Menopausa Precoce – Causas, Sintomas e Tratamentos mais adequados para lidar com essa causa. Além disso, a Menopausa Precoce é o quadro clínico que se apresenta quando a mulher entra na menopausa antes dos 32 anos, ou seja, período em que ela fica um ano ou mais sem menstruar com sintomas específicos. A Menopausa Precoce não é um distúrbio hormonal, mas a falência ovariana em uma mulher jovem.
A Menopausa Precoce ou Falência Ovariana Prematura (FOP) é a perda temporária ou definitiva da função gonadal (de produzir hormônios) que acontece após a menarca (primeira menstruação) e antes dos 40 anos de idade. Ela é caracterizada pela diminuição do número de folículos ovulatórios (óvulos) e é exatamente essa condição que vai gerar alteração hormonal.
O que é a Menopausa Precoce: A maioria das mulheres entra na menopausa “natural” entre os 45 e 55 anos. A média é 51 anos de idade. Quando a menopausa surge antes dos 40 anos, dizemos que a mulher teve uma Menopausa Precoce, pois seus ovários entraram em falência mais cedo do que o habitual.
Além de lidar com os sintomas típicos da menopausa, como fogachos, Secura vaginal e alterações de humor, muitas mulheres submetidas à Menopausa Precoce têm de lidar com problemas emocionais importantes, principalmente se uma gravidez ainda estava nos seus planos. Mulheres ainda sem filhos que recebem o diagnóstico de Menopausa Precoce podem ficar emocionalmente devastadas.
Principais Sintomas: Os sinais e sintomas da Menopausa Precoce são similares àqueles experimentados pelas pacientes que estão passando pelo período da menopausa e apresentam uma típica deficiência de estrogênio. Eles incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Sudorese noturna;
- Ciclos menstruais irregulares (com intervalos longos ou com ausência de menstruação) que podem aparecer após a gestação ou após a parada do uso de pílula anticoncepcional;
- Desejo sexual hipoativo
- Secura vaginal;
- Irritabilidade ou dificuldade de concentração;
- Fogachos (ondas de calor).
Principais Causas: O envelhecimento antecipado dos ovários pode levar a uma Menopausa Precoce, e esta pode ser causada por fatores como:
- Alterações genéticas no cromossomo X que podem ser diagnosticadas através de um exame genético;
- Mãe ou avó com histórico de Menopausa Precoce;
- Doenças autoimunes;
- Deficiências enzimáticas como a Galactosemia, uma doença genética causada pela falta da enzima galactose, podem levar ao aparecimento da Menopausa Precoce;
- Quimioterapia e exposição exagerada a radiações como ocorre na radioterapia, ou a certas toxinas como as do cigarro ou dos pesticidas;
- Algumas doença infecciosas como Caxumba, infecção por Shigella e malária, podem também raramente provocar a Menopausa Precoce.
Tratamentos: Não existe uma cura disponível para bloquear a Menopausa Precoce e induzir os ovários a retomar a ovulação. As mulheres com Menopausa Precoce têm um longo período de vida na pós-menopausa, o que significa um maior risco de problemas de saúde tais como o início precoce da osteoporose e doenças cardíacas.
Pode ser recomendada a terapia hormonal até que a mulher atinge a idade da menopausa (cerca de 51 anos) para tratar os sintomas da menopausa e reduzir o risco de início precoce da osteoporose e doenças cardíacas. Outros tratamentos são:
- Suplementos de Cálcio e Vitamina D;
- Tratamento com estrogênio e outros alternativos.