Doença de Parkinson – O que é, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, o doença de Parkinson afeta as células nervosas no cérebro que produzem dopamina. Os sintomas da doença de Parkinson incluem rigidez muscular, tremores e alterações na fala e na marcha. Após o diagnóstico, os tratamentos da doença de Parkinson podem ajudar a aliviar os sintomas, mas não há cura. A doença de Parkinson é o segundo transtorno neurodegenerativo mais comum e o transtorno do movimento mais comum.
É caracterizada por perda progressiva do controle muscular, o que leva ao tremor dos membros e da cabeça em repouso, rigidez, lentidão e comprometimento do equilíbrio. À medida que os sintomas pioram, pode tornar-se difícil caminhar, conversar e completar tarefas simples. A progressão da doença de Parkinson e o grau de comprometimento variam de indivíduo a indivíduo. Então, confira Doença de Parkinson – O que é, Sintomas e Tratamentos.
Causas: As células nervosas usam uma substância química do cérebro chamada dopamina para ajudar a controlar os movimentos musculares. O Parkinson ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem dopamina são destruídas lenta e progressivamente. Sem a dopamina, as células nervosas dessa parte do cérebro não podem enviar mensagens corretamente. Isso leva à perda da função muscular. O dano piora com o tempo. A causa exata do desgaste destas células do cérebro é desconhecida, mas os médicos acreditam que uma mistura de fatores possa estar envolvida:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Genética: mutações genéticas específicas podem estar envolvidas nas causas do Parkinson, mas estes casos são raros, acontecem geralmente com membros da família afetados pela doença de Parkinson. No entanto, algumas mutações genéticas parecem aumentar o risco de doença
Meio ambiente: a exposição a determinadas toxinas ou fatores ambientais podem aumentar o risco de doença de Parkinson no futuro, mas o risco é relativamente pequeno.
Sintomas da Doença de Parkinson: Os principais sinais e sintomas da doença de Parkinson são:
- Tremor
- Rigidez
- Movimentos letificados
- Postura encurvada
- Desequilíbrio
- Congelamento
Outros sintomas comuns: Além dos sintomas citados, que são fundamentais para se suspeitar da doença de Parkinson, existem outras manifestações que também são comuns na doença, como:
- Alterações do sono, como insônia, pesadelos ou sonambulismo;
- Tristeza e depressão;
- Tontura;
- Dificuldade para sentir cheiros;
- Suor excessivo;
- Dermatites na pele;
- Intestino preso;
- Demência do Parkinson, em que há perda da memória.
Estes sintomas da doença de Parkinson podem estar presentes em maior ou menor intensidade, de acordo com o desenvolvimento da doença de Parkinson cada pessoa.
Tratamentos: Não há cura para o mal de Parkinson, porém, os tratamentos atuais são bastante efetivos no controle dos sintomas. Uma das drogas mais usadas é a levodopa + carbidopa (Sinemet), que é transformada em dopamina dentro do cérebro. Várias outras drogas que simulam a ação da dopamina no cérebro podem ser usadas, entre elas: bromocriptina, pramipexol e ropinirol. Além do tratamento para Parkinson medicamentoso, a prática de exercícios regulares é importante para retardar os sintomas motores da doença.