10 benefícios da luteína para saúde e a lista dos alimentos ricos. além disso, A luteína é um tipo de pigmento orgânico chamado carotenóide. Está relacionado ao betacaroteno e à vitamina A. Muitas pessoas pensam na luteína como “a vitamina dos olhos ”.
A luteína é um dos dois principais carotenóides encontrados no olho humano (mácula e retina). Acredita-se que funcione como um filtro de luz, protegendo os tecidos oculares dos danos causados pela luz solar. Os alimentos ricos em luteína incluem:
Alimentos ricos em luteína
Para aumentar a ingestão de luteína sem usar suplementos de luteína, inclua alimentos ricos em luteína em sua dieta diária.
- Couve
- Espinafre
- Brócolis
- Alface
- Ervilhas
- Milho
- Repolho
- Vagens
- Mangas
- Mamão
- Gemas de ovo
Se você está pensando em usar suplementos de luteína, converse com seu médico sobre como selecionar um suplemento e uma dosagem diária que atenda às suas necessidades de saúde.
Benefícios da luteína para saúde
A luteína é um dos dois principais carotenoides encontrados na pigmentação colorida do olho humano. A cor serve como um filtro de luz e protege os tecidos do olho contra danos causados pela luz solar.
Além de estar presente nos tecidos e no plasma dos olhos, a luteína juntamente com outro carotenoide chamado zeaxantina, também compõe a pele, o colo do útero, o cérebro, a mama e o sangue. A luteína não é produzida pelo nosso organismo e tem que ser ingerida através dos alimentos ou na forma de suplementos.
1. Função cerebral
A luteína pode ajudar a melhorar o desempenho cognitivo. Estudos mostram que o nutriente ajuda a preservar e aumentar a atividade cerebral , melhorando a memória, a eficiência do aprendizado e a fluência verbal . No entanto, são necessárias muito mais pesquisas para confirmar esses efeitos.
2. Ajuda a protege a saúde da pele
A luteína ajuda a filtrar comprimentos de onda de luz visível de alta energia (raios ultravioleta), que protege a pele e combate o câncer de pele . De acordo com vários estudos em animais, a luteína reduz significativamente o risco de câncer de pele e outros danos à pele induzidos pela luz, incluindo o aparecimento de sintomas de envelhecimento da pele.
3. Pode ajudar a reduzir o risco de diabetes
De acordo com alguns estudos em animais, níveis mais elevados de carotenóides no sangue estão associados a menos problemas no controle do açúcar no sangue e a um menor risco de diabetes ou complicações relacionadas. Um estudo de 2009 realizado em ratos diabéticos descobriu que a suplementação com luteína e DHA (um tipo crucial de ácido graxo ômega-3 ) ajudou a normalizar todas as modificações bioquímicas induzidas pelo diabetes.
Em comparação com o grupo de controle, os ratos diabéticos que tomaram os suplementos apresentaram taxas mais baixas de estresse oxidativo e menos danos à retina dos olhos, apesar de estarem sob condições hiperglicêmicas.
4. Cataratas
A catarata é causada por proteínas que se acumulam no cristalino do olho ao longo do tempo e podem obstruir a visão. Segundo a pesquisa, o aumento da ingestão de luteína pode ajudar a reduzir o risco de catarata, especialmente catarata nuclear (aquelas no centro do cristalino).
5. Previne o envelhecimento precoce
Por possuir propriedades antioxidantes, a luteína ajuda a combater o excesso de radicais livres na pele, evitando a formação de rugas e a flacidez e prevenindo, assim, o envelhecimento precoce.
6. Aterosclerose
A luteína pode ajudar a diminuir a oxidação dos lipídios do sangue , incluindo triglicerídeos e colesterol . Como resultado, menos lípidos no sangue aderem ao revestimento interno das paredes arteriais, diminuindo o risco de aterosclerose e doenças cardíacas .
7. Fadiga ocular
O cansaço ocular e a sensibilidade ao brilho provavelmente já o afetarão em algum momento se você passar o dia inteiro na frente de um computador, TV ou smartphone. Há provas de que aumentar a ingestão de luteína pode melhorar a visão e diminuir a sensibilidade ao brilho em pessoas com visão normal.
Outros benefícios da luteína
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Proteção contra replicação de células tumorais;
- Melhora a memória e a cognição;