A influenza H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, este vírus transmissível é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados.
Além disso, a H3N2 é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar através de tosse ou espirros de uma pessoa gripada. ((https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/saude-alerta-para-gripe-h3n2/))
No entanto, os surtos de gripe H3N2 estão sendo registrados em todo o Brasil e no mundo todo.
Esta nova gripe já causou mortes em, pelo menos 6 estados, inclusive Pernambuco e pelo menos 10 estados brasileiros registram surtos de gripe, muitos casos sendo da influenza H3N2.
Além disso, por causa desse aumento do número de casos, muitas pessoas estão buscando vacina contra a gripe, mas ficam algumas dúvidas sobre sua aplicação e eficácia.
Sintomas da influenza H3N2:
Além disso, alguns sintomas da influenza H3N2 incluem espirros, tosse, coriza, calafrio, cansaço excessivo, náuseas, vômitos, moleza e diarreia porém mais frequente em crianças.
No entanto, no período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas.
Entretanto, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.
Porém durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença.
Além disso, vale citar que o período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias.
A influenza H3N2 pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas, porém o período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.
Recomendação:
Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais deverão procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde, mais próxima de sua residência. ((https://www.vicosa.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/confirmado-o-primeiro-caso-do-virus-h3n2-em-vicosa/94031))
Como evitar a influenza H3N2:
A prevenção da influenza H3N2 incluem distanciamento social, uso de máscara e higienização correta das mãos.
Além disso, também é importante evitar tocar nos olhos, nariz e boca, evite também aperto de mãos. ((https://www.saude.ms.gov.br/ses-informa-medidas-para-evitar-transmissao-da-gripe-e-orienta-populacao-a-se-vacinar-contra-influenza-em-ms/))
No entanto, é importante também beber bastante água, manter a alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e dormir bem são hábitos que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a afastar o risco de gripes e resfriados. ((https://www.benegrip.com.br/saude/prevencao-gripe/dez-habitos-que-previnem-gripes-e-resfriados/))
Eficácia da vacina da influenza H3N2:
Além disso, o Brasil é um pais que possui vacinas que protegem contra o vírus Influenza A e B, porém, elas não são específicas para a variante H3N2, que está atingindo o país.
No entanto, de acordo com o Instituto Butantan, maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul, a previsão é de que a vacina para H3N2 chegue ao Brasil a partir de março de 2022. ((https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/saude-alerta-para-gripe-h3n2/))
Porém, os especialistas indicam tomar a vacina contra a gripe assim mesmo, pois a vacina protege contra outras cepas.
Além disso, é muito importante que as pessoas que participam dos grupos prioritários e que não tomaram a influenza que procurem tomar essa vacina da gripe. afirma Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunização. ((https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticias/2021/12/14925032-vacina-protege-contra-a-gripe-h3n2-qual-e-o-intervalo-entre-as-vacinas-da-gripe-e-da-covid-19-pode-tomar-vacina-da-gripe-estando-gripado.html))