Influenza H5N1 é uma doença causada por uma variedade do vírus hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos.
O vírus foi identificado em Itália por volta de 1900, no entanto, conhecida por existir em grande parte do globo, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático.
Além disso, a H5N1 é um vírus causador da gripe aviária, é um tipo de vírus Influenza, o responsável pela gripe comum.
Contudo a influenza pode ser dividido em três tipos: A, B e C, o tipo A subdivide-se ainda em vários subtipos, sendo os subtipos H1N1, H2N2 e H3N2, responsáveis por grandes epidemias e pandemias.
A letra “H” significa hemaglutinina, enquanto o “N” significa neuraminidase, as duas são glicoproteínas presentes no envelope viral.
Elas são usadas para sorotipagem (classificação de subtipos baseado em padrões de reconhecimento por anticorpos) de vírus da Influenza tipo A.
Por outro lado, o tipo B também tem originado epidemias mais ou menos extensas e o tipo C está geralmente associado a casos esporádicos e surtos localizados.
Além disso, o vírus pode tornar-se uma grande ameaça para os humanos se sofrer alguma mutação transformando-se em algo perigosamente desconhecido pelo nosso organismo e capaz de passar de uma pessoa para outra através de espirro, tosse ou contato físico. ((https://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_avi%C3%A1ria))
A influenza H5N1 é perigosa?
Após ser infectado pelo vírus da H5N1 a pessoa provavelmente irá desenvolver a forma mais simples do vírus, como se fosse uma gripe comum.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Porém pode surgir complicações como dificuldade respiratória ou pneumonia.
No entanto, algumas pessoas podem ter maiores complicações como as crianças, idosos e pessoas com o sistema imune enfraquecido porque seu corpo demora mais tempo para reagir e para combater o vírus.
Além disso, as pessoas contaminadas deverão ficar internados para receber o tratamento adequado no hospital.
Como tratar influenza H5N1:
O tratamento da influenza H5N1 em pacientes sintomático, é feito com repouso, hidratação e antitérmicos.
No entanto, o tratamento deve ser indicado por um clínico geral e consiste no uso de medicamentos analgésicos para diminuir a dor, antitérmicos para controlar a febre.
Além disso, em alguns casos a pessoa pode apresenta vômitos, também pode ser recomendado remédios para náuseas ou receber soro diretamente na veia para hidratação.
Influenza H5N1 tem cura?
A influenza H5N1 tem cura, porém quando atinge uma pessoa costumam ser com casos graves, e requer atendimento rápido em uma unidade hospitalar.
Portanto, em caso de suspeita de contaminação é importante procurar um serviço médico o quanto antes.
Em alguns casos, o médico pode receitar remédios antivirais nas primeiras 48 horas após o inicio dos sintomas, podendo ser o oseltamivir e zanamivir, que servem para ajudar o corpo a combater o vírus da H5N1.
No entanto, os antibióticos não são indicados para este tipo de doença, pois o que provoca a gripe aviária é vírus e não bactérias. ((https://www.tuasaude.com/gripe-das-aves/))