A menstruação escura pode ser sinal de alterações hormonais, problemas no útero, estresse ou doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo, quando a mulher começa a tomar a pílula anticoncepcional pela primeira vez, troca de pílula ou utiliza a pílula do dia seguinte, a menstruação também pode ficar mais escura ou tipo borra de café, voltando ao normal no próximo ciclo.
Além disso, a cor do sangue da menstruação tende a ser mais escura (vermelho escuro ou marrom) nos primeiros e últimos dias, sendo vermelho vivo no meio da menstruação. Cada mulher pode apresentar uma coloração diferente do sangramento, especialmente as que usam algum tipo de anticoncepcional hormonal. Isso é normal e não há motivos para preocupações.
A duração da menstruação pode variar entre 3 a 7 dias a depender da mulher, do seu ciclo menstrual e da utilização de métodos anticoncepcionais hormonais. Durante a menstruação, a cor do sangue pode variar entre marrom, vermelho escuro a vermelho vivo e, quando o fluxo é intenso, pode haver presença de coágulos.
É importante a mulher observar seu corpo para compreender como seu ciclo menstrual funciona e quais as características dele. Em caso de dúvidas, pode procurar o/a ginecologista, médico/a de família ou clínico/a geral.
Pílula do dia seguinte provoca menstruação escura?
Sim! A pílula do dia seguinte (PDS) muitas vezes equivale a uma cartela completa de anticoncepcional. Por isso há um aumento significativo de hormônios no corpo. Quando esse hormônio tem uma queda brusca, a menstruação escura pode vir e tudo isso referente a PDS. Por isso, a pílula do dia seguinte deve sim ser levada em consideração quando acontecem esses sangramentos de borra.
É mais do que normal acontecerem sangramentos em datas inesperadas após o uso da pílula do dia seguinte. A pílula do dia seguinte é um bom método de emergência, porém não é 100% eficaz. Mesmo havendo a menstruação escura, se não vier a menstruação como esperado, deve-se procurar um médico para melhor orientar e investigar a gravidez.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Causas da menstruação escura:
Na maioria dos casos, a menstruação escura e com pouco fluxo não representa nenhum tipo de problema para a saúde da mulher. Porém, pode ser provocada por algumas doenças ou estar relacionada ao uso de medicamentos.
Os casos mais comuns são problemas uterinos ou podem estar relacionados a distúrbios da coagulação sanguínea, mudanças hormonais, doenças sexualmente transmissíveis ou até câncer. Além disso, é importante cuidar da saúde e procurar um ginecologista para avaliar a situação no caso de anormalidades na menstruação.
Sintomas da menstruação escura:
A menstruação escura tem como característica: pouca perda de sangue e coloração bem escura, com aspecto “borra de caf锲. Ao contrário do que se pensa, e não é a menstruação em si.
Ela é causada por algum estímulo hormonal inadequado que afeta o endométrio e faz com que o endométrio se descame de forma errada. O tempo de acúmulo da descamação no canal vaginal é que causa a coloração escura. Essa é a chamada hemorragia de escape, causada por algum processo hormonal desequilibrado¹.
A menstruação escura, geralmente, não representa nenhum problema de saúde. O sangue pode apresentar essa coloração mais escura no início ou no final do ciclo e, desde que em pouca quantidade, é perfeitamente normal.
Caso a menstruação escura venha em pouca quantidade e por pouco tempo (geralmente por um ou dois dias), sem o acompanhamento do fluxo normal e de cor vermelha intensa, pode ser sinal de gravidez. Nos primeiros seis dias após o embrião se prender ao útero, pode acontecer o chamado sangramento de implantação ou nidação, o que gera a confusão com o período menstrual.
Quando devo ir ao médico?
Normalmente alterações no sangramento menstrual são normais e não indicam problemas, mas o ginecologista deve ser consultado se também surgirem outros sintomas ou sinais como:
- Menstruação que dura mais de 7 dias;
- Ficar sem menstruar por mais de 3 meses;
- Ter sangramentos de escape;
- Dor na região íntima;
- Febre acima de 38º C;
- Tonturas;
- Palidez na pele ou abaixo das unhas.
Também é importante lembrar que em casos de suspeita de gravidez, o aparecimento de sangramentos escuros, em pedaços ou em grandes quantidades também é motivo para procurar o médico porque pode se tratar de um aborto espontâneo, e pode ser necessário fazer uma curetagem para limpar o útero.
Como tratar a menstruação escura?
A melhor forma de regularizar a menstruação e acabar com a menstruação escura é procurando um ginecologista para seguir um tratamento hormonal. Além disso, esse tratamento pode ser a base de anticoncepcional ou medicação para reposição hormonal como é o caso do Cicloprimogyna.