Listeriose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Listeriose é uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes). Em mulheres grávidas, a infecção pode resultar em aborto espontâneo, parto prematuro, infecção grave do recém-nascido, ou mesmo morte fetal.
A Listeriose afeta principalmente mulheres grávidas, recém nascidos, idosos e adultos com sistemas imunológicos prejudicados. Adultos e crianças saudáveis às vezes são infectados com L. monocytogenes, mas raramente se tornam gravemente doentes. Os bebês podem nascer com a Listeriose se as mães comem alimentos contaminados durante a gravidez.
Causas da Listeriose: Como relatado acima, a Listeriose é uma intoxicação alimentar, os principais meios de contaminação são:
- Os vegetais podem se contaminar do solo ou do estrume usado como fertilizante.
- Os animais podem transportar a bactéria e podem contaminar carnes e produtos lácteos.
- Os alimentos processados, como queijos macios e carnes frias, podem ser contaminados após o processamento.
- O leite não pasteurizado (em bruto) ou os alimentos feitos de leite não pasteurizado podem ser contaminados.
Sintomas da Listeriose: Os sintomas da Listeriose são complexos; A maioria das pessoas infectadas tem poucos ou nenhum sintoma; Quando os sintomas da infecção por Listeria estão presentes, eles geralmente consistem em:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Febre,
- Dores musculares,
- Náuseas.
- Diarreia.
Algumas pessoas podem desenvolver sintomas mais graves, como
- Meningite,
- Mudanças mentais,
- Abscessos cerebrais,
- A morte pode ocorrer.
Diagnósticos da Listeriose: O diagnóstico definitivo da Listeriose é feito quando a bactéria Listeria é isolada do sangue do paciente, líquido cefalorraquidiano ou outro fluido corporal. A maioria das pessoas normais limpa espontaneamente a infecção e não requer tratamento. Em contraste, as pessoas com fatores de risco devem ser tratadas rapidamente com antibióticos IV.
Tratamentos Para Listeriose: A Listeriose é tratada com antibióticos durante a gravidez. Esses antibióticos, na maioria dos casos, evitarão infecção para o feto e o recém nascido. Esses mesmos antibióticos também são administrados a recém-nascidos com Listeriose.
Complicações da Listeriose: A maioria das infecções da Listeriose são tão suaves que podem passar despercebidas. No entanto, em alguns casos, uma infecção listeria pode levar a complicações com risco de vida – incluindo:
- Uma infecção sanguínea generalizada (septicemia);
- Inflamação das membranas e líquido que envolve o cérebro (meningite).
As complicações de uma infecção por listeria podem ser mais severas para um bebê não nascido. No início da gravidez, uma infecção por listeria pode levar ao aborto espontâneo. Mais tarde, durante a gravidez, uma infecção por listeria pode levar à morte fetal, nascimento prematuro ou uma infecção potencialmente fatal no bebê após o nascimento – mesmo que a mãe fique apenas ligeiramente enferma.