O Jiló é uma fruto famosa por seu gosto amargo, classificado como uma planta herbácea, cujo cultivo é comum em nosso país, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Além disso, o Jiló é muito presente na comida típica do Brasil e tem várias formas de preparo, em algumas o amargo fica mais sutil.
O fruto tropical muitas vezes negligenciado por seu sabor extremamente amargo, o jiló, deveria fazer mais parte do cardápio das pessoas, pois ele possui grandes benefícios à saúde.
O Jiló é um fruto extremamente benéfico para a saúde. Pois, possui um baixo valor calórico é um grande valor nutricional.
O Jiló é um fruto riquíssimo em Vitaminas, tais como: Vitamina A, Vitamina C e Vitaminas do Complexo B. Além dos minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Fósforo e Potássio.
Valor Nutricional do Jiló
- Calorias 5,5 kcal;
- Carboidratos 1,13 g;
- Proteínas 0,47 g;
- Gorduras totais 0,05 g;
- Gorduras saturadas 0,01 g;
- Fibra alimentar 0,63 g;
- Sódio 1,5 mg.
Benefícios do jiló para saúde
Para a Perda de Peso:
Se comidas de baixas calorias devem fazer parte da alimentação de quem deseja emagrecer, então o jiló é algo que não pode ficar de fora das refeições. É que o seu teor calórico é bastante baixo: uma unidade traz somente oito calorias.
Prevenção de Doenças:
O jiló possui grande propriedades anticancerígenas devido o alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras, que por sua vez auxiliam na prevenção de problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre.
Para Mau Hálito:
Ao consumir o Jiló, o corpo estimula a salivação, portanto, promove uma ação bactericida, promovendo uma higiene bucal e um hálito mais saudável.
No Emagrecimento:
O Jiló possui um baixo teor calórico, sendo excelente para quem deseja emagrecer. Além disso, ele representa 90% de sua composição de líquidos, e e uma boa quantidade de fibras o alimento promove a sensação de saciedade ao organismo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Isso significa que ao incluir o Jiló nas refeições, fica mais fácil controlar o apetite, o que é um passo importante para o emagrecimento.
No entanto, comer o fruto uma vez ou outra não é suficiente para obter essas vantagens. Para isso, é necessário consumir o alimento com frequência de uma a duas vezes por semana.
Para o Coração:
O Jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1, conhecida como tiamina, ela é um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração.
Além disso, o Jiló traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.
Para Portadores de Diabetes:
O Jiló ajuda a controlar à absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. Isso evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.
Para Digestão:
O Jiló provoca uma maior secreção de sucos digestivos, auxiliando a digestão dos demais alimentos. Esse fruto tem também propriedades favoráveis para o fígado, devendo, para surtir o efeito benéfico desejado, ser consumido em refeições sem adição de óleo ou gorduras.
Para Coração:
O jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 – ou tiamina – um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração.
Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.
Controla a taxa de açúcar no Sangue:
O jiló contribui com o controle da absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. Isso evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.
Para Prevenção de doenças:
Suas propriedades anticancerígenas e seu alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras auxiliam na prevenção de problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre.
Outros Benefícios do Jiló Para Saúde
- O Jiló possui elementos bioquímicos que são conhecidos como flavonoides, substâncias antioxidantes cuja função é a proteção arterial no combate ao aumento de colesterol, que é a gordura ruim.
- O Jiló é considerado um poderoso aliado no tratamento de distúrbios hepáticos e dispepsia biliar.
- O Jiló também é bom para diarreia e anemia.
- O Jiló pode ser usado externamente em casos de queimaduras e dermatites.
Como usar o Jiló: Para quem não gosta do gosto amargo do jiló, a dica é refolgá-lo com manteiga e azeite, Mas vale lembrar que é justamente o paladar amargo que a fruta possui que estimula a salivação, que é algo saudável e necessário.
Como usar o Jiló
Para quem não gosta do gosto amargo do jiló, a dica é refolgá-lo com manteiga e azeite, Mas vale lembrar que é justamente o paladar amargo que a fruta possui que estimula a salivação, que é algo saudável e necessário.