Quando uma mulher tem um período menstrual regular o mais comum é ser capaz de sentir os diferentes sintomas da menstruação, que geralmente ocorrem não só durante a própria menstruação, mas durante a pré – fase ovulatória, ovulatória e pós – ovulatória. Mas o que acontece quando uma mulher tem a menstruação irregular?
Ao longo de sua vida, uma mulher pode ser afetada por uma série de problemas considerados “femininos”. Entre os mais proeminentes ou habituais, podemos encontrar com a ausência de menstruação, cólicas menstruais ou a dor típica dos ovários.
No entanto, uma menstruação irregular é pelo menos uma situação preocupante para as mulheres que sofrem com ela, pois pode se tornar um “problema” quando, por exemplo, você quer engravidar e não consegue estabelecer quando pode voltar ovular em qualquer caso, conhecer suas causas e o tratamento a ser seguido sempre pode ser muito apropriado.
O que é menstruação irregular?
Antes de falar sobre menstruação irregular, é muito importante descobrir o que o ciclo menstrual é considerado normal para uma mulher. Normalmente, o ciclo menstrual tende a durar entre 21 a 35 dias, considerando de fato como normal que o ciclo menstrual tenha essa duração. Embora seja comum afirmar que o ciclo menstrual dura 28 dias.
E qual é o ciclo menstrual? Muito simples: é o período que passa entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro da menstruação ou da regra a seguir.
Isso significa que uma mulher pode ter um ciclo menstrual de 24 dias e outra de 34 dias e, no entanto, é absolutamente normal. Desta forma, é possível verificar a duração dos ciclos, embora seja verdade que cada ciclo menstrual pode diferir de mês para mês.
Tudo depende da mulher e até do estado de saúde que você tem naquele momento. Assim, há mulheres a quem o período menstrual aparece como se fosse um relógio de verdade, enquanto há outras cujo período menstrual difere um pouco da data nos últimos meses.
Assim, a menstruação irregular é conhecida quando a menstruação leva mais de 42 dias para aparecer. Isso porque poucas mulheres têm um período de 28 dias invariável, já que a grande maioria possui ciclos que variam entre 21 e 35 dias.
A este respeito, não são dois tipos de menstruação irregular: a amenorreia (quando a mulher pára de menstruar temporariamente), e oligomenorrhea (quando mulheres menstruadas, mas faz ocasionalmente).
De fato, os distúrbios menstruais são muito frequentes, especialmente em idades entre 10 e 20 anos, e ocorrem normalmente em torno de 50% dos adolescentes durante os dois primeiros anos após a chegada da primeira regra.
Causas:
Devemos ter em mente que existem várias causas que podem influenciar se a mulher tem um período menstrual irregular ou não. Os mais comuns podem ser resumidos abaixo:
Transtornos Emocionais:
São geralmente oscilações que tendem a ocorrer naturalmente, sendo causadas por vários transtornos emocionais, como Estresse ou Ansiedade.
Ovários Policísticos:
Os ovários policísticos, além da menstruação irregular, também causam outros sintomas, como excesso de pelos e Obesidade.
Variações Hormonais:
Quando o equilíbrio hormonal é alterado (como no caso da adolescência ou pré-menopausa), é comum que ocorram menstruações irregulares.
Outros Problemas de Saúde:
Como distúrbios da tireoide ou diabetes, entre outros.
O que fazer se você tiver períodos menstruais irregulares?
Ele é perfeitamente possível ter períodos menstruais que não coincidem no tempo ou o momento em que a menstruação só vem para você, especialmente quando comparado com o mês anterior, uma vez que pode ser adiantado ou atrasado e absolutamente normal. Ou seja, a regra pode ser avançada alguns dias ou atrasada 2 ou 3 dias e ser algo normal.
Além do mais, você sabia que apenas entre 15 e 20% das mulheres têm um ciclo menstrual típico de 28 dias?
Mas quando a menstruação se torna irregular, especialmente quando antes do período era regular, é importante consultar o ginecologista, que fará um exame clínico e, se necessário, realizará alguns exames adicionais. Também é importante visitar o ginecologista quando ocorrerem perdas intermenstruais ou perdas sanguíneas pesadas.
Tratamento:
O tratamento da menstruação irregular dependerá da causa que causou sua aparência. Por exemplo, caso a causa seja um distúrbio emocional como a Ansiedade ou o Estresse, o tratamento básico é que a mulher tente relaxar e manter um estilo de vida descontraído.
Se a causa for ovários policísticos, é um problema que pode ser corrigido por cirurgia ou tratamento hormonal.
E no caso de nos depararmos com oscilações hormonais, a menstruação tende a regular com o passar do tempo.