmissão ocorre igual a do coronavírus de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.
Este é um vírus considerado sazonal e bem conhecido em todo o mundo, desde quando ocorreu uma pandemia em 1968, com a gripe de Hong Kong.
Tratamento da influenza H3N2:
O tratamento da H3N2 consiste em bastante repouso, ingerir bastante líquido e ter uma alimentação leve e equilibrada.
Além disso, é recomendado acompanhamento de suporte medico para casos de complicação e, se necessário, internação e uso de medicamento antiviral específico, indica a Fiocruz.
No entanto, para evitar esta doença é necessário o uso de máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações.
Duração da gripe influenza H3N2:
Em média, a gripe da H3N2 dura cerca de uma semana, porém em casos mais graves podem durar mais tempo, geralmente de 10 a 14 dias.
Além disso, no período de incubação da gripe, o vírus leva um a quatro dias para desenvolver sintomas após ter contato com o vírus.
Um dos principais sintomas é a febre que costuma durar cerca de três dias, em crianças, a temperatura alta pode acompanhar sintomas gastrointestinais, bronquite ou bronquiolite.
Em seguida, depois que a febre começa a ceder, os sintomas respiratórios ficam mais evidentes e se mantêm por outros três ou quatro dias.
Diferença entre gripe influenza H3N2 e o resfriado comum:
No início do quadro, pode ser difícil diferenciar os sintomas da gripe causada pelo vírus influenza e resfriados comum que causado por inúmeros outros vírus.
Além disso, em ambos os casos pode-se observar a presença de dor de garganta, tosse, espirros e secreção nasal.
No entanto, a principal diferença entre a gripe influenza e o resfriado é a febre alta, o que não é comum no resfriado.