Insulinoma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Insulinoma é um tumor pequeno no pâncreas que produz uma quantidade excessiva de insulina. Na maioria dos casos, o tumor não é cancerígeno. A maioria dos Insulinomas tem menos de 2 centímetros de diâmetro. O pâncreas é um órgão endócrino localizado atrás do estômago. Uma das suas funções é produzir hormônios que controlam o nível de açúcar na corrente sanguínea, como a insulina. Normalmente, o pâncreas deixa de criar insulina quando o açúcar no sangue cai muito baixo.
Isso permite que seus níveis de açúcar no sangue voltem ao normal. Quando um Insulinoma se forma no seu pâncreas, no entanto, ele continuará a produzir insulina, mesmo quando o açúcar no sangue é muito baixo. Isso pode levar a uma hipoglicemia grave ou a um baixo nível de açúcar no sangue. A hipoglicemia é uma condição perigosa que pode causar visão borrada, vertigem e inconsciência. Também pode ser fatal. Então, confira agora Insulinoma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:
O que Causa um Insulinoma: Os médicos não sabem exatamente por que as pessoas recebem Insulinomas. Os tumores geralmente aparecem sem aviso prévio. Quando você come alimentos, o pâncreas cria insulina. A insulina é um hormônio que ajuda seu corpo a armazenar o açúcar da sua comida. Uma vez que o açúcar foi absorvido, o pâncreas deixa de produzir insulina.
Este processo geralmente mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis. No entanto, pode ser interrompido quando um Insulinoma se desenvolve. O tumor continua a produzir insulina mesmo quando o açúcar no sangue cai muito baixo. Isso pode levar à hipoglicemia, uma condição grave caracterizada por baixos níveis de açúcar no sangue.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas de um Insulinoma: As pessoas com Insulinomas nem sempre apresentam sintomas visíveis. Quando os sintomas ocorrem, eles podem variar dependendo da gravidade da condição. Os sintomas leves incluem:
- Visão dupla ou visão turva:
- confusão:
- Ansiedade e irritabilidade:
- tontura:
- mudanças de humor:
- fraqueza:
- Sudando:
- fome:
- Tremores:
- Aumento de peso súbito:
Os sintomas mais graves do Insulinoma podem afetar o cérebro. Eles também podem afetar as glândulas adrenais, que regulam a resposta ao estresse e a frequência cardíaca. Às vezes, os sintomas parecem semelhantes aos da epilepsia, um distúrbio neurológico que causa convulsões. Os sintomas que são observados em casos mais graves de Insulinoma podem incluir:
- Convulsões ou convulsões:
- Uma frequência cardíaca rápida (superior a 95 batimentos por minuto):
- Dificuldade de concentração:
- Perda de consciência ou coma:
Em alguns casos, os Insulinomas podem aumentar e se espalhar para outras partes do corpo. Quando isso ocorre, você pode obter os seguintes sintomas:
Como um Insulinoma é Tratado: O melhor tratamento para um Insulinoma é a remoção cirúrgica do tumor. Uma pequena parte do pâncreas também pode ser removida se houver mais de um tumor. Isso normalmente cura a condição. Existem vários tipos de cirurgia que podem ser realizadas para remover o Insulinoma. A localização e o número de tumores determinam qual cirurgia será utilizada.
A cirurgia laparoscópica é a opção preferida se houver apenas um pequeno tumor pancreático. Este é um procedimento de baixo risco e minimamente invasivo. Durante a cirurgia laparoscópica, seu cirurgião faz várias pequenas incisões no abdômen e insere um laparoscópio através das incisões. Um laparoscópio é um tubo longo e fino com luz de alta intensidade e uma câmera de alta resolução na frente.
A câmera exibirá as imagens em uma tela, permitindo que o cirurgião veja dentro do seu abdômen e guie os instrumentos. Quando o Insulinoma for encontrado, ele será removido. Parte do pâncreas pode precisar ser removida se houver múltiplos Insulinomas. Às vezes, parte do estômago ou fígado também pode ser removido. Em casos raros, a remoção do Insulinoma não irá curar a condição. Isso geralmente é verdadeiro quando os tumores são cancerígenos. Os tratamentos para Insulinomas cancerígenos incluem:
- Ablação por radiofrequência, que usa ondas de rádio para matar células cancerosas no corpo:
- Crioterapia , que envolve o uso de frio extremo para destruir células cancerosas:
- Quimioterapia , que é uma forma agressiva de terapia de drogas químicas que ajuda a destruir células cancerosas:
Seu médico também pode prescrever medicamentos para controlar os níveis de açúcar no sangue se a cirurgia não for efetiva.