Início » Doenças » Mau Hálito (Halitose) – O que é, Causas e Tratamentos!

Mau Hálito (Halitose) – O que é, Causas e Tratamentos!

O que é Mau Hálito (Halitose)?: A halitose é uma alteração do hálito que o torna desagradável, podendo significar ou não uma mudança patológica. É um sinal indicativo de que alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica (que requer apenas orientação), esteja acontecendo. O mau hálito não significa apenas uma doença, mas também, uma alteração das condições fisiológicas como por exemplo a halitose matinal, que a maioria das pessoas têm.

O mau hálito em geral é um problema de saúde com conseqüências sociais e econômicas, morais e psicoafetivas tão sérias que aflige, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial. O mau hálito também é conhecido como hálito fétido, mau hálito, fedor da boca e Halitose.

Mau Hálito (Halitose)

Quais São os Sintomas de Mau Hálito?: Além de um mau cheiro na boca, você também pode perceber um gosto ruim na boca. Se o sabor é devido a uma doença subjacente e não por causa de partículas de alimentos presas, pode não desaparecer mesmo se você escovar os dentes e usar antisséptico bucal.

O que Provoca o Mau Hálito?

Má Higiene Dental: As bactérias quebram as partículas de alimentos presas nos dentes ou na boca. A combinação das bactérias e a comida presa na boca produz um odor desagradável. A escovação e o fio dental remove regularmente os alimentos presos antes dele começar a proporcionar um mau odor.

Escovar também remove a placa bacteriana, uma substância pegajosa que se forma sobre os dentes e faz com que apareça o odor. O acúmulo de placa bacteriana pode causar cáries e doença periodontal. O mau hálito também pode ser um problema se você usar dentaduras e não limpá-los todas as noites.

Alimentos e Bebidas Fortes: Quando você come cebola, alho ou outros alimentos com odores fortes, o estômago absorve óleos dos alimentos durante a digestão. Estes óleos passam para a corrente sanguínea e viajam para os pulmões. Isso produz um odor que outros podem notar em sua respiração por até 72 horas. A ingestão de bebidas com odores fortes, como o café, também pode contribuir para o mau hálito.

Fumante: Fumar cigarros ou charutos provoca um mau odor e resseca a boca, o que pode fazer com que o mau hálito seja ainda pior.

Boca Seca: A boca seca também pode ocorrer se você não criar saliva suficiente. A saliva ajuda a manter sua boca limpa e reduz o odor. A boca seca pode ser um problema se você tiver uma condição da glândula salivar, dormir com a boca aberta, ou tomar certos medicamentos, incluindo aqueles que tratam a pressão arterial elevada e condições urinária.

Doença Periodontal: A doença periodontal acontece quando você não remove a placa bacteriana prontamente dos dentes. Com o tempo, a placa endurece em tártaro. Você não pode remover o tártaro por escovação, e isso pode irritar a gengiva. O tártaro pode causar bolsos, ou pequenas aberturas, de modo a formar na zona situada entre os dentes e gengivas. A comida, bactérias e a placa dental pode acumular nos bolsos, causando um odor forte.

Problemas de Sinusite, Boca ou Garganta: O mau hálito também podes e desenvolver se você tem: uma infecção do sinus, drenagem pós-nasal, bronquite crônica, uma infecção no sistema respiratório superior ou inferior e pedras da amígdala.

Doenças: O mau hálito pode ser um sintoma de algumas doenças, incluindo doença do rim, a diabetes, e transtorno reflexo gastro-esofágico (GERD). O GERD é uma causa relativamente comum de halitose. Se tiver insuficiência renal, hepática ou diabetes, a respiração pode ser similar a cheiro de peixe. Quando o diabetes não está sob controle, a respiração pode ter cheiro frutado.

Mau Hálito

Como o Mau Hálito é Diagnosticado? Seu dentista irá sentir o hálito e fazer perguntas sobre o seu problema. Podem recomendar-lhe agendar uma entrevista para a manhã, antes de escovar os dentes. Você pode esperar para responder a perguntas sobre quantas vezes você escova e usa fio dental, os tipos de alimento que você come, e quaisquer alergias ou doenças que você pode ter. Informe a seu médico quantas vezes você ronca, quais os medicamentos que você toma, e quando o problema começou.

O seu médico vai cheirar a boca, nariz e língua para diagnosticar o problema. Eles vão tentar determinar a fonte do odor. Se o odor não parece estar vindo de seus dentes ou a boca, seu dentista irá recomendar que você visitar o seu médico de família para descartar uma doença subjacente ou condição.

Quais São as Opções de Tratamento Para Mau Hálito?: Se o mau hálito é causado devido a um acúmulo de placa bacteriana, uma limpeza dental pode resolver o problema. A limpeza dental profunda pode ser necessária se você tem doença periodontal. O tratamento de problemas médicos subjacentes, como uma infecção sinusal ou doença renal, também pode ajudar a melhorar o mau hálito. Seu dentista pode recomendar que você use um produto de saliva artificial e beba bastante água, se a boca seca faz com que apareça problema de odor.

Como Posso Evitar Mau Hálito?: Você deve escovar os dentes duas ou mais vezes por dia. Use o fio dental diariamente, certificando-se de entrar entre todos os seus dentes. Use antisséptico bucal antimicrobiano diariamente para matar as bactérias. Escovar a língua com uma escova de dentes ou raspador de língua também pode ajudar a remover as bactérias.

Manter-se hidratado, muitas vezes, pode ajudar a eliminar ou evitar o mau hálito. Beba água para lavar as partículas de alimentos e manter sua boca úmida. Parar de Fumar se você fuma também pode ajudar a manter sua boca úmida e livre de odor.

Existem várias rotinas que podem evitar mau hálito. Limpe suas próteses, protetores bucais e retentores. Substitua a sua escova de dentes velha por uma nova a cada três meses, e agende uma limpeza dental e exame a cada seis meses.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.