Menstruação com Coágulos de Sangue – O que é, Causas e Tratamentos. Além disso, na hora de ir ao banheiro, percebe-se que saiu um coágulo de sangue e lá vem o susto. A primeira pergunta que se faz é: o que é isso? Mas calma, esse tipo de alteração é comum, apesar de assustar. Será que é necessário bater aquele desespero? Será alguma doença? A alteração é bastante comum e costuma causar preocupação em quem se depara com a surpresa durante o período menstrual. Mas, afinal, será que é preciso mesmo ficar alerta? Esses coágulos menstrual podem ser indício de alguma doença?Então, confira Menstruação com Coágulos de Sangue – O que é, Causas e Tratamentos.
Por que a menstruação com coágulos : Segundo profissionais, os pedacinhos de sangue são partes do endométrio, que se descola naturalmente do útero da mulher para que ocorra a menstruação. A menstruação vem da descamação do tecido que fica dentro do útero e isso acontece com todas as mulheres, é natural. O que acontece de diferente para que o sangue venha com coágulos é a quantidade de sangue. Pode ser que a eliminação do endométrio venha maior ou menor intensidade, dependendo da ação hormonal, para eliminar mais ou menos tecido endometrial.
Essa intensidade do fluxo é bastante individual e o fenômeno pode acontecer de diferentes formas com cada mulher. É possível que seja uma característica comum àquela pessoa e que ela tenha todas as menstruações com pedaços de sangue. Também pode acontecer de ser um caso isolado, em apenas uma menstruação, e que não se repita nas próximas.
Causas da Menstruação Com Coágulos: As alterações de fluxo que podem gerar os coágulos têm origens distintas. Entenda algumas possíveis causas capazes de influenciar no ciclo menstrual, aumentando ou diminuindo o fluxo – o que pode resultar no surgimento ou desaparecimento dos pedaços de sangue.
Miomas: Existem mulheres com ciclo normal que, com a idade, passam a desenvolver miomas. Eles fazem com que haja uma dificuldade maior nas contrações naturais do útero. Com isso, a mulher pode sangrar por um período maior e também com intensidade maior, fazendo com que surjam os coágulos durante a menstruação.
Menopausa: Nesse período, que costuma ter início nas mulheres por volta dos 40 anos, acontecem alterações hormonais que podem fazer a formação de tecido endometrial ficar anormal. Com isso, algumas passam a ter sangramentos irregulares e muito intensos, que não respeitam o ciclo , e vêm acompanhados de coágulos.
Pílula anticoncepcional: A pílula tem uma carga de hormônio que influencia diretamente no fluxo sanguíneo. Mas, no caso, ela agiria de forma a eliminar os pedaços de sangue em mulheres que têm menstruações com coagulação. Quando a mulher toma pílula a camada do endométrio afina e a tendência é o sangramento coagular e diminuir, deixando de ter coágulos.
Sintomas da Menstruação com Coágulos: Menstruação com sangue coagulado pode ser doença? Quando o fluxo intenso acontece, o sangue acumula na cavidade da vagina e o que era líquido se transforma através de um mecanismo de coagulação da menstruação natural. Isso não é uma patologia, é um mecanismo individual. Às vezes é de um ciclo que a mulher sangrou mais e veio com coágulo, mas depois não vem mais. Ou pode ter por característica acontecer sempre. De toda forma, esse não é um claro sinal de alguma doença.
Apesar de o sangramento em coágulos ser uma condição comum e que não indique claramente uma doença, é possível que ele tenha origem patológica. Não é necessário se preocupar demais, porque o mais comum é que não haja nenhum problema ginecológico.
O que pode acontecer é se descobrir através dessa menstruação irregular e com coágulos que a menina tem alguma alteração relacionada à coagulação do sangue, aos fatores ligados a isso, e não à ginecologia. Pode ser um distúrbio da parte hematológica que faça o sangramento coagular ser intenso demais. Mas essa é uma condição rara.
Há Riscos Na Menstruação com Coágulos: Mesmo sem os coágulos indicarem nada grave, se eles se tornarem constantes o profissional indica procurar por um médico. Isso porque somente um especialista poderá fazer os exames necessários para descobrir a causa da intensidade de eliminação de sangue durante a menstruação e, se necessário, tomar os cuidados necessários para evitar uma possível anemia causada pela eliminação intensa de sangue. Esse seria o possível risco de uma menstruação com pedaços de sangue, desenvolver uma anemia, já que essa característica indica uma grande perda de sangue no período menstrual.