A Influenza H3N2 também conhecida como influenza A é um tipo de vírus da gripe que sofre constantemente com mutações na glicoproteína hemaglutinina e provoca infecções graves.
Além disso, muitas pessoas consideram que esta é uma gripe simples e de fácil solução.
No entanto, essa doença pode ter formas mais graves e podem levar a complicações e colocar a vida do paciente em risco.
A influenza é um vírus de RNA que apresenta uma espetacular capacidade de adaptação e sofre modificações constantes.
Além disso, conhecemos, atualmente, três tipos de influenza: A, B e C.
No entanto, o tipo C não causa grande impacto na saúde pública, por não estar relacionado com grandes epidemias e por desencadear infecções.
Por outo lado os vírus influenza A e B, por sua vez, merecem uma maior atenção, pois são os grandes responsáveis pelas epidemias observadas anualmente.
A influenza A apresenta a maior variabilidade, ou seja, existem vários subtipos diferentes de influenza A, os quais se diferenciam por suas glicoproteínas de superfícies.
Além disso, essas glicoproteínas são chamadas de hemaglutinina (H) e neuraminidase (N), conhecemos, principalmente, as hemaglutininas H1, H2 e H3 e as neuraminidases N1 e N2, entretanto, existem 15 tipos diferentes de hemaglutinina e nove tipos de neuraminidase.
Portanto, quando falamos do vírus influenza A (H3N2), estamos referindo-nos, portanto, a um influenza do tipo A que apresenta hemaglutinina H3 e neuraminidase N2.
Entretanto, esse vírus tem uma grande capacidade de mutação na glicoproteína da hemaglutinina, o que dificulta a eficiência da vacina e prejudica a defesa do nosso corpo. ((https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/influenza-a-h3n2.htm))
O que é a influenza H3N2:
A Influenza H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, ele é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados.
A Influenza H3N2 surgiu em Hong Kong na década de 1960, porém sofreu uma nova mutação na Austrália.
Além disso, este vírus é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas saliva pela tosse, espirro ou fala. ((https://www.sanarmed.com/h3n2-o-que-e-sintomas-transmissao-tratamento-e-prevencao))
Como tratar influenza H3N2:
O tratamento da influenza H3N2 deve ser feito com medicamentos antivirais prescrito por um medico.
Porém em casos mais graves, alguns pacientes podem precisar ser internados. ((https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2021/12/14924537-como-tratar-a-gripe-h3n2-medico-responde.html))
Um outra forma de tratar a H3N2 é com repouso, hidratação e consumir frutas e saudáveis para aumentar a imunidade.
É importante também evitar contato com outras pessoas, por conta da transmissão. ((https://www.bbc.com/portuguese/geral-59741414))
São quais os sintomas influenza H3N2:
A influenza H3N2 possui sintomas parecidos aos de uma gripe comum que incluem cefaleia, febre alta com início agudo, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse.
Além disso, em alguns casos pode ocorrer vômito e diarreia. No entanto, estas manifestações não ocorrem com frequência, sendo mais comuns em crianças.((https://www.guarulhos.sp.gov.br/article/saude-alerta-para-avanco-de-casos-de-sindrome-gripal-h3n2))