A influenza H5N1 ou gripe H5N1 é uma infecção causada pelo vírus influenza A, e em algumas pessoas ela pode ser assintomáticas ou mortais e tem um período de incubação curto (1-4 dias).
Além disso, a maioria dos casos de infecções são agudas e autolimitadas como aparecimento de febre, tosse, conjuntivite, garganta inflamada, corrimentos ou congestão nasais, dores de cabeça, dores musculares e fadiga extrema.
No entanto, podem ocorrer complicações severas, tais como pneumonia e agravamento de doenças crónicas preexistentes.
Vale ressaltar que, o vírus H5N1 pode causar complicações e agravar o quadro do paciente como pneumonia viral, síndroma de insuficiência respiratória aguda, pneumonia bronco intersticial severa, disfunção de múltiplos órgãos, diarreia, vómitos, encefalites, hemorragias nasais. ((https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/saude-e-bem-estar-animal-/gripe-das-aves.aspx))
O que é a influenza H5N1:
A influenza H5N1 é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves produtoras de alimentos como galinhas, perus, codorniz, pintado etc.,
A doença causada por vírus da família Orthomyxoviridae e do género Influenza A, que pode infectar a pessoa, e também diferentes tipos de animais bem como aves de estimação e selvagens. ((https://idaf.es.gov.br/influenza-aviaria))
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Duração da influenza H5N1:
Os sintomas da influenza H5N1 aparecem 3 dias após a infecção pelo vírus, podendo ocorrer a morte da ave.
Porém em alguns casos esse tempo é menor que 24 horas e em outros pode chegar a 14 dias.
Contudo, após a infecção, as galinhas eliminam o vírus nas fezes por cerca de 10 dias e as aves silvestres por cerca de 30 dias.
Depois desse período, as aves que não morreram pela infecção podem desenvolver imunidade contra o vírus.((https://www.adagri.ce.gov.br/2008/12/08/gripe-aviaria/))
Como é transmitido a influenza H5N1 para os humanos:
O vírus da influenza H5N1 é transmitido pela ingestão ou inalação do vírus presente nas fezes e secreções como corrimento nasal, espirro, tosse das aves infectadas.
No entanto, o vírus pode sobreviver no esterco contaminado, a temperaturas baixas, por pelo menos três meses.
Porém no meio ambiente, o vírus pode sobreviver por até 4 dias à temperatura de 22ºC e mais de 30 dias a 0ºC.
Portanto, desta forma uma pessoa, suíno ou uma ave saudável podem contrair a doença ao ingerir terra ou esterco contaminados, no entanto, respirar sem a proteção de máscaras no mesmo ambiente onde haja animais doentes causa a transmissão da influenza H5N1.
Além disso, uma outra forma de contrair a gripe H5N1 é consumir água dos mesmos reservatórios ou lagos contaminados pelas fezes de aves infectadas.
Contudo, os ovos contaminados também são outra fonte de infecção, principalmente nos incubatórios, visto que o vírus pode ficar presente de 3 a 4 dias na casca dos ovos postos por aves contaminadas.
A transmissão da influenza para os humanos também se dá pelo contato com ração, água, equipamentos, veículos e roupas contaminadas pelas aves.
Pois as galinhas eliminam o vírus nas fezes por cerca de 10 dias e as aves silvestres por cerca de 30 dias. Portanto, a doença pode se espalhar facilmente de uma granja para outra. ((http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/gripe_aviaria.shtm))