Isquemia Intestinal – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Isquemia Intestinal descreve uma variedade de condições que ocorrem quando o fluxo sanguíneo para o intestino diminui devido a bloqueio, geralmente em uma artéria. A Isquemia Intestinal pode afetar seu intestino delgado, seu intestino grosso (cólon) ou ambos.
A Isquemia Intestinal é uma condição séria que pode causar dor e tornar difícil para seus intestinos trabalharem. Em casos graves, a perda de fluxo sanguíneo para os intestinos pode danificar o tecido intestinal e levar à morte. Os tratamentos estão disponíveis para a Isquemia Intestinal. Para melhorar como chance de recuperação, é crucial para os principais sintomas e pedir ajuda médica.
A formação de placas no interior das artérias (aterosclerose) pode causar crônica, ou a longo prazo, IC. Esta condição pode também desaparecem com tratamento suave, tal como uma dieta líquida de curto prazo e antibióticos.
Causas da Isquemia Intestinal: A Isquemia Intestinal ocorre quando o fluxo de sangue através das principais artérias que fornecem sangue aos seus intestinos diminui ou pára. A condição tem muitas causas potenciais, incluindo um bloqueio em uma artéria causada por um coágulo de sangue ou um estreitamento de uma artéria devido ao acúmulo de depósitos, como o colesterol. Os bloqueios também podem ocorrer nas veias, mas são menos comuns.
Seja qual for a causa, o fluxo sanguíneo diminuído dentro do seu aparelho digestivo deixa as células sem oxigênio suficiente, o que faz com que as células se enfraquecem e morram. Se o dano for suficientemente grave, pode ocorrer infecção, gangrena e eventualmente um orifício (perfuração) na parede dos intestinos. Se não for tratada, a Isquemia Intestinal pode ser fatal.
A isquemia intestinal é muitas vezes dividida em categorias:
Isquemia do cólon (colite isquêmica): Este tipo mais comum de Isquemia Intestinal ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cólon é abrandado. Ele geralmente afeta adultos com mais de 60 anos, embora possa desenvolver-se a qualquer idade.
Sinais e sintomas de isquemia de cólon incluem sangramento retal e início súbito de dor abdominal leve e cãibra. A causa do fluxo sanguíneo diminuído para o cólon nem sempre é clara, mas uma série de condições pode torná-lo mais vulnerável à isquemia do cólon:
- Acúmulo de depósitos de colesterol nas paredes de uma artéria (aterosclerose)
- Pressão sanguínea perigosamente baixa (hipotensão) associada a insuficiência cardíaca, cirurgia maior, trauma ou choque
- Um coágulo de sangue em uma artéria fornecendo o cólon
- Torção do intestino (volvulus) ou aprisionamento de conteúdo intestinal dentro de uma hérnia
- Aumento excessivo do intestino da obstrução intestinal causada por tecido cicatricial ou tumor
- Outros distúrbios médicos que afetam seu sangue, como inflamação de seus vasos sanguíneos (vasculite), lúpus ou anemia falciforme
- Alguns medicamentos, especialmente aqueles que restringem os vasos sanguíneos, como alguns medicamentos para o coração e enxaqueca, e medicamentos hormonais, como o estrogênio
- Uso de cocaína ou metanfetaminas
- Exercício vigoroso, como corrida de longa distância
- Isquemia mesentérica aguda
Este tipo de Isquemia Intestinal geralmente afeta o intestino delgado. Tem um início abrupto e pode ser devido a:
Um coágulo de sangue (embolo) que se desprende do seu coração e viaja através da corrente sanguínea para bloquear uma artéria, geralmente a artéria mesentérica superior, que fornece sangue rico em oxigênio aos intestinos. Esta é a causa mais comum da isquemia da artéria mesentérica aguda e pode ser provocada por insuficiência cardíaca congestiva, batimento cardíaco irregular (arritmia) ou ataque cardíaco.
Um bloqueio que se desenvolve dentro de uma das principais artérias intestinais e retarda ou interrompe o fluxo sanguíneo, muitas vezes como resultado de depósitos gordurosos (aterosclerose) acumulados na parede de uma artéria. Este tipo de isquemia súbita tende a ocorrer em pessoas com Isquemia Intestinal crônica.
Diminuição do fluxo sanguíneo resultante de baixa pressão arterial por choque, insuficiência cardíaca, certos medicamentos ou insuficiência renal crônica. Isso é mais comum em pessoas que têm outras doenças graves e que têm algum grau de aterosclerose. Você pode ouvir este tipo de isquemia mesentérica aguda chamada isquemia não oclusiva, o que significa que não é devido a um bloqueio na artéria.
Isquemia mesentérica crônica
A isquemia mesentérica crônica, também conhecida como angina intestinal, resulta do acúmulo de depósitos gordurosos em uma parede arterial (aterosclerose). O processo da doença é geralmente gradual, e você não pode exigir tratamento até que pelo menos duas das três principais artérias que fornecem seus intestinos se tornem severamente estreitadas ou completamente obstruídas.
Uma complicação potencialmente perigosa da isquemia mesentérica crônica é o desenvolvimento de um coágulo sanguíneo dentro de uma artéria doente, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja bloqueado repentinamente (isquemia mesentérica aguda).
Isquemia que ocorre quando o sangue não pode deixar seus intestinos
Um coágulo de sangue pode se desenvolver em uma veia drenando sangue desoxigenado de seus intestinos. Quando a veia está bloqueada, o sangue volta nos intestinos, causando inchaço e sangramento. Isso é chamado de trombose venosa mesentérica, e pode resultar de:
- Inflamação aguda ou crônica do seu pâncreas (pancreatite)
- Infecção abdominal
- Câncer do sistema digestivo
- Doenças intestinais, como colite ulcerativa, doença de Crohn ou diverticulite
- Distúrbios que tornam seu sangue mais propenso à coagulação (distúrbios da hipercoagulação), como um distúrbio de coagulação hereditária ou uma medicação como o estrogênio que pode aumentar o risco de
- coagulação
- Trauma para o seu abdômen
Sintomas da Isquemia Intestinal: Os sinais e sintomas da Isquemia Intestinal podem se desenvolver de forma repentina (aguda) ou gradualmente (crônica). A condição apresenta-se de forma diferente em pessoas diferentes, de modo que nenhum conjunto de sinais e sintomas indica Isquemia Intestinal, mas existem padrões geralmente reconhecidos.
Os sinais e sintomas da Isquemia Intestinal aguda normalmente incluem:
- Dor abdominal repentina que pode variar de leve a grave
- Uma necessidade urgente de ter um movimento intestinal
- Conhecimentos frequentes e contundentes
- Sensibilidade abdominal ou distensão
- Sangue nas fezes
- Náuseas, vômitos
- Febre
- Confusão mental em adultos mais velhos
- Sintomas da Isquemia Intestinal crônica
Sinais e sintomas de Isquemia Intestinal crônica podem incluir:
- Cãibras abdominais ou plenitude após comer, geralmente na primeira hora, e duração de uma a três horas
- Dor abdominal que piora progressivamente ao longo de semanas ou meses
- Medo de comer por causa da dor subseqüente
- Perda de peso não intencional
- Diarréia
- Náuseas, vômitos
- Inchaço
- Quando consultar um médico
Tratamentos da Isquemia Intestinal: Procure cuidados médicos imediatos se tiver uma dor abdominal repentina e grave. A dor que o deixa tão desconfortável que você não pode ficar quieto ou encontrar uma posição confortável é uma emergência médica.
Se você tem outros sinais ou sintomas que o preocupam, faça uma consulta com o seu médico.
O tratamento da Isquemia Intestinal envolve a restauração de um suprimento de sangue suficiente para o seu aparelho digestivo. As opções variam consoante a causa e gravidade da sua condição.
Seu médico pode recomendar antibióticos para tratar ou prevenir infecções. Seus médicos também podem tratar qualquer condição médica subjacente, como insuficiência cardíaca congestiva ou batimentos cardíacos irregulares. Você precisará parar os medicamentos que restringem seus vasos sanguíneos, como medicamentos para enxaqueca, medicamentos hormonais e algumas drogas cardíacas. A isquemia do cólon também pode curar por conta própria.
Se o seu cólon foi danificado, você pode precisar de cirurgia para remover o tecido morto. Ou você pode precisar de cirurgia para evitar um bloqueio em uma das suas artérias intestinais.
Isquemia aguda da artéria mesentérica: A cirurgia pode ser necessária para remover um coágulo sanguíneo, para evitar o bloqueio da artéria ou para reparar ou remover uma parte do intestino danificada. O tratamento também pode incluir antibióticos e medicamentos para prevenir a formação de coágulos, dissolver os coágulos ou dilatar os vasos sanguíneos.
Se a angiografia for feita para diagnosticar o problema, pode ser possível remover simultaneamente um coágulo sanguíneo ou abrir uma artéria estreitada com angioplastia. A angioplastia envolve o uso de um balão inflado no final de um cateter para comprimir os depósitos de gordura e esticar a artéria, fazendo com que um fluxo mais amplo para o fluxo do sangue. Um tubo metálico semelhante a uma mola (stent) também pode ser colocado em sua artéria para ajudar a mantê-lo aberto.
Isquemia da artéria mesentérica crônica: O tratamento da Isquemia Intestinal envolve a restauração do fluxo sanguíneo para o intestino. Seu cirurgião pode ignorar as artérias bloqueadas ou ampliar as artérias estreitas com terapia de angioplastia ou colocando um stent.
Isquemia por trombose venosa mesentérica: Se o seu intestino não apresentar sinais de danos, provavelmente será necessário tomar medicação anticoagulante por cerca de três a seis meses. Se os testes mostram que você tem um distúrbio de coagulação sanguínea, você pode tomar anticoagulantes para o resto da vida. Os anticoagulantes ajudam a prevenir a formação de coágulos. Se partes do intestino mostram sinais de danos, você pode precisar de cirurgia para remover a seção danificada.