Início » Lantus – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

Lantus – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

lantus

lantus (insulina glargina) é uma forma humana de um hormônio que é produzido no corpo e a insulina é um hormônio que age diminuindo os níveis de glicose (açúcar) no sangue. lantus é uma insulina de ação prolongada que começa a funcionar várias horas após a injeção e continua funcionando uniformemente por 24 horas.

lantus o que e
lantus o que é

Para que serve a insulina lantus?

O lantus é utilizado para melhorar o controle do açúcar no sangue em adultos e crianças com diabetes mellitus. Além disso, este medicamento também é utilizado no tratamento da diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2 em adultos e em crianças com diabetes tipo 1 com pelo menos 6 anos de idade. Algumas marcas de lantus são para uso somente em adultos. Siga cuidadosamente todas as instruções para a marca do medicamento que você está usando.

Informação importante sobre lantus:

Você não deve usar o medicamento se você está tendo um episódio de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), ou se você está em um estado de cetoacidose diabética.

Nunca compartilhe uma caneta ou cartucho de injeção lantus com outra pessoa, compartilhar canetas ou cartuchos para injeção pode permitir que doenças como hepatite ou HIV passem de uma pessoa para outra.

O medicamento é apenas parte de um programa completo de tratamento que também pode incluir dieta, exercício, controle de peso, cuidados com os pés, oftalmologia, atendimento odontológico e teste de açúcar no sangue. Portanto, siga suas rotinas de dieta, medicação e exercício muito de perto. Alterar qualquer um desses fatores pode afetar seus níveis de açúcar no sangue.

Quais os tipos de insulina lantus?

A insulina vem em muitos tipos. Cada tipo difere de três maneiras:

  • Início: a rapidez com que começa a trabalhar para diminuir o açúcar no sangue
  • Pico: quando os efeitos sobre o açúcar no sangue são mais fortes
  • Duração: quanto tempo reduz o açúcar no sangue

1. Insulina de ação rápida:

Esse tipo começa a funcionar apenas 15 minutos após a ingestão. O pico é de 30 a 90 minutos e seus efeitos duram de três a cinco horas.

2. Insulina de ação curta:

Esse tipo leva cerca de 30 a 60 minutos para se tornar ativo na corrente sanguínea. O pico é de duas a quatro horas e seus efeitos podem durar de cinco a oito horas. Às vezes é chamada insulina de ação regular.

3. Insulina de ação intermediária:

O tipo intermediário leva de uma a três horas para começar a trabalhar.Além disso, ele atinge o pico em oito horas e funciona por 12 a 16 horas.

4. Insulina de ação prolongada:

Esse tipo leva mais tempo para começar a trabalhar. A insulina pode levar até 4 horas para entrar na corrente sanguínea.

5. Pré-misturado:

É uma combinação de dois tipos diferentes de insulina: um que controla o açúcar no sangue nas refeições e outro que controla o açúcar no sangue entre as refeições.

tipos de lantus
tipos de lantus

 

Precauções antes de tomar lantus:

Você não deve usar lantus se você é alérgico a insulina, ou se você está tendo um episódio de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue).

O medicamento não é aprovado para uso por qualquer pessoa com menos de 6 anos de idade, e não deve ser usado para tratar diabetes tipo 2 em crianças de qualquer idade. Para se certificar de que o medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você tem:

  • Doença hepática ou renal;
  • Baixos níveis de potássio no sangue (hipocalemia);
  • Cetoacidose diabética (ligue para o seu médico para tratamento).

Informe o seu médico se você também toma pioglitazona ou rosiglitazona (por vezes contida em combinações com glimepirida ou metformina). Tomar certos medicamentos orais contra a diabetes enquanto estiver a utilizar insulina pode aumentar o risco de problemas cardíacos graves.

Siga as instruções do seu médico sobre o uso do medicamento se estiver grávida ou amamentando um bebê. Além disso, o controle do açúcar no sangue é muito importante durante a gravidez, e suas necessidades de dose podem ser diferentes durante cada trimestre da gravidez. As suas necessidades de dose também podem ser diferentes enquanto estiver a amamentar.

Quanto tempo a insulina lantus pode ficar fora da geladeira?

Mantenha este medicamento em sua embalagem original, protegido do calor e da luz. Não insira insulina de um frasco para injetáveis ​​em uma seringa até estar pronto para administrar uma injeção. Além disso, não congele insulina ou guarde-a perto do elemento de resfriamento em uma geladeira. Jogue fora qualquer insulina que tenha sido congelada.

  • Armazenando lantus fechado (não em uso);
  • Leve à geladeira e use até a data de validade; ou
  • Armazenar em temperatura ambiente e usar dentro de 28 dias.
  • Armazenamento aberto (em uso);
  • Conservar o frasco no frigorífico ou à temperatura ambiente e utilizar no prazo de 28 dias.
  • Armazene a caneta de injeção em temperatura ambiente (não refrigerar) e use dentro de 28 dias.
  • Além disso,não guarde uma caneta de injeção com a agulha presa.
  • Não use o medicamento se estiver turvo, tiver mudado de cor ou tiver partículas. Ligue para o seu farmacêutico para um novo medicamento.

O que acontece se perder uma dose de lantus?

Ligue para o seu médico para obter instruções se você esquecer de uma dose do medicamento. Não deve utilizar mais do que uma dose num período de 24 horas. Ao menos que o seu médico lhe diga para o fazer. Mantenha a insulina sempre à mão. Portanto, obtenha sua receita recarregada antes de ficar sem medicamento completamente.

lantus
lantus

O que acontece se der overdose de lantus?

Procure atendimento médico de emergência. Overdose de insulina pode causar hipoglicemia com risco de vida. Além disso, os sintomas incluem sonolência, confusão mental, visão embaçada, dormência ou formigamento na boca, dificuldade para falar, fraqueza muscular, movimentos desajeitados ou bruscos, convulsões (convulsões) ou perda de consciência.

O que evitar ao usar o lantus?

Não altere a marca de lantus ou seringa que está a utilizar sem falar primeiro com o seu médico ou farmacêutico. Além disso, evite erros de medicação, verificando sempre o rótulo do medicamento antes de injetar a insulina e também o beber álcool. Pode causar baixo nível de açúcar no sangue e interferir no tratamento do diabetes.

Efeitos colaterais do lantus:

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao lantus: vermelhidão ou inchaço no local da injeção, comichão na pele ao longo do corpo, dificuldade para respirar, batimentos cardíacos acelerados, sensação de desmaio ou inchaço na língua. ou garganta. Além disso, os efeitos colaterais comuns do  podem incluir:

  • Baixo teor de açúcar no sangue;
  • Comichão, erupção cutânea leve; ou espessamento ou esvaziamento da pele onde você injetou o medicamento.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.