Conheça as maneiras eficazes de reduzir o gás no estômago, pois se sua barriga costuma ficar tensa e inchada depois de comer, pode ser devido ao gases. Isso geralmente é causado pela produção excessiva de gás – geralmente de sua dieta – ou por um sistema digestivo lento. Inchaço pode ser doloroso e fazer você se sentir cheio quando não come muito.
O que causa excesso de gás no estômago?
A maneira mais comum de o gás entrar no trato digestivo é através da ingestão de ar. Todos nós engolimos ar quando estamos comendo ou bebendo, mas tendemos a engolir ainda mais quando mastigamos chiclete, bebemos refrigerantes ou comemos muito rápido. Se você não soltar esse gás, ele passará para o intestino e para o intestino.
Outra causa séria são bactérias e leveduras no intestino grosso. O intestino grosso é onde os carboidratos, como açúcares, amidos e fibras, são decompostos. É também onde microorganismos como bactérias e leveduras residem – bons e ruins. As boas bactérias trabalham para quebrar esses carboidratos não digeridos em um processo chamado fermentação.
Como reduzir o gás no estômago?
Se você acha que sofre regularmente de gases, é importante examinar o que está comendo.
No entanto, pode haver outras causas, como infecção gastrointestinal, disbiose e até influências psicológicas, como estresse. Em outros casos, pode ser que você não tenha sido ativo o suficiente para que o gás se mova pelo seu corpo como normalmente. Isso pode ocorrer em viagens de longa distância ou sentado em uma mesa o dia todo.
Aqui estão 7 remédios caseiros para ajudar você a se livrar do gás no estômago:
1. Mude sua dieta:
Isso pode parecer óbvio, mas evitar alimentos que causam gases pode ser o remédio mais fácil de todos. Infelizmente, muitas pessoas não fazem a conexão entre certos alimentos e seus sintomas.
Os culpados mais comuns são vegetais como brócolis, couve de Bruxelas, couve e cebola. Frutas como maçãs e peras também tendem a causar gases, assim como legumes. mudar a sua Dieta e uma das maneiras eficazes de reduzir o gás no estômago.
2. Mastigue sua comida corretamente:
Tomar o seu tempo para comer devagar e beber devagar ajudará a reduzir a quantidade de ar que você engole. Uma maneira fácil de fazer isso é colocar o garfo entre os bocados.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Algumas pessoas até gostam de contar o número de vezes que mastigam cada bocado: recomenda-se cerca de 32 vezes para quebrar os alimentos, para que percam a textura. essa e uma das mais simples das maneiras eficazes de reduzir o gás no estômago.
3. Auxiliares digestivos:
Existem muitos tipos de auxiliares digestivos naturais disponíveis agora na forma de suplementos vendidos sem receita. Eles contêm enzimas digestivas que trabalham com as enzimas do próprio corpo, ajudando a tornar a digestão mais rápida e eficiente.
Certos tipos de suplementos podem conter enzimas específicas úteis para quebrar carboidratos complexos em feijões e outros alimentos “produtores de gás”. Converse com um naturopata ou profissional de saúde sobre um suplemento de qualidade que contém a mistura certa de enzimas para se adequar à sua dieta.
4. Tome carvão ativado:
O carvão ativado é um remédio seguro e natural para o tratamento de excesso de gases e inchaço. Este tipo especial de carvão vegetal foi fabricado de maneira a torná-lo adequado para consumo humano.
Quando você engole o carvão, ele funciona atraindo as toxinas e os líquidos para que possam ser expelidos do corpo. Isso ajuda a reduzir os gases e o inchaço e também ajuda a remover qualquer irritante do intestino.
5. Tome um probiótico:
Os suplementos probióticos são um meio eficaz de fornecer as bactérias ‘boas’ que seu intestino precisa para decompor os alimentos de maneira eficiente.
Os probióticos também podem ajudar a reequilibrar as bactérias no seu intestino se você estiver sofrendo de Candida ou SIBO.
6. Saia de adoçantes artificiais:
Muitos produtos dietéticos – especialmente aqueles rotulados como “sem açúcar” conterão grandes quantidades de adoçantes artificiais, como sorbitol ou aspartame.
Isso pode causar mais gases no intestino, porque seu corpo não consegue quebrar as estruturas. O sorbitol também é conhecido por causar cólicas e diarreia se tomado em grandes doses. É também um ingrediente importante em chicletes sem açúcar e refrigerantes diet, os quais também fazem você engolir ar e piorar ainda mais o gás!
7. Chá de ervas:
Existem muitas ervas maravilhosas que ajudam a acalmar o estômago inchado e permitem que o gás preso saia do trato digestivo.
Um dos melhores são as sementes de erva-doce. As sementes de erva-doce contêm um composto que relaxa espasmos no músculo liso do intestino, ajudando a passagem do gás. Você pode mastigar as sementes diretamente ou saborear um chá de erva-doce depois de comer. Tomar um cházinho ta no topo da lista das melhores maneiras eficazes de reduzir o gás no estômago.