Durante séculos, o kefir tem sido utilizado na medicina popular européia e asiática devido suas propriedades nutritivas. Mais sempre teve uma duvida se kefir emagrece ou engorda.
Além disso, os grãos são usados para fermentar bebidas, também chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte e Cogumelos do Iogurte; tiveram origem no Cáucaso, e são constituídos por diferentes microrganismos que ajudam a regular o intestino.
É um produto de leite fermentado (leite de vaca, cabra ou ovelha) que tem gosto de iogurte natural bebível. A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos.
Como ele não tem um conteúdo nutricional padronizado, os valores nutricionais podem variar com base no leite do qual ele é feito. No entanto, mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo. Ele é rico em nutrientes e probióticos, e incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal.
Para que serve o kefir?
kefir é um leite fermentado rico em bactérias probióticas que melhoram a flora intestinal, auxiliam na imunidade e melhoram o trânsito intestinal, ajudando a manter a saúde geral do organismo. As bactérias do grão podem ser cultivadas em casa com segurança, e produção da bebida é fácil e se assemelha à produção de iogurte natural.
Por ser um alimento probiótico, os principais benefícios do kefir são:
- Diminuir a prisão de ventre, pois as bactérias boas melhoram a digestão e aceram o trânsito intestinal;
- Combater inflamações intestinais, pois ter a flora saudável é o principal fator para evitar doenças;
- Facilitar a digestão;
- Emagrecer, pois é rico em proteínas e tem baixar calorias;
- Combater a osteoporose, por ser rico em cálcio;
- Prevenir e combater a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. pylori;
- Fortalecer o sistema imunológico, pois mantém a flora intestinal saudável, que impede infecção por micro-organismos através do intestino.
Além disso, o kefir equilibra a flora intestinal e melhora a absorção de nutrientes, sendo ótimo para quem se submeteu a tratamentos com antibióticos e precisa regular o trânsito intestinal.
Mais afinal, o kefir emagrece ou engorda??
kefir engorda? não! Pelo contrario, ele EMAGRECE! Claro que sempre temos que ter equilíbrio e moderação na hora do consumo. O grão se alimenta dos açúcares do leite, por isso faz com que a bebida fique meio acida. Depois de sua fermentação resta apenas 1% de açúcar (lactose) no leite.
Deixando a bebida carregada de nutrientes, sendo eles mais de 50 probióticos em um só alimento. Este alimento também ajuda a combater a ansiedade e a nós trazer saciedade. Regula flora intestinal entre vários outros fatores importantes para uma eficaz perda de peso.
Além disso, O consumo de kefir ajuda a emagrecer por proporcionar saciedade, e com isso você diminui a ingestão de alimentos. Ele melhora o funcionamento intestinal. Alguns estudos já descobriram que a população microbiana das pessoas que sofrem com o excesso de peso, é diferente da população microbiana das pessoas magras. Assim, parece existir uma ligação entre obesidade e o tipo de bactéria intestinal.
Nesse sentido, segundo alguns especialistas, várias bactérias presentes no grão podem favorecer a perda de peso. Ele também possui pouquíssimas calorias. Mas o grão sozinho não faz milagres. Ele colabora para o emagrecimento, mas você também precisa se alimentar de verdade e manter hábitos saudáveis.
Efeitos colaterais:
Apesar de não haver contra-indicação formal, a fermentação do kefir leva à uma pequena produção de álcool e por isso pode ser prejudicial para portadores de doenças do fígado. Além disso, ele também é contraindicado em casos de intolerância à lactose e alergia ao leite, podendo-se usar como alternativa o grão de água, que é feito a partir de água ou água de coco com açúcar demerara ou mascavo ao invés do leite. A ingestão excessiva deste grão também pode causar problemas como dores abdominais e diarreia.