Lúpus: O que é, Causas, Sintomas e Tratamento. Além disso, Lúpus trata-se de uma doença inflamatória crônica de origem autoimune isto é, ocorre uma produção excessiva de anticorpos contra as próprias células do organismo ou contra proteínas existentes no núcleo celular. Há dois tipos principais: o lúpus cutâneo, que se restringe à pele, e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que também atinge outros órgãos. Então, confira Lúpus: O que é, Causas, Sintomas e Tratamento.
Causas do Lúpus: O lúpus ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente o causa esse comportamento anormal, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como genética e meio ambiente.
Esses mesmos estudos mostram que pessoas com pré-disposição ao lúpus podem desenvolver a doença ao entrar em contato com algum elemento do meio ambiente capaz de estimular o sistema imunológico a agir de forma errada. O que a ciência ainda não sabe é quais são todos esses componentes. Os pesquisadores, no entanto, têm alguns palpites:
Luz Solar: a exposição à luz do sol pode iniciar ou agravar uma inflamação pré-existente a desenvolver lúpus.
Medicamentos: lúpus também pode estar relacionado ao uso de determinados antibióticos, medicamentos usados para controlar convulsões e também para pressão alta. Pessoas com sintomas parecidos com os do lúpus geralmente param de apresentar quando interrompem o uso.
Sintomas do Lúpus: Nem todas as pessoas manifestam o lúpus da mesma maneira, pois os sintomas variam de acordo com a fase em que a enfermidade se encontra (atividade ou remissão) e o local onde ocorre a inflamação. Mas é comum que pacientes com LES apresentem cansaço, desânimo, febre e perda de peso nos períodos em que a doença está ativa. Além disso, são comuns:
- Dor e inchaço nas articulações (principalmente nas mãos);
- Manchas vermelhas na pele, em especial nas maçãs do rosto e que pioram ao tomar sol;
- Inchaço ou dificuldade para urinar devido à inflamação nos rins;
- Dores no peito ou para respirar decorrentes de inflamações nas membranas que recobrem os pulmões e o coração;
- Problemas neurológicos a exemplo de convulsão e psicose -, em virtude de comprometimento do sistema nervoso central.
Diagnostico e Tratamento do Lúpus: O diagnóstico do lúpus é um pouco difícil, pois não há um exame que detecte com 100% de certeza a doença . Ao relatar os sintomas apresentados ao médico, o paciente pode ser encaminhado a exames de urina, sangue e um exame denominado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), a fim de procurar indícios da doença .
O tratamento para lúpus deve ser ministrado ao longo da vida do paciente, pois a doença não tem cura. O tratamento visa controlar os sintomas e proporcionar qualidade de vida aos pacientes. A doença em estágio leve pode ser tradada com anti-inflamatórios não esteroides para pleurisia e artrite, corticoides em pomada para as lesões na pele e protetor solar para prevenir que as lesões aumentem.