Após a carne vermelha, glúten e ovos, agora a Margarina está na lista de alimentos mais controversos. Isso tem levado a pessoas se questionarem se a Margarina Faz Mal ou se seria um alimento que tem seu lugar na dieta para a manutenção do corpo e saúde.
O que é margarina?
O termo é normalmente empregado para descrever gorduras alimentares de origem vegetal usadas na substituição à manteiga.
No tempo de sua criação, há mais de dois séculos, a Margarina era usada como uma alternativa mais em conta à manteiga, embora também fosse de origem animal.
No século anterior, os cientistas relataram um método para solidificar os óleos vegetais, naturalmente líquidos em temperatura ambiente.
Assim a gordura dos animais foi substituída na fórmula original, sendo possível ter até 20% de gordura animal na Margarina “moderna”.
Embora tenha de fato um custo mais em conta que as outras manteigas.
Ela ganhou bastante espaço nas últimas décadas devido às campanhas dos órgãos de saúde, que incentivaram uma redução no consumo de gorduras saturadas de origem animal.
Hoje a Margarina é usada não apenas por aqueles que querem reter dinheiro, mas por muitos indivíduos que acreditam que ela é mais saudável que a manteiga.
O que é mais saudável manteiga ou margarina?
A manteiga, que é um produto lácteo obtido após a separação do creme do leite.
É composta por 80% a 82% de gordura do leite, 16 a 17% de água e 1 a 2% de sólidos do leite. Está disponível como manteiga salgada, doce e com gordura reduzida.
A manteiga também contém gorduras saturadas, proteínas, cálcio e fósforo com algumas vitaminas lipossolúveis essenciais, como as vitaminas A, D e E.
A margarina, por outro lado, é preparada a partir de óleos vegetais líquidos pelo processo de hidrogenação que satura os ácidos graxos através da adição de hidrogênio.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Tanto a manteiga quanto a margarina contêm aproximadamente a mesma porcentagem de gordura, quase 70% a 80%.
Eles diferem entre si em relação à sua preparação, ingredientes, sabor, valor nutricional e tipo de ácidos graxos.
A margarina eleva o nível de lipoproteína de baixa densidade ou colesterol “ruim” e reduz as lipoproteínas de alta densidade ou colesterol “bom”.
Mas nem todas as margarinas são saudáveis, pois a quantidade de gordura trans varia entre os vários tipos de margarinas.
Por outro lado, a manteiga é produzida a partir de leite animal, como vaca, ovelha, cabra, iaque e búfalo, pelo simples processo mecânico de agitação.
Contém alto teor de gordura saturada e colesterol, mas não gorduras trans. Aumenta a absorção de outros nutrientes nos alimentos e tem um sabor melhor que a margarina.
Embora a manteiga seja uma escolha melhor do que a margarina, as pessoas com sobrepeso ou obesidade geralmente são aconselhadas a não consumir manteiga.
A margarina faz mal à saúde?
Bem, a gordura trans pode prejudicar o organismo, mas nem todas as margarinas apresentam ácidos graxos trans em sua composição.
Isso pode significar que nem toda Margarina Faz Mal à Saúde, correto? Não exatamente.
Porque a margarina faz mal?
A Margarina faz mal principalmente porque possui gordura trans e altos níveis de lipídios, e além disso, ela pode causar oxidação no nosso organismo.
Contém muitos aditivos e é um produto puramente sintético em comparação com a manteiga totalmente natural e rica em nutrientes.
O consumo de margarina pode levar a um aumento da incidência de:
- Doenças cardíacas;
- Câncer;
- Níveis de colesterol;
- Reduzir a qualidade do leite materno;
- Diminuir a resposta imune;
- Diminuir a resposta à insulina.
O segredo para a margarina é usar com moderação, o que pode ser compreendido em consumir poucas gramas em alimentos durante o dia.
Como é feita a margarina?
O seu processo de múltiplas etapas para a fabricação do alimento envolve a utilização de solvente químico, metal catalisador, espessantes, emulsificantes, corantes.
Além de uma série de outras substâncias químicas que estão longe de torná-la um produto saudável.
Com a recente “demonização” das gorduras trans, muitos fabricantes de alimentos foram obrigados a recorrer a outro mecanismo para fabricar Margarina com a mesma textura e sabor.
Portanto, escolher por alimentos com menos etapas de processamento como a manteiga ainda é uma melhor opção do que escolher produtos que apenas parecem ser mais saudáveis.