Insônia Primária – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Insônia Primária é um distúrbio comum do sono que afeta a maioria dos adultos em algum momento de suas vidas. Pessoas com insônia normalmente têm dificuldade em adormecer ou ficar dormindo. Em alguns casos, você pode adormecer rapidamente, mas acorda várias vezes ao longo da noite.
Algumas pessoas com insônia têm problema para cair no sono. Outras podem dormir, mas acordam muito cedo. Há ainda aquelas que têm problemas tanto para cair no sono quanto para continuar dormindo. Como resultado, insônia pode fazer com que a pessoa tenha muito pouco sono ou que este seja de baixa qualidade.
Tipos de Insônia: Existem dois tipos de insônia. O tipo mais comum é chamado insônia secundária, a qual é um sintoma ou efeito colateral de algum outro problema. Acredita-se que em torno de 80% das pessoas com insônia tenham a secundária.
Certas condições médicas, medicamentos, distúrbios do sono e substâncias podem causar insônia secundária. Já a Insônia Primária não é decorrente de problema médico, medicamentos ou outras substâncias. Várias mudanças na vida podem engatilhar a Insônia Primária, como estresse de longo prazo e transtornos emocionais.
Causas da Insônia Primária: As causas da Insônia Primária podem incluir:
- Ir para a cama em momentos diferentes a cada noite;
- Cochilas varias vezes durante o dia;
- Trabalhar a noite;
- dormir com a sua televisão ou rádio ligado;
- Não fazer exercício suficiente ou atividade física;
- Consumir muita cafeína;
- Ingestão de álcool ou medicação contendo cafeína;
- Fumar;
- Estresse psicológico ou preocupação;
- Dor física;
- Transtornos de saúde mental, como depressão ou ansiedade;
- Condições médicas, como hipotireoidismo (hormônio tireoidiano baixo) ou doença renal.
Sintomas da Insônia Primária: Os adultos precisam de pelo menos sete a oito horas de sono todas as noites. Se você tem Insônia Primária, você pode levar 30 minutos ou mais para adormecer. Além disso, você só pode dormir por algumas horas por vez.
Outros sintomas comuns de Insônia Primária incluem:
- Sonolência durante o dia;
- Dificuldade em concentrar-se;
- Dores de cabeça e tensão;
- Estar Constantemente preocupado com o sono;
- ansiedade generalizada;
- Não se sentir refrescado pela manhã.
Diagnósticos da Insônia Primária: Vários testes podem ajudar o seu médico a determinar a causa da sua Insônia Primária. Estes incluem um exame físico e vários exames de sangue. Ambos os testes podem descartar condições que podem causar Insônia Primária, como hipotireoidismo e doença renal. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que está a tomar, porque algumas drogas podem causar problemas de sono.
Seu médico também pode recomendar que você mantenha um diário de sono. Anote suas atividades e refeições a cada dia, e depois registre cada noite que você tem insônia. Esta informação pode ajudar o seu médico a determinar as causas comportamentais do seu problema de sono, como beber café no final da tarde.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A polissonografia também pode ajudar o seu médico a aprender a causa da sua insônia. Este é um estudo do sono durante a noite realizado em um hospital ou clínica de sono. Este teste pode ajudar seu médico a determinar se você sofre de distúrbios do sono, como a síndrome das pernas inquietas (o incontrolável precisa mover as pernas enquanto dorme) ou a apneia do sono (pausas anormais na respiração durante o sono).
Tratamentos da Insônia Primária: O tratamento para a Insônia Primária depende da causa subjacente. Se o seu médico acredita que os medicamentos estão causando a sua insônia, eles podem diminuir a sua dosagem ou recomendar uma medicação alternativa.
A terapia comportamental também pode ser eficaz no tratamento da Insônia Primária. Ensina técnicas para ajudá-lo a controlar os comportamentos indesejados. As técnicas associadas a esta terapia incluem:
- Técnicas de respiração e relaxamento para melhorar seu humor e reduzir a ansiedade antes de dormir
- Substituir pensamentos e emoções negativas sobre dormir com pessoas positivas;
- Reservar sua cama para dormir e fazer sexo, evitando outras atividades na cama, como assistir televisão ou trabalhar no computador.
Se você não pode controlar seu estresse com terapia comportamental, ou se sofre de depressão ou um transtorno de ansiedade, seu médico pode recomendar outras terapias. Eles podem sugerir terapia de conversa com um conselheiro ou psiquiatra. Eles também podem prescrever uma medicação anti-ansiedade ou antidepressivo.
Um medicamento para ajudar o sono também pode ajudá-lo a dormir melhor. Ambos os auxiliares de sono prescritos e de balcão são eficazes a curto prazo. No entanto, essas drogas são formadoras de hábitos e têm efeitos colaterais que podem afetar sua vida diária. Você pode experimentar problemas de memória e sonolência diurna. A visão turva também pode ocorrer, juntamente com a boca seca e problemas de equilíbrio.
Perspectiva Para Insônia Primária: A maioria das pessoas pode superar a Insônia Primária, melhorando seus ambientes de sono, tratando condições médicas subjacentes e melhorando o sono e hábitos alimentares.
A sonolência durante o dia é uma grande complicação da Insônia Primária. O seu risco de acidente aumenta, enquanto a sua performance no trabalho e na escola pode sofrer. A Insônia Primária tem um impacto negativo na sua saúde e aumenta o seu risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes. A insônia pode enfraquecer o seu sistema imunológico.
Prevenção da Insônia Primária: Alterações de estilo de vida simples podem ajudá-lo a desenvolver melhores hábitos de sono, às vezes conhecidos como higiene do sono. Esses incluem:
- Ir para a cama e acordar ao mesmo horário todos os dias;
- Evitar cochilos depois das 3 da tarde;
- Evitar a cafeína à noite;
- Limitar a água e outros líquidos antes da hora de dormir;
- Manter o seu quarto calmo, legal e escuro usando tampões de ouvido e cortinas penduradas para bloquear a luz;
- Evitar fazer exercícios duas a três horas antes da hora de dormir;
- Evitara atividade estimulante antes de dormir, como assistir TV ou jogar videogames.
Você pode precisar de uma combinação de melhor higiene do sono e tratamento médico para ajudar sua insônia. Se essas etapas não ajudam, você deve consultar um médico.