Menopausa – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, a Menopausa pode acontecer em seus 40 ou 50 anos, mas a idade média é de 51 no brasil. A Menopausa é um processo biológico natural. Embora também termine a fertilidade, você pode permanecer saudável, vital e sexual. Algumas mulheres sentem-se aliviadas porque não precisam mais se preocupar com a gravidez.
Mesmo assim, os sintomas físicos, como ondas de calor e sintomas emocionais da Menopausa, podem interromper seu sono, diminuir sua energia ou – para algumas mulheres – desencadear ansiedade ou sentimento de tristeza e perda. Não hesite em procurar tratamento para sintomas que o incomodam. Muitos tratamentos efetivos estão disponíveis, desde ajustes de estilo de vida até terapia hormonal.
Causas da Menopausa: Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes no instante do nascimento. Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa). Mulher nenhuma é capaz de formar novos folículos para repor os que se foram.
Quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, caem irreversivelmente. Entre outras causas possíveis da Menopausa, estão as cirurgias ginecológicas que incluem a retirada dos ovários.
Sintomas da Menopausa: Outros sintomas comuns desse período são:
- Alterações menstruais (antes do término completo)
- Coceira e secura vaginal, que pode levar a dor na relação sexual
- Redução da libido
- Diminuição do tamanho dos seios e perda de firmeza
- Sudorese noturna
- Problemas para dormir
- Mudanças de humor, com períodos de ansiedade, irritabilidade e depressão, além da diminuição da auto-estima
- Ganho de peso e desaceleração do metabolismo
- Pele seca e cabelos mais finos
- Diminuição da elasticidade da pele
- Dores de cabeça
- Aumento da porosidade dos ossos.
Nem toda mulher apresenta todos esses sintomas. Seu aparecimento varia caso a caso e conforme a fase do climatério.
Tratamentos da Menopausa: A Menopausa não requer nenhum tratamento médico. Em vez disso, os tratamentos se concentram em aliviar seus sinais e sintomas e prevenir ou gerenciar condições crônicas que podem ocorrer com o envelhecimento. Os tratamentos podem incluir:
- Terapia hormonal: A terapia com estrogênios permanece, de longe, a opção de tratamento mais efetiva para aliviar as ondas de calor da Menopausa. Dependendo do seu histórico médico pessoal e familiar, seu médico pode recomendar o estrogênio na menor dose necessária para proporcionar alívio de sintoma para você. Se você ainda tem seu útero, você precisará de progestágeno além de estrogênio. O estrogênio também ajuda a prevenir a perda óssea. E a terapia hormonal pode beneficiar seu coração se iniciado dentro de cinco anos após o último período menstrual.
- Estrogênio vaginal: Para aliviar a secura vaginal, o estrogênio pode ser administrado diretamente à vagina usando um creme, comprimido ou anel vaginal. Este tratamento libera apenas uma pequena quantidade de estrogênio, que é absorvido pelos tecidos vaginais. Pode ajudar a aliviar a secura vaginal, o desconforto com as relações sexuais e alguns sintomas urinários.
- Antidepressivos de baixa dose: Certos antidepressivos relacionados à classe de medicamentos denominados inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) podem diminuir os canais de calor da Menopausa. Um antidepressivo de baixa dose para o gerenciamento de ondas de calor pode ser útil para mulheres que não podem tomar estrogênio por razões de saúde ou para mulheres que precisam de um antidepressivo para um transtorno de humor.
- Gabapentina (Neurontin): A gabapentina é aprovada para tratar convulsões, mas também foi mostrado para ajudar a reduzir os hot-flashes. Esta droga é útil em mulheres que não podem usar terapia de estrogênio e naquelas que também têm enxaquecas.
- Medicamentos para prevenir ou tratar a osteoporose: Dependendo das necessidades individuais, os médicos podem recomendar medicamentos para prevenir ou tratar a osteoporose. Existem vários medicamentos disponíveis que ajudam a reduzir a perda óssea eo risco de fraturas.
Antes de decidir sobre qualquer forma de tratamento, fale com seu médico sobre suas opções e os riscos e benefícios envolvidos com cada um. Reveja suas opções anualmente, pois suas necessidades e opções de tratamento podem mudar.Medicamentos Para Menopausa: Os medicamentos mais usados para o tratamento da Menopausa são:
- Acetoflux
- Depo-Provera
- Estriol
OBS: Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção da Menopausa: A Menopausa é uma parte natural do ciclo de vida da mulher e não pode ser evitada. No entanto, muitos dos sintomas da Menopausa podem ser gerenciados de forma eficaz, fazendo escolhas de estilo de vida saudáveis preventivas. Além disso, muitas das complicações da menopausa podem ser evitadas com um estilo de vida saudável e vigilância sobre a sua saúde. Eis como prevenir Menopausa:
- Tenha uma alimentação saudável
- Durma bem
- Pare de fumar
- Pratique exercícios regularmente