O aumento de casos da influenza H3N2 tem gerado um novo alerta de um possível surto da doença, já que tem registros de mortes em alguns estados do país.
Além disso, o vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e resfriados, sendo facilmente transmitido entre as pessoas.
Este vírus é transmitido por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
Os sintomas mais comum são febre alta no início do contágio, calafrios, vômito, inflamação na garganta, perda de apetite, irritação nos olhos, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.
Além disso, a prevenção da H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos. ((https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/saude-alerta-para-gripe-h3n2/))
Como identificar que estou com influenza H3N2?
Apesar dos sintomas da influenza H3N2 serem muito semelhantes ao da gripe comum, estes tendem a ser mais agressivos e intensos, obrigando muitas vezes a ficar de cama e a descansar durante alguns dias.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
No entanto, a influenza H3N2 é altamente contagiosa, tornando-se muito fácil transmitir para outras pessoas com as quais esteve em contato.
Portanto, se existirem suspeitas desta gripe, é recomendado que usar máscara e ir ao médico, para que possam ser realizados os exames que confirmam a presença do vírus.
Diferença entre a influenza H3N2 e o resfriado comum:
A influenza H3N2 e resfriado são doenças distintas, como os sintomas são bastantes semelhantes as pessoas tendem a achar que são a mesma doença.
Além disso, ambos são causados por vírus, porém de tipos diferentes, influenza é causada pelos vírus tipo A da família Influenza, já o Resfriado, é causado por vírus diferentes como o Rinovírus.
O resfriado possui sintomas mais leves, a febre é menos comum e, quando presenta, as temperaturas são baixas.
No entanto, o paciente costuma apresentar, coriza, espirros, congestão nasal, tosse, dor no corpo e dor de garganta leve.
A influenza H3N2 ou gripe tipo A é uma infecção mais grave, podendo deixar o paciente de cama sem a menor condição de exercer suas atividades habituais e de sair de casa para estudar ou trabalhar. ((https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Gripe-ou-Covid-19-Estado-orienta-para-cuidados-em-caso-de-sintomas-gripais-no-inicio-do-ano))