Intermação – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Intermação é uma situação semelhante à insolação, mas esta é mais grave e pode levar à morte. A Intermação é causada pelo aumento da temperatura corporal e pelo mau resfriamento do corpo, por incapacidade de se resfriar adequadamente.
A intermação é causada pela falha do “termostato” do cérebro, devido à exposição prolongada ao calor forte ou à febre muito alta decorrente de doenças como a malária. O corpo logo se torna superaquecido.Pode estar relacionada ou não a atividade física.
Esta última é conhecida como forma clássica e geralmente afeta pacientes com condições médicas que impeçam o resfriamento e desta forma, não há mecanismo de proteção ao calor do ambiente.
Pode ocorrer, por exemplo, em recém-nascidos ou em idosos, ou em pacientes com distúrbios neurológicos, mentais ou cardiopulmonares graves. Então, confira mais um pouco sobre a Intermação – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:
Como Identificar a Intermação: Histórico de exposição prolongada ao calor associado a:
- Dor de cabeça;
- Enjoo;
- Tonteiras;
- Rosto avermelhado;
- Pele quente e seca;
- Não há suor,apesar do corpo quente;
- Pulso rápido, (90 a 110 batimentos).
Causas da Intermação: As principais causas da Intermação estão relacionadas ao mau resfriamento do corpo. Algumas situações que podem causar isso são:
- Excesso de atividade física em ambiente quente e úmido;
- Exposição solar prolongada utilizando roupas inadequadas , que pode ocorrer em militares de serviço ao sol, mineiros e operários, por exemplo.
Os indivíduos mais propensos são os bebês, idosos, indivíduos acamados e em pacientes com doenças mentais ou cardiopatias graves.
Sintomas da Intermação: Estes são os principais sintomas da Intermação:
- Dor de cabeça, tontura e sensação de desconforto.
- Agitação e confusão.
- Pele quente, rubra e seca.
- Diminuição rápida do nível de resposta.
- Pulso agitado.
- Temperatura do corpo acima de 40ºC.
Diagnósticos: O diagnóstico da Internação é baseado em seus sintomas, estes que podem variar de acordo com o gral desta enfermidade.
Tratamentos: O resfriamento do corpo e uma boa hidratação são os melhores meios de tratamento para Intermação. Em casos mais graves é necessário encaminhar a pessoa com Intermação para um pronto socorro com urgência.
A insolação também causa sintomas de desidratação, tonturas e vômitos, devendo ser tratada rapidamente, por isso veja o que fazer em caso de insolação.
Prevenção: A unica forma de prevenir a Intermação é evitando ficar em lugares quentes por um longo período de tempo, e evitando manter-se exposto ao sol.
Manter se constantemente hidratado também é uma forma bastante viável para prevenir a Intermação.