A loratadina é um anti-alérgico que reduz os efeitos da histamina uma química natural no organismo e seus sintomas da histamina são espirros, coriza, olhos lacrimejantes, urticária, erupção cutânea, comichão e outros sintomas de constipação ou alergias. Além disso, Este medicamento também é utilizado no tratamento de urticária e coceira na pele em pessoas com reações crônicas na pele.
O que é loratadina?
Este medicamento é um anti-histamínico que trata sintomas como prurido, coriza, olhos lacrimejantes e espirros de ” febre do feno ” e outras alergias. Também é usado para aliviar a coceira das colmeias.
A loratadina não previne colmeias nem previne / trata uma reação alérgica grave ( anafilaxia ). Portanto, se o seu médico receitou para tratar reações alérgicas, leve sempre o seu injetor de adrenalina com você.
Se você se auto-tratar com este medicamento, é importante ler atentamente as instruções da embalagem do fabricante para saber quando consultar seu médico ou farmacêutico. (Veja também a seção Precauções.)
Se você estiver usando os comprimidos ou cápsulas, não use em crianças com menos de 6 anos, a menos que indicado pelo médico. Se você estiver usando comprimidos líquidos ou para mastigar, não use em crianças com menos de 2 anos, a menos que indicado pelo médico.
Para que serve loratadina?
A loratadina é usada para aliviar temporariamente os sintomas da febre do feno (alergia ao pólen, poeira ou outras substâncias no ar) e outras alergias. Esses sintomas incluem espirros, coriza e coceira nos olhos, nariz ou garganta. ela também é usada no tratamento da coceira e vermelhidão causada pelas urticárias.
Quando devo usar loratadina?
Você pode tomar uma dose de loratadina conforme necessário para reduzir os sintomas alérgicos ocasionais depois que eles começarem. Ou você pode tomá-lo em antecipação ao aparecimento de sintomas alérgicos, por exemplo. Você pode tomar uma dose antes de sair de casa.
Se souber que haverá uma contagem alta de pólen ou se estiver visitando amigos de um animal de estimação com quem é alérgico. Você também pode tomar loratadina regularmente todos os dias para evitar sintomas, como durante a estação do pólen.
Como tomar a loratadina?
Use a loratadina exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo médico. Não use em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. Além disso, o medicamento geralmente é tomado apenas por um curto período de tempo até que seus sintomas esclarecer.
- Não dê este medicamento para criança com menos de 2 anos de idade. Sempre pergunte a um médico antes de ministrar remédio para tosse ou resfriado. A morte pode ocorrer pelo uso indevido de remédios para tosse e resfriado em crianças muito pequenas.
- A loratadina é geralmente tomada uma vez por dia. Siga as instruções do seu médico. Não esmague, mastigue ou quebre o comprimido normal. Engula a pílula inteira. Meça o medicamento líquido com a seringa doseadora fornecida, ou com uma colher de dosagem especial ou copo de medicamento. Se você não tiver um dispositivo de medição da dose, pergunte ao seu farmacêutico.
- O comprimido mastigável deve ser mastigado antes de ser engolido. Para tomar o comprimido de desintegração oral (Claritin RediTab, Alavert):
- Mantenha em sua embalagem blister até que esteja pronto para tomá-lo. Abra o pacote e remova o papel alumínio. Não empurre pela folha ou você pode danificar. Use as mãos secas para remover o comprimido e coloque-o na boca.
- Não engula o tablete inteiro. Deixe-o dissolver na boca sem mastigar. Se desejar, você pode beber líquido para ajudar a engolir o comprimido dissolvido. Ligue para o seu médico se os sintomas não melhorarem ou se piorarem. Armazenar a temperatura ambiente longe da umidade e calor.
Quem não pode tomar loratadina?
A loratadina pode ser tomada por adultos e crianças com 2 anos ou mais pois não é adequada para algumas pessoas. Informe o seu médico ou farmacêutico se você:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Teve alergia à loratadina ou a qualquer outro medicamento no passado;
- Tem insuficiência hepática grave;
- Intolerância ou não pode absorver alguns açúcares, como lactose ou sacarose;
- Tem epilepsia ou outra doença que coloca você em risco de ataques;
- Tem uma doença rara chamada porfiria;
- Está reservado para fazer um teste de alergia tomar loratadina pode afetar os resultados;
Quem tem pressão alta pode tomar loratadina?
O claritin (e a loratadina genérica equivalente) é um medicamento anti-histamínico ou alérgico de segunda geração. Reduz os sintomas da alergia, bloqueando os efeitos da histamina no organismo. Uma dose de 10 mg uma vez ao dia geralmente proporciona aos adultos alívio dos sintomas alérgicos com poucos efeitos colaterais. Os efeitos colaterais mais comuns são dor de cabeça, sonolência ou fadiga e boca seca.
Loratadina não afeta a pressão arterial na maioria dos adultos. Em casos raros, pode afetar a frequência cardíaca ou até diminuir a pressão arterial. Se você tem pressão alta, é sempre uma boa ideia monitorá-la regularmente, principalmente quando estiver tomando outros medicamentos. Se a sua pressão arterial não for adequadamente controlada, recomendamos que você visite seu médico.
Às vezes, você pode encontrar a loratadina emparelhada com a pseudoefedrina descongestionante (vendida sob a marca Claritin-D, Alavert-D e outras). Essa combinação pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Os descongestionantes são evitados por pessoas com problemas de pressão alta e frequência cardíaca não controlados. Se você não tiver certeza de que a pseudoefedrina é apropriada, converse com um profissional de saúde licenciado antes do uso.
Dosagem da loratadina:
- Rinite alérgica: 10 mg por via oral uma vez ao dia.
- Urticária: 10 mg por via oral uma vez ao dia.
- Dose pediátrica para rinite alérgica: 2 a 5 anos: 5 mg por via oral uma vez ao dia.(xarope); 6 anos ou mais: 10 mg por via oral uma vez ao dia (comprimidos, cápsula e comprimidos desintegrantes)
- Dose pediátrica para urticária: 2 a 5 anos: 5 mg por via oral uma vez ao dia (xarope); 6 anos ou mais: 10 mg por via oral uma vez ao dia (comprimidos, cápsula e comprimidos desintegrantes)
O que acontece se perder uma dose de loratadina?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
Overdose de loratadina:
As pessoas que tomam mais do que os 10 mg de loratadina recomendados por dia correm maior risco de sonolência intensa, batimentos cardíacos acelerados e dores de cabeça. As crianças que tomam mais do que os 10 mg recomendados podem realmente começar a se mover e se comportar de maneira semelhante às pessoas que têm a doença de Parkinson. Se você suspeitar de uma overdose, entre em contato imediatamente com um centro de controle de intoxicações ou pronto-socorro.
Efeitos colaterais da loratadina:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à loratadina: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Pare de usar este medicamento e chame seu médico imediatamente se você tiver:
- Frequência cardíaca rápida ou irregular;
- Dor de cabeça severa;
- Um sentimento de tontura, como se você fosse desmaiar.
Efeitos colaterais comuns de loratadina podem incluir:
- Dor de cabeça;
- Sentir-se cansado ou sonolento;
- Dor de estômago, vômito;
- Boca seca;
- Sentir-se nervoso ou hiperativo.