O meloxicam é um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE). Ele age reduzindo hormônios que causam inflamação e dor no corpo. O meloxicam é utilizado no tratamento da dor ou inflamação causada pela Artrite reumatoide e osteoartrite em adultos. Este medicamento é também utilizado no tratamento da Artrite reumatoide juvenil em crianças com pelo menos 2 anos de idade.
O que é meloxicam e para que serve?
O meloxicam trata a artrite . Reduz a dor, inchaço e rigidez das articulações. ele é conhecido como um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE). Se você estiver tratando uma condição crônica, como a artrite, pergunte ao seu médico sobre tratamentos não medicamentosos ou usando outros medicamentos para tratar sua dor.
Meloxicam pode passar para o leite materno e pode prejudicar um bebê em amamentação. Não deve amamentar enquanto estiver a utilizar este medicamento. Além disso este medicamento não é aprovado para uso por pessoas com menos de 2 anos de idade.
Para que é indicado o medicamento meloxicam?
O comprimido oral de meloxicam pode ser usado para tratamento a curto ou longo prazo. Isso traz riscos se você não tomar como prescrito pelo seu médico. Se você parar de tomar o medicamento ou não o tomar: seus sintomas permanecerão e podem piorar.
Se você deixar de tomar as doses ou não ingerir o medicamento dentro do prazo: o medicamento pode não funcionar tão bem ou pode parar de funcionar completamente. Para que esta droga funcione bem, uma certa quantidade precisa estar em seu corpo o tempo todo.
Como devo tomar meloxicam?
Tome meloxicam exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Portanto, o seu médico pode, ocasionalmente, alterar a sua dose para garantir que obtém os melhores resultados.
Não tome este medicamento em quantidades maiores ou por mais tempo do que o recomendado. Além disso, use a dose mais baixa que é eficaz no tratamento da sua condição. Você pode tomar meloxicam com ou sem alimentos.
Agite bem a suspensão oral (líquido) antes de medir uma dose. Meça o medicamento líquido com a seringa dosadora fornecida, ou com uma colher de dosagem especial ou copo de medicamento. Se você não tiver um dispositivo de medição da dose, pergunte ao seu farmacêutico.
- Se uma criança estiver tomando este medicamento, informe o seu médico se a criança tiver alguma alteração de peso. Além disso, as doses de meloxicam baseiam-se no peso em crianças.
- Se você usar este medicamento a longo prazo, pode precisar de exames médicos frequentes.
- Armazenar à temperatura ambiente, longe da humidade e calor.
- Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.
- Leia todas as informações do paciente, guias de medicação e folhas de instruções fornecidas a você. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida.
O que acontece se eu perder uma dose de meloxicam?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Portanto, não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
O que devo evitar enquanto tomar meloxicam?
Evite beber álcool. Pode aumentar o risco de hemorragia no estômago. Além disso, evite tomar aspirina enquanto estiver a tomar meloxicam. Pergunte a um médico ou farmacêutico antes de usar qualquer medicação para resfriado, alergia ou dor.
Muitos medicamentos disponíveis sem receita contêm aspirina ou outros medicamentos semelhantes ao meloxicam. Portanto, levar certos produtos juntos pode fazer com que você consiga muito desse tipo de medicação. Verifique o rótulo para ver se um medicamento contém aspirina, ibuprofeno, cetoprofeno ou naproxeno.
Efeitos colaterais do meloxicam:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral: dor no peito se espalhando para sua mandíbula ou ombro, dormência súbita ou fraqueza em um lado do corpo, fala arrastada, falta de ar.
Pare de usar meloxicam e chame seu médico imediatamente se você tiver:
- O primeiro sinal de qualquer erupção cutânea, não importa quão leve;
- Falta de ar (mesmo com esforço leve);
- Inchaço ou ganho de peso rápido;
- Sinais de sangramento no estômago – fezes com sangue ou com alcatrão, tossindo sangue ou vômito que se assemelha a grãos de café;
- Problemas no fígado – Náuseas, dor no estômago, comichão, sensação de cansaço, sintomas semelhantes aos da gripe, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
- Problemas renais – pouca ou nenhuma micção urinária, dolorosa ou difícil, inchaço nos pés ou tornozelos, cansaço ou falta de ar;
- Glóbulos vermelhos baixos (anemia) – pele pálida, sensação de tontura ou falta de ar, ritmo cardíaco acelerado, dificuldade de concentração;
- Reação cutânea grave – febre, dor de garganta, inchaço da face ou língua, ardor nos olhos, dor de pele seguida de uma erupção cutânea vermelha ou roxa que se espalha (especialmente na face ou parte superior do corpo) e causa bolhas e descamação.
Os efeitos colaterais comuns do meloxicam podem incluir:
- dor no estômago, Náusea, vômito, azia;
- Diarreia, Constipação, gás;
- Tontura;
- Sintomas de resfriado, sintomas de gripe.
Como tomar meloxicam?
Osteoartrite:
- inicial: 7.5 mg por via oral uma vez ao dia
- manutenção: 7.5 mg por via oral uma vez ao dia
- máxima: 15 mg por via oral diariamente
Artrite reumatoide:
- inicial: 7.5 mg por via oral uma vez ao dia
- manutenção: 7.5 mg por via oral uma vez ao dia
- máxima: 15 mg por via oral diariamente
Artrite reumatoide juvenil:
Maior ou igual a 2 anos: 0,125 mg / kg por via oral uma vez ao dia
Dose máxima: 7,5 mg por via oral diariamente
Não houve benefício adicional demonstrado pelo aumento da dose acima de 0,125 mg / kg uma vez ao dia em ensaios clínicos.
Que outras drogas afetarão o meloxicam?
Pergunte ao seu médico antes de usar meloxicam se você tomar um antidepressivo como citalopram, escitalopram, fluoxetina (Prozac), fluvoxamina, paroxetina, sertralina (Zoloft), trazodona ou vilazodona. Tomar qualquer um destes medicamentos com um AINE pode causar ferimentos ou sangramento.
Além disso, informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer um que você inicie ou pare de usar, especialmente:
- Ciclosporina;
- Lítio;
- Metotrexato;
- Sulfonato de poliestireno de sio (Kayexalate);
- Um sangue mais fino (varfarina, Coumadin, Jantoven);
- Medicação para pressão arterial ou cardíaca, incluindo um diurético ou “pílula de água”;
- Medicamento esteroide (como a prednisona).