O lansoprazol é um remédio antiácido, semelhante ao Omeprazol, que inibe o funcionamento da bomba de protões no estômago, diminuindo a produção de ácido que irrita a mucosa do estômago. Dessa forma, este medicamento é muito utilizado para proteger o revestimento do estômago em casos de úlcera gástrica ou esofagite.
O que é o lansoprazol?
O lansoprazol é um inibidor da bomba de prótons diminui a quantidade de ácido produzido no estômago é utilizado para tratar e prevenir úlceras estomacais e intestinais, esofagite erosiva (lesões no esófago causadas pelo ácido gástrico).
E outras condições que envolvem excesso de ácido estomacal, como a síndrome de Zollinger-Ellison. Ele é usado para tratar azia frequente que acontece 2 ou mais dias por semana. Este medicamento não é para o alívio imediato dos sintomas de azia.
Informação importante sobre o lansoprazol:
O lansoprazol pode causar problemas renais. Informe o seu médico se estiver a urinar menos do que o habitual ou se tiver sangue na urina. Este medicamento pode causar diarreia , o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Ligue para o seu médico se tiver diarreia com água ou sangue.
Tomar um inibidor da bomba de prótons, como o lansoprazol, pode aumentar o risco de fratura óssea no quadril, no punho ou na coluna. Se você também toma sucralfato (Carafate), evite ao mesmo tempo tomar este medicamento. O Sucralfato pode dificultar a absorção do lansoprazol pelo organismo. Espere pelo menos 30 minutos depois de tomar este medicamento antes de tomar sucralfato.
Precauções antes de tomar lansoprazol:
Não deve tomar lansoprazol se for alérgico ou se tomar qualquer medicamento que contenha rilpivirina ( Edurant , Complera , Odefsey ). Azia pode imitar os primeiros sintomas de um ataque cardíaco . Obtenha ajuda médica de emergência se tiver dor no peito que se espalhe no maxilar ou no ombro e se sinta ansioso ou tonto.
Informe o seu médico se você já teve:
- doença hepática;
- lúpus;
- baixos níveis de magnésio no sangue;
- osteoporose ou baixa densidade mineral óssea ( osteopenia ).
Não use lansoprazol sem o aconselhamento de um médico se você tem:
- dificuldade ou dor ao engolir;
- fezes sangrentas ou pretas;
- vômito que parece sangue ou borra de café;
- azia que durou mais de 3 meses;
- dor torácica frequente, azia com sibilância;
- perda de peso inexplicada;
- náusea ou vômito, dor de estômago;
- um desequilíbrio eletrolítico ou distúrbio metabólico.
Algumas formas de lansoprazol podem conter fenilalanina. Tomar um inibidor da bomba de prótons, como o lansoprazol, pode aumentar o risco de fratura óssea no quadril, no punho ou na coluna.
Este efeito ocorreu principalmente em pessoas que tomaram a medicação a longo prazo ou em altas doses, e naqueles com 50 anos ou mais. Não está claro se é a causa real de um risco aumentado de fratura. Algumas condições são tratadas com uma combinação de lansoprazol e antibióticos.
Use todos os medicamentos conforme indicado pelo seu médico. Não dê lansoprazol a uma criança com menos de 1 ano de idade não é aprovado para uso por menores de 18 anos. Pergunte a um médico antes de usar este medicamento se estiver grávida ou a amamentar.
Como tomar lansoprazol?
Use lansoprazol exatamente como indicado no rótulo, ou como prescrito pelo seu médico e leia todos os guias de medicação ou folhas de instruções. O lansoprazol é geralmente tomado antes de comer. O lansoprazol deve ser tomado de manhã antes de tomar o café da manhã.
Agite a suspensão oral (líquido) antes de medir uma dose. Utilize a seringa doseadora fornecida ou utilize um dispositivo de medição da dose de medicamento (não uma colher de cozinha). Engula a cápsula de lansoprazol inteira e não a esmague, mastigue, quebre ou abra.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Retire um comprimido de desintegração oral da embalagem somente quando estiver pronto para tomar o medicamento. Coloque o comprimido na boca e deixe dissolver sem mastigar. Engula várias vezes enquanto o comprimido se dissolve.
Leia e siga atentamente todas as instruções de uso fornecidas com o seu medicamento. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você não entender estas instruções. Use lansoprazol durante todo o período de tempo prescrito, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente.
Deve ser tomado apenas uma vez por dia durante 14 dias. Pode levar até 4 dias para efeito total. Aguarde pelo menos 4 meses antes de iniciar outro tratamento de 14 dias com lansoprazol.
Contate o seu médico se os seus sintomas não melhorarem ou se agravarem enquanto estiver a tomar lansoprazol. Se tomar lansoprazol contate o seu médico se a sua azia piorar durante o tratamento de 14 dias ou se precisar de tratamento mais de uma vez a cada 4 meses.
Se você usar lansoprazol por mais de 3 anos, você pode desenvolver uma deficiência de vitamina B12 . Converse com seu médico sobre como gerenciar essa condição, se você desenvolvê-lo. Armazene à temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz. Não congele o medicamento líquido.
Usos do remédio lansoprazol:
Tratamento a curto prazo para a cura e alívio dos sintomas de todos os graus de esofagite erosiva
Manter a cicatrização da esofagite erosiva
- Dose adulta usual Para úlcera Duodenal:
- Tratamento: 15 mg por via oral uma vez ao dia
- Duração da terapia: até 4 semanas
- Manutenção: 15 mg por via oral uma vez ao dia
O que acontece se perder uma dose de lansoprazol?
Tome o medicamento o mais rápido possível, mas pule a dose se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
O que evitar tomando lansoprazol?
Este medicamento pode causar diarreia, o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Se você tem diarreia que é aguada ou sangrenta, chame seu doutor antes de usar antidiarreia.
Efeitos colaterais do lansoprazol:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao lansoprazol:
- urticária;
- dificuldade ao respirar;
- inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:
- dor de estômago severa, diarreia que é aguada ou sangrenta;
- dor nova ou incomum no pulso, costas, quadril ou coxa;
- uma convulsão (convulsões);
- batimentos cardíacos irregulares;
- problemas renais pouca ou nenhuma micção, sangue na urina, inchaço, ganho de peso rápido;
- sintomas novos ou agravantes de lúpus;
- dor nas articulações e erupção cutânea nas bochechas ou nos braços que pioram com a luz solar.
Outros remédios que afeta o lansoprazol?
O Sucralfato ( Carafate ) pode dificultar a absorção do lansoprazol pelo organismo. Aguarde pelo menos 30 minutos após tomar lansoprazol antes de tomar sucralfato. Às vezes não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Algumas drogas podem afetar seus níveis sanguíneos de outras drogas que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.
Muitos medicamentos podem afetar o lansoprazol e alguns medicamentos não devem ser usados ao mesmo tempo. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos . Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você iniciar ou parar de usar.
Outras informações:
- Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças,
- nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use lansoprazol apenas para a indicação prescrita.
- Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.