Melioidose – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Melioidose, também chamada de doença de Whitmore, é uma doença infecciosa que pode infectar seres humanos ou animais. A doença é causada pela bactéria Burkholderia pseudomallei.É predominantemente uma doença de climas tropicais, especialmente no Sudeste Asiático e no norte da Austrália, onde é generalizada.As bactérias que causam Melioidose são encontradas em água contaminada e solo. É espalhado para seres humanos e animais através do contato direto com a fonte contaminada.
Transmissão da Melioidose: As pessoas podem obter Melioidose através de contato direto com solo contaminado e águas superficiais. Considera-se que os seres humanos e os animais adquirem a infecção por inalação de poeira contaminada ou gotículas de água, ingestão de água contaminada e contato com solo contaminado, especialmente através de abrasões cutâneas.
É muito raro que as pessoas peguem a doença de outra pessoa. Embora alguns casos tenham sido documentados, o solo contaminado e as águas superficiais continuam sendo a principal maneira pela qual as pessoas ficam infectadas.
Além dos seres humanos, muitas espécies animais são suscetíveis à Melioidose, incluindo:
- Ovelha
- Cabras
- Suínos
- Cavalos
- Gatos
- Cães
- Gado
Sintomas da Melioidose: Existem vários tipos de infecção por Melioidose, cada um com seu próprio conjunto de sintomas. No entanto, é importante notar que a Melioidose possui uma ampla gama de sinais e sintomas que podem ser confundidos com outras doenças como tuberculose ou formas mais comuns de pneumonia.
Infecção sanguínea:
Infecção Pulmonar:
O tempo entre uma exposição à bactéria que causa a doença e o aparecimento de sintomas não está claramente definido, mas pode variar de um dia para muitos anos; Geralmente os sintomas aparecem duas a quatro semanas após a exposição.
Embora pessoas saudáveis possam ter Melioidose, os principais fatores de risco são:
- Diabetes
- Doença hepática
- Doença renal
- Talassemia
- Câncer ou outra condição de supressão imune não relacionada ao HIV
- Doença pulmonar crônica (como fibrose cística, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e bronquiectasias).
Tratamento da Melioidose: Quando uma infecção por Melioidose é diagnosticada, a doença pode ser tratada com o uso de medicamentos adequados.
O tipo de infecção e o curso do tratamento afetarão o resultado a longo prazo. O tratamento geralmente começa com terapia antimicrobiana intravenosa (dentro de uma veia) por 10-14 dias, seguida de 3-6 meses de terapia antimicrobiana oral.
A terapia intravenosa consiste em:
- Ceftazidime administrado a cada 6-8 horas
- Meropenem administrado a cada 8 horas
A terapia antimicrobiana oral consiste em:
- Trimetoprim-sulfametoxazol tomado a cada 12 horas
- Doxiciclina tomada a cada 12 horas
Pacientes com alergias à penicilina devem notificar seu médico, que pode prescrever um curso de tratamento alternativo.
Em 2010, a HHS convocou um workshop com líderes internacionalmente reconhecidos no campo de espécies de Burkholderia (a espécie de germe que causa Melioidose, moras e outras infecções relacionadas) e clínicos com experiência no tratamento de Burkholderia.
Os participantes da oficina recomendaram regimes de tratamento para e profilaxia pós-exposição para Melioidose e mutilação.