Nem todos nós estamos familiarizados com o Marmelo. Um parente próximo de maçãs e peras, é uma fruta de outono que foi completamente negligenciada. Mas, ao contrário dessas frutas, o Marmelo cru tem um gosto azedo e adstringente, o que torna bastante difícil comer.
O Marmelo maduro tem uma carne branca e fibrosa muito dura, que é dura como uma rocha. Enquanto o Marmelo cru não é comestível, a fruta torna-se surpreendentemente aromática, macia e doce quando cozida em açúcar.
A carne transforma-se magicamente de uma cor rosada e rosada profunda, emanando um maravilhoso aroma que enche sua cozinha e seus quartos.
Embora leve algum esforço para converter esta fruta visualmente desagradável e não comestível em uma das frutas saborosas e perfumadas, definitivamente vale a pena o esforço!
- Ajuda a acelerar perda de peso;
- É ótimo para pele;
- Ajuda a reduzir inflamação;
- É ótimo melhorar digestão;
- É excelente para prevenir câncer;
- Ajuda a melhorar a digestão;
- É ótimo para prevenir problemas no coração;
- É excelente para prevenir o diabetes;
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
- Ajuda a combater bactérias e vírus.
Valor Nutricionais do Marmelo
O Marmelo é nutricionalmente rico, o que o torna extremamente bom para sua saúde de muitas maneiras. É um baixo teor de calorias, colesterol zero e fruta sem gordura com muita fibra dietética, proteína, antioxidantes e vários outros nutrientes como vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, magnésio e ferro. Então, veja agora em detalhes os principais benefícios do Marmelo para saúde:
Benefícios do Marmelo para saúde
Para Pele:
O Marmelo contém uma ampla gama de compostos bioativos que podem melhorar a beleza e a saúde da sua pele. Os extratos obtidos com esta fruta são amplamente utilizados em muitos produtos para cuidados com a pele e cosméticos.
Os compostos fenólicos no Marmelo têm fortes propriedades antioxidantes que ajudam a neutralizar e eliminar os radicais livres que causam mutação em células saudáveis.
Ao destruir os radicais livres, essas substâncias retardam o processo de envelhecimento e reduzem a ocorrência de rugas, linhas finas e manchas escuras.
Eles também possuem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que ajudam a prevenir problemas de pele como acne e espinhas. As propriedades anti-alergênicas da fruta são úteis na prevenção de condições de pele, como dermatite.
Para Acelerar a Perda de Peso:
O Marmelo é uma fruta com baixas calorias, que é alta em fibras alimentares. Isso ajuda na perda de peso, melhorando a digestão e aumentando seu metabolismo.
A fibra nesta fruta satisfaz seu apetite e mantém-se mais cheio por um longo período de tempo. Como resultado, você se abstém de lanches freqüentes e excessos.
O consumo regular de Marmelo é, portanto, uma ótima maneira de perder alguns quilos extras e manter um peso saudável.
Para Reduzir Inflamação:
A fruta de Marmelo mostrou possuir poderosas propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda na redução da inflamação. Por causa desta propriedade, o Marmelo tem um grande potencial como remédio natural para dores nas articulações, dor muscular e artrite.
Segundo a pesquisa, polifenóis no Marmelo reduz as chances de inflamação das articulações, inibindo a liberação de histaminas.
Para Melhorar Digestão:
Os antioxidantes e nutrientes encontrados no Marmelo eliminam as toxinas e os resíduos do cólon e ajudam a prevenir o câncer de cólon, bem como muitos problemas gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, diarreia, diverticulite, inflamação e úlceras gástricas.
Para Prevenir Câncer:
Os altos níveis de compostos fitonutrientes e fenólicos no Marmelo têm poderosas propriedades antioxidantes e, portanto, são extremamente benéficos na redução dos riscos de doenças que ameaçam a vida, como o câncer.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Os radicais livres no corpo desempenham um papel fundamental na causa do câncer ao danificar as células e o DNA, levando à mutação de células saudáveis.
Os antioxidantes ajudam a neutralizar os efeitos desses radicais livres e a proteger a célula do dano oxidativo. A polpa de Marmelo contém certos compostos adstringentes como catequina e epicatequina que se ligam a toxinas e produtos químicos no cólon, protegendo assim o câncer de cólon. Muitos estudos indicam que o consumo regular de Marmelo é benéfico na redução do risco de vários tipos de câncer.
Para o Coração:
A hipertensão e o colesterol são duas questões freqüentemente associadas a problemas cardíacos. Felizmente, o Marmelo tem nutrientes certos na quantidade certa para combater esses dois fatores.
O Marmelo é rico em fibras de pectina que ajuda a baixar o LDL ou o colesterol ruim no sangue que podem obstruir as artérias e causar ataques cardíacos.
O potássio é um mineral encontrado em quantidades elevadas nesta fruta, o que faz com que os vasos sanguíneos relaxem, permitindo que o sangue flua suavemente e facilmente sem colocar nenhuma pressão sobre o sistema cardiovascular.
Além disso, os antioxidantes no Marmelo protegem contra o dano dos radicais livres e reduzem os riscos de doenças cardíacas.
Para Prevenir o Diabetes:
O consumo de alimentos ricos em fibras e o bom funcionamento do sistema digestivo são fundamentais para controlar as flutuações do açúcar no sangue em seu corpo.
O exercício regular e uma dieta bem equilibrada com muitas frutas e vegetais frescos são muitas vezes recomendados para pessoas que sofrem de diabetes.
O Marmelo é rico em fibras, o que ajuda a diminuir a digestão e a absorção de açúcar na corrente sanguínea.
Estudos indicam que um extrato obtido a partir de Marmelo não maduro contém compostos bioativos, tais como ácido quínico, sorbitol, ácido ciclopropanocarboxílico e pvinilfenol, o que inibe a ação da alfa-amilase, uma enzima que acelera a degradação do amido dos alimentos em maltose e depois em glicose dentro do corpo. Assim, ao inibir esta enzima, o Marmelo ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Para o Sistema Imunológico:
Além de muitos antioxidantes, o Marmelo é rico em nutrientes como a vitamina C que aumenta seu sistema imunológico e protege você de doenças. A vitamina C fortalece sua imunidade aumentando o número de glóbulos brancos que combatem os micróbios invasores.
Para Combater Bactérias e Vírus:
Estudos revelam que o Marmelo tem a capacidade de proteger seu corpo de bactérias, vírus e fungos. Os extratos de sementes de Marmelo revelaram efeitos anti-bacterianos contra bactérias gram negativas e gram positivas devido à presença de taninos que precipitam a proteína microbiana dessas bactérias, privando-as de proteínas nutricionais e impedindo seu desenvolvimento e crescimento.
Os extratos de Marmelo também possuem propriedades anti-fúngicas e anti-virais. Os efeitos anti-virais do Marmelo ajudam na prevenção de resfriados comuns e gripe.
Para Acabar com a Diarreia:
O Marmelo tem sido utilizada há muito tempo na medicina tradicional chinesa como remédio para o tratamento da diarreia. As propriedades antibacterianas desta fruta são eficazes contra bactérias como Escherichia coli que causam essa condição.
Um chá feito das folhas de Marmelo também pode ajudar a curar essa diarreia. Pegue um copo de água fervida e saia de 2 ou 3 folhas de Marmelo. Deixe-o repousar por cerca de 15 minutos, após o que as folhas são retiradas. Beba o chá regularmente para aliviar a diarreia.
Como Escolher e Consumir do Marmelo
O Marmelo pode ser consumido ao natural ou industrializado na forma de compotas, sucos geleias e marmelada. A planta é usada como porta-enxerto de marmeleiro e de pereiras.
O marmeleiro, no Brasil, é consumido quase que exclusivamente na forma industrializada, e os frutos são importados do Uruguai e Argentina.
Contraindicações e Efeitos Colaterais do Marmelo
Até o momento não foram registrados nenhum tipo de efeito colateral ou contraindicação a respeito do consumo do Marmelo, porém o consumo em excesso pode causar danos.