Insuficiência Hepática Aguda – O que é, Sintomas e Tratamentos dessa condição. Além disso, a Insuficiência Hepática Aguda é uma condição incomum em que a deterioração rápida da função hepática resulta em coagulo patia, geralmente com uma razão internacional normalizada (INR) superior a 1,5 e alteração no estado mental (encefalopatia) de um indivíduo previamente saudável. A Insuficiência Hepática Aguda geralmente afeta jovens e traz uma mortalidade muito alta. Então, confira agora Insuficiência Hepática Aguda – O que é, Sintomas e Tratamentos:
O que é Insuficiência Hepática Aguda: A Insuficiência Hepática Aguda é a perda de função hepática que ocorre rapidamente – em dias ou semanas – geralmente em uma pessoa que não possui doença hepática pré-existente. A Insuficiência Hepática Aguda é menos comum do que a insuficiência hepática crônica, que se desenvolve mais devagar.
A Insuficiência Hepática Aguda, também conhecida como insuficiência hepática fulminante, pode causar complicações graves, incluindo sangramento excessivo e aumento da pressão no cérebro. É uma emergência médica que requer hospitalização.
Dependendo da causa, a Insuficiência Hepática Aguda às vezes pode ser revertida com o tratamento. Em muitas situações, porém, um transplante de fígado pode ser a única cura.
Causas da Insuficiência Hepática Aguda: A Insuficiência Hepática Aguda ocorre quando as células do fígado são danificadas significativamente e não conseguem funcionar. As causas potenciais incluem:
- Sobredosagem de acetaminofeno. Tomar demais acetaminofeno (Tylenol, outros) é a causa mais comum de Insuficiência Hepática Aguda no brasil. A Insuficiência Hepática Aguda pode ocorrer após uma dose muito grande de acetaminofeno, ou após doses mais altas do que recomendadas todos os dias durante vários dias. Se você suspeita que você ou alguém que conhece tenha tomado uma overdose de acetaminofeno, procure atendimento médico o mais rápido possível. Não espere os sinais de Insuficiência Hepática Aguda.
- Medicamentos de prescrição. Alguns medicamentos prescritos, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides e anticonvulsivantes, podem causar Insuficiência Hepática Aguda.
- Suplementos de ervas. Fármacos e suplementos de ervas, incluindo kava, efedra, calda e pennyroyal, foram associados a Insuficiência Hepática Aguda.
- Hepatite e outros vírus. A hepatite A, hepatite B e hepatite E podem causar Insuficiência Hepática Aguda. Outros vírus que podem causar Insuficiência Hepática Aguda incluem vírus de Epstein-Barr, citomegalovírus e vírus herpes simplex.
- Toxinas. As toxinas que podem causar Insuficiência Hepática Aguda incluem o cogumelo selvagem venenoso Amanita phalloides, que às vezes é confundido com espécies comestíveis.
- Doença autoimune. A Insuficiência Hepática Aguda pode ser causada por hepatite auto-imune – uma doença em que seu sistema imunológico ataca células hepáticas, causando inflamação e lesões.
- Doenças das veias no fígado. As doenças vasculares, como a síndrome de Budd-Chiari, podem causar bloqueios nas veias do fígado, levando a Insuficiência Hepática Aguda.
- Doença metabólica. As doenças metabólicas raras, como a doença de Wilson e o fígado gordo agudo da gravidez, raramente causam Insuficiência Hepática Aguda.
- Câncer. O câncer que começa ou se espalha ao seu fígado pode fazer com que seu fígado falhe.
Muitos casos da Insuficiência Hepática Aguda não têm nenhuma causa aparente.
Sintomas da Insuficiência Hepática Aguda: Sinais e sintomas de Insuficiência Hepática Aguda podem incluir:
- Amarelo de sua pele e globos oculares (icterícia)
- Dor no abdôma superior direito
- Inchaço abdominal
- Náusea
- Vômito
- Uma sensação geral de indisposição (mal-estar)
- Desorientação ou confusão
- Sonolência
A Insuficiência Hepática Aguda pode se desenvolver rapidamente em uma pessoa de outra forma saudável, e é fatal. Se você ou alguém que conhece de repente desenvolve um amarelecimento dos olhos ou da pele; Ternura na parte superior do abdômen; Ou quaisquer mudanças incomuns em estado mental, personalidade ou comportamento, procure atendimento imediato.
Tratamentos da Insuficiência Hepática Aguda: As pessoas com Insuficiência Hepática Aguda são freqüentemente tratadas na unidade de terapia intensiva de um hospital – e quando possível, em uma instalação que pode realizar um transplante de fígado, se necessário. Seu médico pode tentar tratar o próprio dano no fígado, mas em muitos casos, o tratamento envolve o controle de complicações e o tempo do fígado para se curar.
Tratamentos Para Insuficiência Hepática Aguda: Os tratamentos agudos de falência hepática podem incluir:
- Medicamentos para reverter a intoxicação. A Insuficiência Hepática Aguda causada por overdose de acetaminofeno ou envenenamento por cogumelos é tratada com drogas que podem reverter os efeitos da toxina e podem reduzir o dano no fígado.
- Transplante de fígado. Quando a Insuficiência Hepática Aguda não pode ser revertida, o único tratamento pode ser um transplante de fígado. Durante um transplante de fígado, um cirurgião remove seu fígado danificado e o substitui por um fígado saudável de um doador.
Tratamentos Para Complicações: Seu médico trabalhará para controlar os sinais e sintomas que você está enfrentando e tentar prevenir complicações causadas por Insuficiência Hepática Aguda. Este cuidado pode incluir:
- Aliviar a pressão causada pelo excesso de fluido no cérebro. O edema cerebral causado por Insuficiência Hepática Aguda aguda pode aumentar a pressão em seu cérebro. Os medicamentos podem ajudar a reduzir o acúmulo de líquido no seu cérebro.
- Detecção de infecções. Sua equipe médica tomará amostras periódicas de seu sangue e urina para testar a infecção. Se o seu médico suspeita de ter uma infecção, receberá medicamentos para tratar a infecção.
- Prevenção de sangramento severo. O seu médico pode dar-lhe medicamentos para reduzir o risco de hemorragia. Se você perder muito sangue, seu médico pode realizar testes para encontrar a origem da perda de sangue e você pode precisar de transfusões de sangue.
Prevenção da Insuficiência Hepática Aguda: Reduza o risco da Insuficiência Hepática Aguda ao cuidar do fígado.
- Siga as instruções sobre medicamentos. Se você tomar acetaminofeno ou outros medicamentos, verifique a inserção da embalagem para a dosagem recomendada e não tome mais do que isso.
- Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos. Mesmo sem receita médica e medicamentos à base de plantas podem interferir com medicamentos prescritos que você está tomando.
- Beba álcool com moderação, se for o caso. Limite a quantidade de álcool que você bebe para não mais de uma bebida por dia para mulheres de todas as idades e homens com mais de 65 anos e não mais de duas bebidas por dia para homens mais jovens.
- Evite comportamentos de risco. Obtenha ajuda se você usar drogas intravenosas ilícitas. Não compartilhe as agulhas. Use camisinhas durante o sexo. Se você conseguir tatuagens ou piercings corporais, verifique se a loja que você escolhe é limpa e segura. Não fume.
- Seja vacinado. Se você estiver com maior risco de contrair hepatite, se você foi infectado com qualquer forma do vírus da hepatite ou se tem doença hepática crônica, fale com seu médico sobre como obter a vacina contra a hepatite B. Uma vacina também está disponível para hepatite A.
- Evite o contato com o sangue e fluidos corporais de outras pessoas. As varas de agulha acidentais ou a limpeza inadequada de sangue ou fluidos corporais podem espalhar vírus da hepatite. Compartilhar lâminas de barbear ou escovas de dentes também pode espalhar a infecção.
- Não coma cogumelos selvagens. Pode ser difícil distinguir um cogumelo comestível de um venenoso.
- Tenha cuidado com sprays de aerossol. Quando você usa um limpador de aerossol, verifique se a sala está ventilada ou use uma máscara. Tome medidas de proteção semelhantes ao pulverizar inseticidas, fungicidas, tintas e outros produtos químicos tóxicos. Siga as instruções do fabricante.
- Observe o que fica em sua pele. Ao usar inseticidas e outros produtos químicos tóxicos, cubra sua pele com luvas, mangas compridas, um chapéu e uma máscara.
- Mantenha um peso saudável. A obesidade pode causar uma condição chamada doença hepática gordurosa não alcoólica, que pode incluir fígado gordo, hepatite e cirrose.