Leptospirose – O que é, Sintomas e Tratamentos que você precisa ficar informado. Além disso a Leptospirose é uma infecção bacteriana relativamente rara que afeta pessoas e animais. Além disso, pode ser transmitida de animais para seres humanos quando uma ruptura não cicatrizada na pele é exposta a água ou solo que foi contaminada com urina animal. Geralmente a Leptospirose não é transmitida entre pessoas. A Leptospirose é causada por uma cepa da bactéria Leptospira e pode progredir em condições potencialmente fatais, como doença de Weil ou meningite.
A bactéria pode entrar no corpo através da pele quebrada, dos olhos ou das mucosas. Os animais que transmitem a infecção aos seres humanos incluem ratos, gambás, raposas e guaxinins. A Leptospirose é mais comum em áreas tropicais, onde afeta 10 ou mais pessoas em cada 100.000. Em climas temperados, a incidência é estimada entre 0,1 e 1 por 100.000. Em uma epidemia, pode afetar 100 ou mais em cada 100.000.
Causas da Leptospirose: A bactéria Leptospira pode ser encontrada em água doce que foi contaminada por urina animal. A infecção ocorre em climas mais quentes. Não é transmitida de pessoa para pessoa, exceto em casos raros e variáveis, quando é espalhada através do leite materno ou de uma mãe para o bebê na hora do parto.
Os fatores de risco incluem:
- Exposição profissional – agricultores, fazendeiros, trabalhadores de matadouros, caçadores, veterinários, madeireiros, trabalhadores do campo de arroz e etc.
- Atividades recreativas – natação de água doce, canoagem, caiaque e ciclismo em áreas quentes.
- Exposição no lar – cães de estimação, gado domesticado, sistemas de captação de águas pluviais e roedores infectados.
Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminada poderá se infectar. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.
Sintomas da Leptospirose: Os sintomas podem levar de 2 a 26 dias (média de 10 dias) para desenvolver e podem incluir:
- Tosse seca
- Febre
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Náuseas, vômitos e diarreia
- Calafrios
Sintomas Menos Comuns:
- Dor abdominal
- Sons pulmonares anormais
- Dor óssea
- Conjuntivite
- Gânglios linfáticos alargados
- Bazo ou fígado ampliado
- Dores comuns
- Rigidez muscular
- Sensibilidade muscular
- Erupção cutânea
- Dor de garganta
Tratamento da Leptospirose: O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença.
Os Medicamentos Para Tratar a Leptospirose Incluem:
- Ampicilina
- Azitromicina
- Ceftriaxona
- Doxiciclina
- Penicilina
Casos complicados ou sérios podem precisar de cuidados de suporte ou tratamento em uma unidade de terapia intensiva hospitalar (UTI).
Nota: Evite áreas de água estagnada, especialmente em climas tropicais. Se você está exposto a uma área de alto risco, tomar doxiciclina ou amoxicilina pode diminuir seu risco de desenvolver a Leptospirose. Para o controle da Leptospirose, também são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto), melhorias nas habitações humanas e o combate aos ratos.