Os benefícios do kvass que muitos indivíduos desconhecem precisam ser conhecidos pois os benefícios são muitos naturalmente. Além disso, caso ainda não tenha visto na mercearia, é bem provável que encontre da próxima vez. O kvass está rapidamente se tornando a mais nova tendência. Por quê? É provavelmente devido às suas características probióticas, que proporcionam benefícios para saúde!
Kvass é uma bebida tradicional fermentada com sabor semelhante à cerveja. Muito parecido com o kombucha, devido ao seu processo de fermentação e conteúdo probiótico, é comumente feito de pão de centeio envelhecido e fermentado. Embora seja considerado uma bebida não-alcoólica contendo cerca de 0,5% a 1,0% de álcool, quanto mais tempo fermentar, mais suscetível se tornará mais alcoólica.
É muito refrescante e pode incluir deliciosos sabores de frutas (como passas e morangos) e ervas (como hortelã). Normalmente, tem um sabor picante, terra, salgado, embora muitos acabam ansiando por isso, devido aos benefícios nutricionais oferecidos. Além de seu impressionante conteúdo probiótico, é considerado um tônico para a digestão e um excelente inibidor de sede.
A bebida é tipicamente feita de pão de centeio de alta qualidade. No entanto, pode ser feito a partir de beterrabas ricas em benefícios ou de várias frutas, especialmente para aquelas pessoas que se preocupam com os grãos devido a restrições de dieta.
História do kvass:
É mais popular na Rússia e Ucrânia. Originado na Ucrânia, foi mencionado pela primeira vez na “Crônica Primária”, um antigo livro de história de povos eslavos, também popular como “O Conto dos Anos Passados”, em eventos descritos no ano de 996 d.C. após a cristianização da Rússia Kievana.
É comum ver barris de da bebida nas ruas de Moscou, na Rússia, porque é considerado um tônico para a digestão, contendo probióticos e um excelente inibidor de sede. Alguns sugerem que kvass é mais seguro do que beber água!
Os russos consomem há mais de mil anos, já que foi apreciado tanto pelos czares quanto pelos camponeses. Os ricos faziam vários tipos da bebida usando pão de centeio ou peras, passas, mirtilos e cerejas. Pedro, o Grande, usou para adicionar fragrância aos seus banhos de vapor espirrando a bebida em pedras quentes.
Nenhuma casa ucraniana tradicional ficava sem sua garrafa de beterraba, porque é “útil e pronta quando um sabor agradável e azedo teve que ser adicionado a sopas e vinagretes”.
A medicina popular valoriza a beterraba e a bebida derivadas de beterraba pelas suas propriedades de limpeza do fígado, e é amplamente usado na terapia do câncer na Europa. Tem sido relatado que a bebida é uma excelente terapia para a síndrome da fadiga crônica, sensibilidades químicas, alergias e, por ser uma excelente fonte de probióticos, pode ajudar com problemas digestivos.
Benefícios do kvass para saúde:
1. Grande fonte de probióticos:
Como a bebida é considerada um dos grandes alimentos probióticos, há muitos benefícios, como melhorar a saúde do trato intestinal e melhorar o sistema imunológico, o que torna os nutrientes mais disponíveis para o corpo. Isso também diminui os sintomas de intolerância à lactose, diminuindo a prevalência de alergias.
Tempos atrás, nós tínhamos muitos probióticos em nossa dieta comendo alimentos frescos da terra e fermentando nossos alimentos para prevenir que estragassem. Mas as formas modernas de agricultura, refrigeração e preparação de alimentos eliminaram alimentos probióticos para muitos brasileiros. Não comer uma quantidade de probióticos suficientes podem significar problemas de pele, distúrbios digestivos, doenças auto-imunes, cândida, gripes frequentes e resfriados.
2. Excelente limpador de fígado:
Enquanto muitos pensam que o álcool é o único motivo para problemas no fígado, a inflamação causadora de doenças também é provocada por más escolhas alimentares. A beterraba e as folhas de beterrabas são ricas em antioxidantes que possuem mais de 1.300 miligramas de potássio por xícara e, como tal, ajudam no combate dos danos dos radicais livres e melhoram a saúde do seu corpo em nível celular.
Tal como o suco de beterraba, a beterraba e o kvass auxiliam na limpeza natural da vesícula biliar, melhora o fluxo da bílis, promove a regularidade e eliminar muitas toxinas!
3. Tônico de sangue perfeito:
A beterraba possui fitonutrientes chamados betalainas, que estão presentes no pigmento de beterraba e são o que fazem com que suas fiquem manchadas. Estas betalainas ajudam na criação de glóbulos vermelhos, tornando um excelente tônico sanguíneo através da alcalinização do sangue.
Por que isso é importante? Quando sua corrente sanguínea se torna muito ácida, ela provoca inflamação no corpo e esgota o cálcio do corpo porque está tentando equilibrar os níveis de pH. Uma das melhores coisas que podem ser feita é ingerir mais alimentos que promovem alcalinidade, como verduras folhosas e beterrabas. É por isso que a bebida é uma excelente escolha!
4. Reduz o risco de câncer:
O kvass pode ajudar como um tratamento natural do câncer, devido à combinação de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes disponíveis. De acordo com um relato, a beterraba ainda está sendo considerada como um tratamento terapêutico para a inflamação, e suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes podem reduzir o risco de câncer.
5. Rico em nutrientes valiosos:
Como a beterraba é rica em vitamina C, o kvass auxilia na estimulação do sistema imunológico e pode evitar o vírus do resfriado. É incomumente alto em manganês, um mineral que é necessário para a saúde dos ossos, rins, pâncreas e fígado. A bebida também possui o folato de vitamina B, que pode diminuir o risco de defeitos congênitos.
Algumas dicas úteis:
Sua água precisa ser pura e livre de produtos químicos. Caso use cloro ou água carregada de produtos químicos, evitará a formação de bactérias ruins, bem como as boas bactérias e fará com que as beterrabas apodreçam. Água de nascente filtrada é melhor. Caso utilize água da torneira, elimine os produtos químicos por ebulição ou deixando a água fora durante a noite para que o cloro possa evaporar.
A beterraba deve ser orgânica. Caso não utilize beterrabas orgânicas, garanta que estejam frescas e descasque para eliminar possíveis resíduos de pesticidas. Você deve cortar as beterrabas em pedaços de uma a duas polegadas.