Joanete – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos com remédios. Além disso, o Joanete é uma porção óssea que se forma na articulação na base do dedo grande. Ele se forma quando o dedo grande empurra contra seu próximo dedo do pé, forçando a junção de seu dedo adotado a aumentar e a se afastar. A pele sobre o Joanete pode ser vermelha e dolorida. Usar sapatos apertados e estreitos pode causar joaninhas ou piorar. Joanete também pode se desenvolver como resultado de um defeito estrutural hereditário, estresse no pé ou uma condição médica, como a artrite. Joanete menores (bunionettes) podem desenvolver-se na junção do seu dedo pequeno.Causas de Joanete: Existem muitas teorias sobre como os joaninos se desenvolvem, mas a causa exata é desconhecida. Os fatores provavelmente incluem:
- Tipo de pé herdado
- Lesões no pé
- Deformidades presentes no nascimento (congênitas)
- Os especialistas discordam sobre se os sapatos apertados, de salto alto ou muito estreitos causam joanhinhos ou se o calçado simplesmente contribui para o desenvolvimento de jumentos.
Joanete pode estar associado a certos tipos de artrite, particularmente tipos inflamatórios, como a artrite reumatoide.
Sintomas de Joanete: Os sinais e sintomas de um Joanete incluem:
- Uma protuberância no lado de fora da base do dedo adiantado
- Inchaço, vermelhidão ou dor em torno da articulação do dedo grande
- Grãos ou calos – estes geralmente desenvolvem onde o primeiro e o segundo toe se sobrepõem
- Dor persistente ou intermitente
- Movimento restrito do dedo adotado se a artrite afeta o dedo do pé
Quando Consultar um Médico: Embora Joanete muitas vezes não exigem tratamento médico, consulte seu médico ou um médico especializado no tratamento de distúrbios dos pés (podólogo ou especialista em pés ortopédicos), se você tiver:
- Dor persistente no pé ou no pé
- Uma colisão visível na articulação do dedo grande
- Diminuição do movimento do seu dedo adotado ou pé
- Dificuldade em encontrar sapatos que se encaixam adequadamente por causa de um Joanete
Fatores de Risco de Joanete: Esses fatores podem aumentar o risco de joaninha:
- Salto Ato: Usar sapatos altos força seus dedos na frente de seus sapatos, muitas vezes aglomerando os dedos dos pés.
- Calçados mal Ajustados: As pessoas que usam sapatos muito apertados, muito estreitas ou muito pontiagudas são mais suscetíveis a joaninhas.
- Artrite Reumatoide: Ter essa condição inflamatória pode torná-lo mais suscetível a joaninhas.
- Hereditariedade: A tendência para desenvolver joaninhas pode ser por causa de um defeito do pé estrutural herdado.
Complicações de Joanete: Embora nem sempre causem problemas, o Joanete são permanentes, a menos que sejam cirurgicamente corrigidos. Possíveis complicações incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Bursite: Esta condição dolorosa ocorre quando as pequenas almofadas cheias de líquido (bursa) que amortecem os ossos, tendões e músculos próximos das articulações tornam-se inflamadas.
- Hammertoe: Uma curva anormal que ocorre na articulação do meio de um dedo do pé, geralmente o dedo do pé ao lado do dedo adotado, pode causar dor e pressão.
- Metatarsalgia: Esta condição causa dor e inflamação na bola do pé.
Diagnóstico de Joanete: Seu médico pode identificar um Joanete examinando seu pé. Após o exame físico, um raio-X de seu pé pode ajudar seu médico a identificar a causa do joanete e avaliar sua gravidade.
Tratamentos de Joanete: As opções de tratamento variam de acordo com a gravidade do Joanete e a quantidade de dor que causa.Tratamento Conservador: Os tratamentos não cirúrgicos que podem aliviar a dor e a pressão de um Joanete incluem:
- Mudando Sapato: Use sapatos espaçosos e confortáveis que proporcionem muito espaço para os dedos dos pés.
- Recheio e Gravação ou Fenda: Use over-the-counter, almofadas de Joanete não medicinais. Além disso, seu médico pode ajudá-lo a gravar seu pé em uma posição normal. Isso pode reduzir o estresse no Joanete e aliviar sua dor.
- Medicamentos: Acetaminophen (Tylenol, outros), ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) ou naproxen sodium (Aleve) podem ajudá-lo a controlar a dor de um Joanete. As injeções de cortisona também podem ajudar.
- Inserções de Sapato: As inserções de calçado acolchoadas podem ajudar a distribuir a pressão uniformemente quando você move seus pés, reduzindo seus sintomas e impedindo que o seu Joanete piore. Os apoios do arco no balcão podem proporcionar alívio para algumas pessoas; Outros requerem aparelhos ortopédicos de prescrição.
- Aplicando Gelo: Limpar o seu Joanete depois de ter ficado em seus pés por muito tempo ou se ficar inflamado pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação.
Opções Cirúrgicas: Se o tratamento conservador não proporciona alívio de seus sintomas, você pode precisar de cirurgia. No entanto, a cirurgia não é recomendada, a menos que um joanete cause dor frequente ou interfira com suas atividades diárias. Existem inúmeros procedimentos cirúrgicos para Joanete, e nenhuma técnica é melhor para cada problema. Os procedimentos cirúrgicos para Joanete podem envolver:
- Removendo o tecido inchado em torno da articulação do dedo grande
- Endireitando o dedo grande removendo parte do osso
- Realinhando o osso longo entre a parte de trás do pé e o dedo adotado, para endireitar o ângulo anormal na articulação do dedo grande
- Juntando permanentemente os ossos da articulação afetada
É possível que você possa caminhar em seu pé imediatamente após um procedimento de Joanete. No entanto, a recuperação total pode levar semanas a meses. Para evitar uma recorrência, você precisará usar sapatos adequados após a recuperação. Para a maioria das pessoas, não é realista esperar usar sapatos mais estreitos após a cirurgia. Fale com o seu médico sobre o que pode esperar após a cirurgia de joivetes.