A labirintite, também conhecida como neurite vestibular, neurolaberintite ou vestibulopatia periférica aguda, é uma doença benigna e autolimitada que causa tonturas intensas. A labirintite é causada por uma inflamação do ouvido interno, uma região onde está localizada uma estrutura chamada labirinto, responsável pelo nosso equilíbrio. Entre todas as causas da vertigem, é a mais comum.
Para entender o que é esta doença, primeiro você deve saber o que é o labirinto e como o ouvido interno funciona. O labirinto é um órgão que faz parte do aparato vestibular, responsável pela função do equilíbrio. Além disso, o labirinto é um conjunto de arcos semicirculares com líquido no interior. O movimento desses fluidos é interpretado pelo cérebro, o que ajuda a identificar os movimentos e nos mantém em equilíbrio.
A labirintite é uma inflamação do centro de equilíbrio no ouvido interno (ou labirinto). Geralmente é causada por uma infecção. Os sintomas incluem perda auditiva, sensação de fiar (vertigem) e tontura. A maioria das pessoas se sente melhor em algumas semanas.
O que causa a labirintite?
A causa mais comum é uma infecção viral, como resfriado ou gripe, ou uma infecção por um vírus do grupo do vírus da herpes, que causa catapora, herpes ou herpes labial. Às vezes, uma infecção no ouvido pode levar à labirintite.
Menos comumente, uma infecção bacteriana, como meningite ou infecção do ouvido médio. Algumas condições auto-imunes, alergias e medicamentos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Quais são os sintomas da labirintite?
A maioria das pessoas com esta doença sente que a sala está girando. Essa tontura também é conhecida como vertigem. Pode ser leve, ou pode ser tão ruim que é difícil sair da cama.
Outros sintomas incluem:
- Náusea.
- Uma falsa sensação de movimento.
- Movimento ocular descontrolado.
- Perda de equilíbrio.
- Febre.
- Dor de ouvido.
- Vômito.
- Perda auditiva ou zumbido nos ouvidos (zumbido).
- Fluido ou pus saindo da orelha.
Diagnóstico de labirintite:
Se você tiver sintomas indicativos da doença, pode ser necessário consultar seu médico para receber um diagnóstico e tratamento. Além disso, o seu médico falará com você e examinará você. O exame pode solicitar:
- Deixe-o mexer a cabeça rapidamente,
- Testes auditivos,
- Exames oftalmológicos,
- Verifique sua pressão sanguínea,
Seu médico também pode organizar exames como um EEG, uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética.
Tratamento para labirintite:
Se você foi diagnosticado coma doença, você pode não precisar de qualquer tratamento.
- Em alguns casos, seu médico pode prescrever medicamentos como:
- Corticosteroides para reduzir a inflamação no ouvido interno
- Supressores vestibulares para vertigem grave
- Medicamentos anti-náusea para náusea ou vômito.
Se os seus sintomas não desaparecerem, você pode se beneficiar de reabilitação especializada e fisioterapia, o que pode ajudar a treinar novamente o cérebro a interpretar as mensagens de equilíbrio do ouvido interno.
Também pode ajudar a aliviar os sintomas:
- Descanse de lado durante episódios de vertigem.
- Evite o álcool.
- Beber muita água.
- Crie um ambiente de baixo ruído e baixo estresse.
- Evite luzes brilhantes.