Memantina – Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais que podem ser causados por este medicamento. Além disso, a Memantina é utilizada para tratar os sintomas da doença de Alzheimer (DA; doença cerebral que destrói lentamente a memória e a capacidade de pensar, aprender, comunicar e lidar com as atividades diárias). A Memantina está em uma classe de medicamentos chamados antagonistas do receptor NMDA.
Funciona diminuindo a atividade anormal no cérebro. A Memantina pode melhorar a capacidade de pensar e lembrar ou pode retardar a perda dessas habilidades em pessoas que têm DA. No entanto, a Memantina não irá curar a DA ou evitar a perda dessas habilidades em algum momento no futuro.
O que é Memantina?
Memantina é um medicamento de prescrição. Ele vem em três formas: comprimido de liberação imediata, solução oral e cápsula de liberação prolongada.
O comprimido oral de Memantina está disponível como a droga de marca Namenda. Também está disponível como um medicamento genérico. Medicamentos genéricos geralmente custam menos que a versão de marca. Em alguns casos, eles podem não estar disponíveis em todas as forças ou formas como o medicamento de marca.
- A Memantina pode ser usada como parte de uma terapia combinada. Isso significa que você precisa tomá-lo com outras drogas para tratar a demência associada à doença de Alzheimer.
- A Memantina reduz as ações de substâncias químicas no cérebro que podem contribuir para os sintomas da doença de Alzheimer.
- A Memantina é utilizada no tratamento da demência moderada a grave do tipo Alzheimer.
- A Memantina também pode ser utilizada para fins não mencionados neste guia de medicação.
Usos da Memantina:
A Memantina é utilizada no tratamento da confusão moderada a grave (demência) relacionada com a doença de Alzheimer. Ela não cura a doença de Alzheimer, mas pode melhorar a memória, a consciência e a capacidade de desempenhar funções diárias. Esta medicação funciona bloqueando a ação de uma certa substância natural no cérebro (glutamato) que se acredita estar ligada aos sintomas da doença de Alzheimer.
Como Usar a Memantina:
Leia a bula se disponível pelo seu farmacêutico, antes de tomar a Memantina e sempre que receber uma remessa. Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico. A dosagem é baseada em seu problema médico e resposta ao tratamento. Quando você começa a tomar este medicamento, você geralmente deve tomar uma vez ao dia. Para reduzir o risco de efeitos secundários, o seu médico pode orientá-lo a começar este medicamento com uma dose baixa e aumentar gradualmente a sua dose. Siga as instruções do seu médico cuidadosamente. Uma vez que sua dose aumenta para mais de 5 miligramas por dia, tome este medicamento duas vezes ao dia ou conforme indicado pelo seu médico.
Caso esteja tomando Memantina líquido oral, leia a folha de instruções do fabricante que acompanha o frasco. Use a seringa oral disponibilizada com o produto para medir sua dose. Não use uma colher doméstica porque você pode não conseguir a dose correta. Engula a medicação diretamente da seringa. Não misture com água ou outros líquidos. Lave a seringa com água após cada utilização. Consulte o seu médico ou farmacêutico caso esteja com alguma dúvida.
Use este medicamento regularmente para conseguir extrair um maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome ao mesmo tempo todos os dias.
Informe à seu médico caso o problema piore.
Efeitos Colaterais da Memantina:
Dores no corpo, tontura, constipação e dor de cabeça podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe à seu médico ou farmacêutico imediatamente.
Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.
Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.
Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.
Precauções:
Antes de tomar Memantina, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico; ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: problemas renais, infecções do trato urinário, mudanças na dieta recente (de uma dieta rica em proteínas para uma dieta vegetariana).
Este remédio pode lhe deixar tonto. Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até poder executar com segurança. Limite de bebidas alcoólicas. Converse com seu médico se você estiver usando maconha.
Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico ou dentista sobre todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).
Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.
Não se conhece se este remédio passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.
Interações:
As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentar o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos usados (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.
Alguns produtos que podem interagir com este remédio incluem: inibidores da anidrase carbônica (como acetazolamida, metazolamida) e bicarbonato de sódio.
Overdose:
Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: inquietação, alteração de personalidade, alucinações, sonolência e perda de consciência.
Notas:
Não compartilhe este medicamento com os outros.
Dose Perdida:
Se você perder uma dose, tome-a assim que se lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.
Caso se tenha esquecido de tomar Memantina durante vários dias, fale com o seu médico antes da próxima dose. Pode ser necessário começar de novo com uma dose mais baixa e aumentá-la lentamente.
Armazenamento:
Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não armazene no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.