Laringite – O que é, Causas e Tratamentos que devemos saber. Além disso, a Laringite é o nome que damos à inflamação da laringe, região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais. A Laringite tem várias causas, sendo as principais a alergia, infecções, o fumo, refluxo gastroesofágico ou uso excessivo da voz. A inflamação da laringe e das cordas vocais pode ser manifestar sob a forma de Laringite aguda ou laringite crônica.
A Laringite, portanto, tem três funções:
- Canalizar o ar respirado em direção às cordas vocais e à traqueia.
- Agir como válvula, fechando a traqueia quando você engole, impedindo que alimentos ou líquidos entrem nas suas vias respiratórias.
- Permitir a emissão de sons através da vibração das cordas vocais com a passagem de ar vindo dos pulmões.
Quando a laringe inflama, dizemos que o paciente tem Laringite, um quadro caracterizado predominantemente pela inflamação das cordas vocais, que provoca uma redução na sua capacidade de vibrar, levando à rouquidão ou perda da voz.
Causas da Laringite: A Laringite persiste por semanas e geralmente tem como causa fatores contínuos de irritação. Algumas das possíveis causas são:
- Uso excessivo de álcool;
- Fumar;
- Refluxo gastroesofágico;
- Reações alérgicas (laringite alérgica);
- Sinusite crônica;
- Uso excessivo e constante da voz;
- Doenças autoimunes (como a artrite reumatoide);
- Infecções bacterianas ou fúngicas;
- Infecções por parasitas.
Em casos de rouquidão crônica, a Laringite pode ser somente um sintoma de doenças mais graves, como o câncer.
Sintomas da Laringite: A Laringite aguda, de surgimento rápido, pode não durar muito tempo; na Laringite crônica ocorrem longos períodos de rouquidão, que pode afetar permanentemente as cordas vocais ou os pulmões. Os principais sintomas da Laringite variam de acordo com a sua gravidade, mas em geral são:
- Dor.
- Rouquidão ou perda total da voz.
- Falta de ar.
- Mal-estar.
- Dores e coceiras na garganta.
- Tosse seca.
- Dificuldade para engolir.
- Aumento de volume dos linfonodos do pescoço.
- Sensação de caroço no pescoço.
Tratamento de Laringite: O tratamento em casa é tudo o que você precisa para maioria dos casos de Laringite. Entre as recomendações estão:
- Descansar a voz tanto quanto possível. O paciente deve falar baixo e pausadamente, evitando sussurrar. Falar ao telefone ou em voz em alta também deve ser evitado
- Não pigarrear. Se há tosse seca, um medicamento de venda livre pode ajudar
- Mantenha o ambiente úmido com vaporizadores ou bacias d’água
- Beba muito líquido. Isso ajuda a irrigar as cordas vocais, evitando forçá-las e ajudando na recuperação
- Não fume e mantenha o paciente longe do fumo passivo.
Prevenir a Laringite: Para prevenir a Laringite é importante permanecer saudável e repousar normalmente para minimizar condições que levam à Laringite, além de evitar o fumo, a exposição à fumaça e o excesso de álcool. É importante sempre beber muito líquido não gelado e evitar abusar da voz.