Legionelose – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. além disso, a Legionelose é um tipo grave de pneumonia ou infecção pulmonar. As bactérias chamadas Legionella causam essa infecção. As bactérias foram descobertas após um surto em uma convenção de Filadélfia da Legião Americana em 1976. Aqueles que foram afetados desenvolveram uma forma de pneumonia que eventualmente se tornou conhecida como Legionelose.
As bactérias Legionella prosperam em água morna. As pessoas ficam infectadas com Legionella respirando gotas de água contaminadas no ar. Os surtos foram ligados a sistemas de água em edifícios hospitalares e a spas de hidromassagem em hotéis e navios de cruzeiro.
Aproximadamente 5.000 pessoas são hospitalizadas nos Estados Unidos a cada ano com Legionelose. No entanto, o número de infecções provavelmente é maior, porque muitas infecções não são diagnosticadas ou relatadas. Alguns casos são tão leves que os indivíduos afetados nunca procuram tratamento.
Muitas pessoas que estão expostas a Legionella não ficam doentes. Quando a doença ocorre, no entanto, é importante ver um médico imediatamente. A Legionelose é uma doença séria e fatal que requer um tratamento imediato.
A Legionelose também pode causar uma condição mais suave, referida como febre de Pontiac. A febre de Pontiac não causa pneumonia e não é fatal. Tem sintomas semelhantes aos de uma gripe leve, e geralmente desaparece por conta própria. A febre de Pontiac e a Legionelose são, às vezes, chamadas colectivamente Legionelose.
Sintomas da Legionelose: A Legionelose geralmente começa a causar sintomas dentro de 2 a 14 dias após a exposição à bactéria. Este período é chamado de período de incubação. Os sintomas da Legionelose são semelhantes aos de outros tipos de pneumonia.
Os sintomas mais comuns incluem:
- febre acima de 104 ° F
- Arrepios
- Tosse, com ou sem muco ou sangue
Outros sintomas podem incluir:
- Falta de ar
- Dores de cabeça
- Dores musculares
- Perda de apetite
- Dor no peito
- Fadiga
- Náusea e vomito
- Diarreia
- Confusão
- Apreensões
Causas da Legionelose: As bactérias chamadas Legionella causam a Legionelose. As bactérias invadem os pulmões e causam uma infecção conhecida como pneumonia. A Legionella geralmente vive em água doce quente. Os locais comuns incluem:
- Banheiras quentes
- Spas de hidromassagem
- Piscinas
- Sistemas de refrigeração ou unidades de ar condicionado para grandes edifícios, como hospitais
- Chuveiros públicos
- Umidificadores
- Fontes
- Corpos naturais de água, como lagos, rios e riachos
As bactérias podem sobreviver ao ar livre, mas são conhecidas por se multiplicarem rapidamente nos sistemas de água cobertos. As pessoas ficam infectadas pela inalação de gotículas de água ou névoa no ar que está contaminada com a bactéria. A doença não pode se espalhar diretamente de pessoa para pessoa.
Fatores de Risco da Legionelose: Nem todos os que respiram em gotas de ar contaminadas ficarão doentes. No entanto, você está em maior risco de desenvolver a Legionelose se você:
- Tem mais de 50 anos
- Tem um sistema imunológico enfraquecido devido a outra doença
- Tem uma doença pulmonar crônica
- Tem câncer
- fuma cigarros
Complicações da Legionelose: Quando a Legionelose não é tratada, podem ocorrer complicações com risco de vida. Esses incluem:
- Insuficiência respiratória por pneumonia
- Insuficiência renal , que se desenvolve quando os rins não estão funcionando corretamente
- Choque séptico , que é quando uma infecção grave leva a insuficiência orgânica e pressão sanguínea muito baixa
Essas complicações podem progredir rapidamente, especialmente em pessoas que já possuem sistemas imunológicos enfraquecidos.
Diagnósticos da Legionelose: Seu médico pode diagnosticar a Legionelose, testando seu sangue ou urina para a presença de antígenos Legionella. Os antígenos são substâncias que seu corpo reconhece como prejudiciais. Seu corpo produz uma resposta imune aos antígenos para combater a infecção. O seu médico também pode testar uma amostra de escarro, ou fleuma, para a bactéria Legionella .
O seu médico também pode realizar uma radiografia de tórax . Embora o raio-X não possa ser usado para confirmar a Legionelose, ele pode ajudar a determinar a gravidade da infecção pulmonar.
Tratamentos da Legionelose: A Legionelose é sempre tratada com antibióticos. O tratamento geralmente é iniciado assim que a doença é suspeita, sem esperar por confirmação. O tratamento rápido reduz significativamente o risco de complicações.
Muitas pessoas se recuperam completamente com o tratamento, mas a maioria necessitará de cuidados no hospital. Pessoas idosas e pessoas com outras condições de saúde são particularmente vulneráveis aos efeitos da Legionelose. Enquanto estão no hospital, eles podem receber oxigênio ou outro suporte respiratório. Eles também podem receber fluidos e eletrólitos através de uma veia no braço (IV) para tratar a desidratação.
Prevenções da Legionelose: Não existe nenhuma vacina disponível para a Legionelose. No entanto, é possível prevenir a doença desinfectando adequadamente e limpando fontes potenciais da bactéria Legionella . As medidas preventivas incluem:
- Desinfecção e limpeza de torres de resfriamento
- Regularmente drenando e limpando piscinas e banheiras de hidromassagem
- Usar tratamentos químicos, como cloro, piscinas e spas
- Mantendo sistemas de água quente acima de 140 ° F e sistemas de água fria abaixo de 68 ° F
Evitar fumar também pode reduzir significativamente o risco de infecção. Os fumantes são muito mais propensos a desenvolver a doença dos legionários se estiverem expostos à bactéria Legionella .