Linfangioleiomiomatose – Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos não sabem. Além disso, a Linfangioleiomiomatose é uma doença pulmonar complexa e rara que geralmente afeta mulheres em idade fértil. A Linfangioleiomiomatose desencadeia o corpo para fazer uma quantidade anormal de células musculares que se depositam nos órgãos do corpo. Mais comumente, essas células se acumulam nos rins, pulmões e nódulos linfáticos.
Como essas células não desempenham o papel do órgão em que coletaram, o órgão não funcionará de forma eficiente e pode causar complicações graves para o paciente. A Linfangioleiomiomatose nos pulmões provoca uma diminuição da quantidade de oxigênio que pode ser transferida para o corpo, resultando em hipoxia ou redução na entrega de oxigênio para os órgãos.
Causas da Linfangioleiomiomatose: Existem dois tipos de Linfangioleiomiomatose, mas ambos têm uma causa desconhecida. A maioria dos casos ocorre em mulheres entre as idades de 20 e 40, e há uma maior ocorrência em mulheres que apresentam uma condição conhecida como complexo de esclerose tuberosa (TSC). Cerca de 30% das mulheres com TSC desenvolverão a Linfangioleiomiomatose, mas geralmente é uma forma mais suave em comparação com as mulheres que desenvolvem a condição espontaneamente.
Sintomas da Linfangioleiomiomatose: O crescimento descontrolado da Linfangioleiomiomatose, é as células e seu efeito nos tecidos do corpo nas proximidades causa os sinais e sintomas da Linfangioleiomiomatose. Os sinais e sintomas mais comuns são:
- Falta de Ar: Especialmente durante a atividade física. Em primeiro lugar, a falta de ar pode ocorrer apenas durante atividades de alta energia. Ao longo do tempo, você pode ter problemas para respirar mesmo durante atividades simples, como vestir e tomar banho.
- Dor no Peito ou Dores: Essa dor pode ser pior quando você respira.
- Tosse Frequente: Isso pode ocorrer com fleuma sangrenta.
- Sibilância.
Outros sinais e sintomas da Linfangioleiomiomatose incluem:
- Pneumotórax: Ou pulmão colapsado. Esta condição pode ocorrer se os cistos pulmonares se rompem através do revestimento de um pulmão. O ar que se acumula no espaço entre o pulmão e a parede torácica deve ser removido para reniflar o pulmão.
- Derrames Pleurais: Esta condição pode ocorrer se fluidos corporais se acumulam no espaço entre o pulmão e a parede torácica. Muitas vezes, o fluido contém uma substância leitosa chamada chyle. O excesso de líquido no tórax pode causar falta de ar porque o pulmão tem menos espaço para se expandir.
- Sangue na Urina: Este sinal pode ocorrer em mulheres que possuem tumores renais chamados angiomiolipomas.
- Nódulos Linfáticos Alargados: Estes geralmente ocorrem no abdômen ou no peito. Muito raramente, os gânglios linfáticos alargados podem ocorrer em locais onde podem ser sentidos, como o pescoço ou sob os braços.
- Inchaço Abdominal: Ás vezes com dor.
- Outro Inchaço Corporal: Como nas pernas, tornozelos ou pés.
Outras doenças também podem causar muitos desses sinais e sintomas. É importante ver seu médico e descobrir o que está causando esses problemas.
Teste de Diagnóstico: Os provedores terão de descartar outras condições médicas como asma, bronquite e enfisema para fornecer um diagnóstico da Linfangioleiomiomatose. Os pacientes podem ser tratados por um pneumologista, dependendo do caso. Usando uma combinação de história do paciente, o diagnóstico e o teste da função pulmonar são a abordagem comum. Os testes que podem ser usados incluem:
• Estudos de função pulmonar.
• Radiografia de tórax.
• Oximetria de pulso.
• Tomografia computadorizada de alta resolução.
• Trabalho de sangue.
• Biópsias de pulmão.
• Toracoscopia.
Tratamento da Linfangioleiomiomatose: Não há tratamento disponível para parar o crescimento de células Linfangioleiomiomatose no corpo. O tratamento concentra-se no tratamento de sintomas e prevenção de complicações. Algumas abordagens utilizadas para tratar da Linfangioleiomiomatose incluem: