Má Oclusão Dentária – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Má Oclusão Dentária é um termo usado para se referir ao alinhamento dos dentes. Idealmente, os dentes devem caber facilmente dentro da boca, sem apinhamento ou espaçamento. Além disso, nenhum dos dentes deve ficar virado ou torto. Os dentes da maxila (superiores) devem se sobrepor um pouco aos dentes da mandíbula (inferiores), de modo que as pontas dos molares se encaixem nos sulcos do molar oposto.
Os desvios em relação à oclusão ideal são conhecidos como má oclusão. Se os dentes estão desalinhados, eles não conseguem realizar as funções vitais e podem causar problemas de saúde. O alinhamento dos dentes superiores é necessário para evitar que os lábios e bochechas sejam mordidos, enquanto o alinhamento dos dentes inferiores é necessário para proteger a língua.
A Má Oclusão Dentária também é conhecida como dentes apinhados, dentes desalinhados, mordida cruzada, mordida profunda, prognatismo e mordida aberta.
Causas da Má Oclusão Dentária: A Má Oclusão Dentária em geral é hereditária, o que significa que passa de uma geração para a próxima. As estatísticas indicam que apenas 30% a 40% da população têm dentes perfeitamente alinhados.
Apesar de muitos dos casos da Má Oclusão Dentária serem herdados, existem algumas condições ou hábitos que podem alterar a forma e a estrutura do maxilar. Eles incluem:
- Fissura labiopalatal (lábio leporino)
- Uso de chupeta após os três anos
- Uso prolongado de mamadeira
- Sucção do polegar na primeira infância
- Lesões que resultam em desalinhamento do maxilar
- Tumores na boca ou nos maxilares
- dentes de forma anormal ou impactados
- Tratamento odontológico mal realizado, resultando em obturações, coroas ou aparelhos ortodônticos mal ajustados
Sintomas da Má Oclusão Dentária: Dependendo da classificação da Má Oclusão Dentária, os sintomas podem ser sutis ou graves. Os sintomas típicos da Má Oclusão Dentária são:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Alinhamento incorreto dos dentes
- Alteração na aparência da face
- Desconforto ao mastigar ou morder
- Problemas de fala, incluindo o desenvolvimento de ceceio
- Respirar pela boca ao invés do nariz
Diagnósticos da Má Oclusão Dentária: A Má Oclusão Dentária normalmente é diagnosticada por meio de exames odontológicos de rotina. O dentista examina os dentes e pode fazer uma radiografia para determinar se os dentes estão corretamente alinhados. Se for detectada má oclusão, ela será classificada por tipo e gravidade. Existem três diferentes classes de má oclusão:
Classe 1: A Má Oclusão Dentária de classe 1 é diagnosticada quando os dentes superiores se sobrepõem aos dentes inferiores. Nesse tipo de má oclusão, a mordida é normal e a sobreposição é pequena. A classe 1 é o tipo mais comum de má oclusão.
Classe 2: A Má Oclusão Dentária classe 2 é diagnosticada quando existe uma sobre mordida grave. Essa condição, conhecida como retrognatismo, significa que a maxila e os dentes superiores ultrapassam significativamente a mandíbula e os dentes inferiores.
Classe 3: A Má Oclusão Dentária de classe 3 é diagnosticada quando existe prognatismo grave. Essa condição significa que a mandíbula se projeta para frente, o que faz com que os dentes inferiores avancem em relação à maxila e aos dentes superiores.
Tratamentos da Má Oclusão Dentária: A maioria das pessoas com Má Oclusão Dentária leve não exigirá nenhum tratamento. No entanto, seu dentista pode encaminhá-lo para um ortodontista se sua Má Oclusão Dentária for grave. Dependendo do seu tipo de Má Oclusão Dentária, seu ortodontista pode recomendar vários tratamentos. Estes podem incluir:
- Aparelhos para corrigir a posição dos dentes
- Remoção de dentes para corrigir o superlotação
- Remodelação, ligação ou encapsulamento de dentes
- Cirurgia para remodelar ou encurtar a mandíbula
- Fios ou placas para estabilizar o osso maxilar
O tratamento para a doença também pode resultar em algumas complicações. Esses incluem:
- Cárie dentária
- Dor ou desconforto
- Irritação da boca pelo uso de aparelhos, como aparelhos
- Dificuldade em mastigar ou falar durante o tratamento
Prevenção da Má Oclusão Dentária: Prevenir a Má Oclusão Dentária pode ser difícil porque a maioria dos casos de Má Oclusão Dentária são hereditários. Os pais de crianças pequenas devem limitar a utilização de chupeta e garrafa para ajudar a reduzir as mudanças no desenvolvimento da mandíbula. A detecção precoce de má oclusão pode ajudar a diminuir o comprimento (e gravidade) do tratamento necessário para corrigir o problema.
Perspectiva a Longo Prazo da Má Oclusão Dentária: O tratamento da Má Oclusão Dentária em crianças e adultos geralmente resulta em correção do problema. O tratamento precoce na infância reduzirá a duração do tratamento e também o tornará menos caro.
Os adultos também podem obter bons resultados. No entanto, o tratamento para adultos geralmente leva mais tempo e será mais caro. Quanto antes você tratar maloclusão, melhor será o resultado.