Início » Biblioteca de nutrientes » Kaempferol: o que é? para que serve, benefícios e como usar

Kaempferol: o que é? para que serve, benefícios e como usar

Kaempferol: o que é? para que serve, benefícios e como usar. além disso, O kaempferol ajuda a inibe o crescimento de células cancerosas.

Kaempferol: o que é? para que serve, benefícios e como usar

O kaempferol é um dos muitos flavonóides encontrados em alimentos ao lado de outros como luteolina e quercetina . Está se mostrando promissora em si e por ser um agente anti-obesidade e um agente anticancerígeno. kaempferol puro é um pó de cor amarela.

O ânforal é um dos flavonóides mais importantes e difundidos (contendo a estrutura típica de C6-C3-C6). O kaempferol inibe o crescimento e a angiognese de células cancerosas e induz apoptose de células cancerosas, mas por outro lado, ele parece preservar a viabilidade celular normal, nalguns casos exercendo um efeito protetor.

O objetivo desta revisão é sintetizar informações sobre a extração de kaempferol, bem como fornecer informações sobre as bases moleculares de suas potenciais atividades quimio-preventivas, com ênfase em sua capacidade de controlar as cascatas de sinalização intracelular que regulam os processos acima mencionados. A quimioprevenção com nanotecnologia para melhorar a biodisponibilidade do kaempferol também é discutida.

O que é o kaempferol?

Kaempferol: o que é? para que serve, benefícios e como usar
Kaempferol: o que é? para que serve, benefícios e como usar

O kaempferol é um flavonol natural, um tipo de flavonoide, que ocorrem múltiplas plantas e está presente em diversos alimentos derivados de vegetais e frutos. No seu estado puro, o kaempferol é um sólido cristalino de coloração amarelada, com um ponto de fusão de 276-278 ºC, ligeiramente solúvel em água e fortemente solúvel em etanol aquecido, éteres, e DMSO.

Do ponto de vista fisiológico, age como um antioxidante ao reduzir o stress oxidativo e vários estudos sugerem que o consumo deste flavonoide pode reduzir o risco de vários cancros em humanos.

Para que serve o kaempferol?

Como relatado anteriormente, devido as suas muitas propriedades o kaempferol ajuda a tratar e prevenir diversas doenças, tais como: câncer, doenças cardiovasculares, diabetes , alergias, inflamações e muitas outras condições de saúde.

Benefícios do kaempferol para saúde

Benefícios do kaempferol
Benefícios do kaempferol

A seguir veja a lista dos benefícios do kaempferol para saúde.

1. Combate a osteoporose

Kaempferol é bom para pessoas que sofrem de osteoporose. Em um estudo, verificou-se que flavonoides quercetina e kaempferol aumentaram significativamente a atividade do fosfato alcalino (ALP), que pode estimular a atividade osteoblástica.

2. Previne a arteriosclerose

Kaempferol é conhecido por ser um potente antioxidante e auxilia na prevenção de danos oxidativos às nossas células e DNA. Acredita-se também que este mecanismo ajuda este flavonoide a prevenir a ocorrência de arteriosclerose.

3. Combate ao câncer

Os flavonoides kaempferol e quercetina funcionam sinergicamente reduzindo a proliferação celular das células cancerígenas, sendo mais eficientes se trabalharem individualmente. Um estudo sobre “a inibição da função de P-glicoproteína e expressão de campferol e quercetina” realizada pela Universidade na Tailândia, descobriram que kaempferol luta contra o cancro, reduz a resistência das células cancerosas a substâncias anti-câncer, como o yinbalstine e o paclitaxe.

4. Aumenta o metabolismo

Kaempferol também atua como um antidepressivo e aumenta o metabolismo. Além disso, atua como um fitoestrógeno, que regula os níveis de estrogênio no corpo. Também é conhecido por prevenir arteriosclerose, doenças cardíacas e osteoporose.

5. Diminui os riscos de doenças cardiovasculares

Também diminui o risco de doenças cardiovasculares. Um estudo descobriu que, através de alterações no metabolismo das lipoproteínas, estresse oxidativo e marcadores inflamatórios, a ingestão do nutriente afetou beneficamente os principais fatores de risco da doença cardíaca coronária em mulheres pré e pós-menopausa.

6. Tem efeitos analgésicos

O estudo descobriu que o kaempferol, juntamente com outros flavonóides, como apigenina e luteolina, tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios contidos na Cassia siamea Lam. extratos de casca de caule.

7. Tem ação antioxidantes

Keampferol é um forte antioxidante e ajuda a prevenir o dano oxidativo de nossas células, lipídios e DNA.

8. Regula estrogênio no corpo

O kaempferol atua como um fitoestrógeno, que regula os níveis de estrogênio no corpo. Também é conhecido por prevenir arteriosclerose, doenças cardíacas e osteoporose.

9. Previne de câncer de mama

Os receptores de estrogênio são importantes tanto na manutenção de uma glândula mamária normal como no desenvolvimento de câncer de mama primário e secundário. Kaempferol foi mostrado para interagir com o caminho do receptor de estrogênio e alterar a sinalização, a fim de ajudar a retardar o crescimento.

Este composto exibe capacidade de baixar os níveis de aromatase. Verificou-se também que o kaempferol induz a apoptose em células de cancro da mama através de activação da cinase extracelular ½ activação e regulação positiva da p53.

10. Combate a leucemia:

Kaempferol foi mostrado para reduzir o crescimento em células de leucemia pró-mielocítica através da alteração do ciclo celular.

10. Diabetes:

Foi encontrada uma correlação entre os níveis aumentados de kaempferol na dieta e um risco relativo reduzido de diabetes tipo 2 em um estudo de coorte em 2005. Além disso, o 6-metoxicemempferol-3-O-β-D-robinobiosídeo demonstrou ter atividade inibitória significativa de aldose redutase, que desempenha um papel importante nas complicações diabéticas.

Alimentos ricos em kaempferol

Alimentos ricos em kaempferol
Alimentos ricos em kaempferol

A seguir veja a lista dos princiapais Alimentos ricos em kaempferol.

  • Couve
  • Cebolinha
  • Melancia
  • cerejas
  • Agrião
  • Mostarda verde
  • Couve
  • Espinafre
  • Nabo Verde
  • Mirtilo
  • kiwi
  • Amla
  • Damasco
  • Pêssego
  • Morango
  • Amora

Deficiência de kaempferol

O risco de deficiência dietética de flavonóides é basicamente sinônimo de baixa ingestão de alimentos integrais e naturais e, em particular, baixa ingestão de vegetais e frutas.

De longe, a melhor maneira de garantir uma ampla ingestão de flavonóides é maximizar a ingestão de alimentos naturais integrais, incluindo vegetais e frutas frescas e de cores vivas, cujos pigmentos flavonóides lhes proporcionam suas cores vibrantes.

Essa abordagem parece simples e é um ótimo método para aumentar sua ingestão de flavonóides.

Como consumir kaempferol

O consumo do kaempferol pode ser consumido todos os dias através de duas xícaras (500 ml) de Brócolis ou quatro xícaras (1000 ml) de chá preto ou verde todos os dias é suficiente para obter este benefício para a saúde desta substância.

Efeitos colaterais do kaempferol

Frutas e vegetais têm altas concentrações do nutriente e risco relativamente baixo de efeitos colaterais. Se você estiver interessado em tomar suplementos de ervas, é importante lembrar que esses compostos não são regulados pelo FDA. Certifique-se de comprar esses itens de fontes confiáveis, pois alguns podem estar contaminados com materiais tóxicos ou outras drogas.

É sempre uma boa ideia ligar para o seu médico ou farmacêutico antes de iniciar novos suplementos. Alguns podem interagir com certos medicamentos. Mulheres grávidas ou amamentando também devem ter certeza de verificar com um profissional médico antes de iniciar qualquer novo suplemento.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.