Melasma – Causas, Sintomas e Tratamentos fiquem atentos. Além disso, o melasma é um distúrbio pigmentar da pele caracterizado por manchas escuras que surgem, de modo geral, na face. A formação do melasma está relacionada, principalmente, às características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez ou uso de anticoncepcionais, e exposição excessiva ao sol.
As manchas nascem predominantemente em mulheres e, no período de gravidez recebem a denominação de cloasma gravídico. Nesse caso, as manchas desaparecem após o período de gestação.
Quais são os Tipos de Melasma: Existe tipos variados de melasma, conheça quais são:
- Melasma epidérmico: tipo de melasma em que há depósito aumentado de melanina na epiderme. (Epiderme é a camada mais superficial da pele).
- Melasma Dérmico: nesse tipo os depósito de pigmento ocorrem da Derme (camada mais profunda da pele), ao redor dos vasos superficiais e profundos.
- Melasma Misto: O aumento de pigmentos tanto na epiderme, quanto na derme. Podendo ser mais concentrado em um ou em outro.
Quanto à localização o melasma pode se apresentar, mas comumente da seguinte forma:
- Melasma de padrão facial.
- Melasma Malar: nas maçãs do rosto.
- Melasma Centro Facial: ocorre na testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo.
Também pode aparecer nos braços, colo e às vezes ombro e costas.
Principais Causas: As manchas que aparecem principalmente na região das maçãs do rosto, da testa e do buço são resultado de uma alteração hormonal, seja pelo uso da pílula ou gravidez, ou pela exposição exagerada ao sol. O principal fator desencadeante do melasma é a exposição solar excessiva, com frequência exagerada ou em horários impróprios.
Principais Sintomas: O melasma se caracteriza pelo escurecimento de áreas do rosto que mais frequentemente são expostas ao sol. Para identificar o problema podem-se observar as cores das manchas, que variam de acordo com o tom de pele de cada um, o formato das manchas costuma ser irregular e, normalmente, simétrico, assim, são iguais dos dois lados da face.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
As mulheres mais jovens são as mais propensas a desenvolver a doença, sendo que o melasma pode aparecer de um dia para o outro.
Como se trata de uma doença crônica e, por isso, existem momentos em que o melasma pode reaparecer, é preciso tratar a pele de forma constante para evitar que o problema reapareça. Não tem cura, mas com os cuidados certos pode ser perfeitamente controlado.
Como Prevenir: Apesar das tendências que estimulam o surgimento do melasma na pele, é possível prevenir o quadro, confira algumas dicas:
- Use filtro solar todos os dias e lembre da reaplicação.
- Evite a exposição excessiva ao sol e ao calor.
- Resfrie a pele sempre que necessário: a aplicação da água termal é uma ótima alternativa.
- Utilize proteções físicas, como chapéu e guarda-sol.
- Aposte em comprimidos antioxidantes, à base de polypodium leucotomos ou picnogenol, regularmente. Elas ajudam a prevenir os efeitos danosos de radicais livres sobre as células da pele.
Converse com o seu médico dermatologista para que ele possa indicar os melhores tipo de produtos para a sua pele e, ainda, o tratamento ideal para o seu caso.
Tratamentos: O tratamento é difícil, demorado e delicado, o cliente tem que ter a consciência que o melasma é uma hipercromia que não tem cura definitiva, mas sim tratamento contínuo para que haja uma melhora do quadro, mas vale lembrar que requer muita disciplina e comprometimento por parte do paciente, para que não haja efeito rebote nas manchas, como por exemplo se expor na radiação solar, pois o melasma, irá se manifestar com força e ainda piorar o quadro.
Remédio Caseiro Para Tratar o Melasma: Há alguns remédios caseiros que ajudam a tratar de uma forma simples e natural sem sair de casa, e não se esqueça de limpar bem sua pele antes de iniciar qualquer tratamento caseiro. Esta máscara pode ser utilizada por pelo menos 3 vezes na semana, ou até você obter os resultados desejados. Então, confira a receita para Tratar o Melasma usando o Açafrão.
Ingredientes:
- 5 colheres (sopa) de Açafrão em pó.
- 10 colheres (sopa) de leite.
- 1 colher de sopa de farinha de trigo.
Modo de Preparo:
- Misture bem todos os ingredientes para formar uma pasta.
- Aplique esta pasta uniformemente sobre a área afetada pelo Melasma.
- Deixe secar por 20 minutos.
- Em seguida enxague com água morna e seque com uma toalha limpa.
Obs: O uso de protetor solar diariamente é importante para todas as pessoas, mas para aquelas que sabidamente têm tendência a adquirir o melasma ou se enquadram nos fatores de risco os cuidados devem ser ainda maiores.