Os perigos do macarrão instantâneo para saúde são inúmeros e a maioria das pessoas não ser atenta para o mal que ele traz para saúde. Alem disso, o tão consumido macarrão instantâneo, conhecido também como miojo, é um alimento muito comum na rotina de inúmeras pessoas.
Por ser um alimento que oferece muita praticidade, principalmente para quem não gosta de cozinhar ou não tem muito tempo para fazer pratos mais elaborados, ele acaba se tornando a refeição escolhida por muitos.
Além de ter o preço acessível, o alimento também possui um sabor que agrada o paladar de adultos e crianças, se tornando um alimento gostoso e prático. Mas como qualquer alimento industrializado, ele carrega alguns ingredientes que podem prejudicar drasticamente a nossa saúde.
Conhecendo o macarrão instantâneo:
Se você também costuma consumir o macarrão instantâneo, precisa saber quais são os males que esse alimento tão comum pode trazer para a sua saúde.
Muitas marcas acrescentam vários aditivos, conservantes, aromatizantes, hidroquinona terciário-butil (TBHQ) que é um poderoso conservante químico extraído do petróleo.
Essas químicas são utilizadas para que o sabor do macarrão seja realçado e suas propriedades preservadas. Mesmo que o consumo dessas substâncias químicas seja permitido em certa quantidade, o consumo excessivo pode causar graves problemas gástricos.
Nas mulheres que costumam consumir o alimento duas vezes por semana ou mais, o risco de adquirir uma síndrome metabólica é ainda maior, já as que consumem raramente o alimento, não apresentaram riscos.
Com isso o estudo concluiu que quando consumidos o produto em excesso, podemos desencadear a obesidade, pressão alta, problemas cardíacos e o diabetes.
Sua composição é produzida por várias marcas, com diversos sabores e substâncias altamente desfavoráveis para o bem estar dos seus consumidores, principalmente mulheres e crianças.
Perigos do macarrão instantâneo para saúde:
Segundo os últimos levantamentos de profissionais da área da saúde, a dinamização desse produto pode vir a desenvolver múltiplas patologias, como:
- Dor de cabeça;
- Náuseas;
- Queimação peitoral;
- Sudorese;
- Enxaquecas;
- Acúmulo de gordura na região abdominal;
- Pressão alta;
- Colesterol alto;
- Glicemia;
- Diabetes;
- Eleva a retenção de líquido;
- Doenças cardíacas;
O macarrão instantâneo é fabricado com farinha branca e refinada, e precisa passar por um longo processo em sua produção, tudo isso para garantir seu sabor e textura, mas, para a infelicidade de muitos, o seu valor nutricional é altamente baixo, por isso ele não oferece os nutrientes necessários para garantirmos uma alimentação saudável.
Além de não suprir nossas necessidades diárias, ele também pode levar à obesidade e outros males a nossa saúde.