Mesotelioma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, o Mesotelioma (me-zoe-thee-lee-O-muh) é um tipo de câncer que ocorre na fina camada de tecido que cobre a maioria dos seus órgãos internos (mesotélio). O Mesotelioma é uma forma agressiva e mortal de câncer. Os tratamentos de Mesotelioma estão disponíveis, mas para muitas pessoas com Mesotelioma, uma cura não é possível.Os médicos dividem o Mesotelioma em diferentes tipos com base em que parte do mesotélio é afetada. O Mesotelioma geralmente afeta o tecido que envolve os pulmões (pleura).Este tipo é chamado Mesotelioma pleural. Outros, tipos mais raros de Mesotelioma afetam tecido no abdômen (Mesotelioma peritoneal), ao redor do coração e ao redor dos testículos. O Mesotelioma não inclui uma forma de tumor não canceroso (benigno) que ocorre no peito e às vezes é chamado de Mesotelioma benigno ou tumor fibroso solitário.
Causas de Mesotelioma: Em geral, o câncer começa quando uma série de mutações genéticas ocorrem dentro de uma célula, fazendo com que a célula cresça e se multiplique fora de controle. Não está claro o que causa as mutações genéticas iniciais que levam ao Mesotelioma, embora os pesquisadores tenham identificado fatores que possam aumentar o risco. É provável que os cânceres se formem devido a uma interação entre muitos fatores, tais como condições herdadas, seu ambiente, suas condições de saúde e suas escolhas de estilo de vida.
Sintomas de Mesotelioma: Sinais e sintomas de Mesotelioma variam dependendo de onde o câncer ocorre. O Mesotelioma pleural, que afeta o tecido que envolve os pulmões, causa sinais e sintomas que podem incluir:
- Dor no peito sob a caixa torácica
- Tosso doloroso
- Falta de ar
- Pedaços de tecido incomuns debaixo da pele em seu peito
- Perda de peso inexplicada
O Mesotelioma peritoneal, que ocorre no tecido no abdômen, causa sinais e sintomas que podem incluir:
- Dor abdominal
- Inchaço abdominal
- Lombo de tecido no abdômen
- Perda de peso inexplicada
Outras Formas de Mesotelioma: Os sinais e sintomas de outros tipos de Mesotelioma não são claros, uma vez que estas formas da doença são muito raras. O Mesotelioma pericárdico, que afeta o tecido que envolve o coração, pode causar sinais e sintomas como dificuldade respiratória e dores no peito. O Mesotelioma da túnica vaginal, que afeta o tecido que envolve os testículos, pode ser detectado pela primeira vez como inchaço ou massa em um testículo.
Quando Consultar um Médico: Consulte o seu médico se tiver sinais e sintomas que possam indicar Mesotelioma. Sinais e sintomas de Mesotelioma não são específicos para esta doença e, devido à raridade do Mesotelioma, são mais prováveis de estar relacionados a outras condições. Se algum sinal e sintomas persistentes parecem incomuns ou incômodos, pergunte ao seu médico para avaliá-los. Informe o seu médico se você foi exposto ao amianto.
Fatores de Risco de Mesotelioma: Exposição ao amianto: o principal fator de risco para Mesotelioma. O amianto é um mineral que se encontra naturalmente no meio ambiente. As fibras de amianto são fortes e resistentes ao calor, tornando-as úteis em uma grande variedade de aplicações, como isolamento, freios, telhas, pavimentos e muitos outros produtos.
Quando o amianto é quebrado, como durante o processo de mineração ou ao remover o isolamento do amianto, podem ser criadas poeiras. Se o pó é inalado ou engolido, as fibras de amianto se instalam nos pulmões ou no estômago, onde podem causar irritação que pode levar ao Mesotelioma. Exatamente como isso acontece não é entendido. Pode levar de 20 a 40 anos ou mais para que o Mesotelioma se desenvolva após a exposição ao amianto.
A maioria das pessoas com anos de exposição ao amianto nunca desenvolve Mesotelioma. E, no entanto, outros com exposição muito breve desenvolvem a doença. Isso indica que outros fatores podem estar envolvidos na determinação de se alguém recebe Mesotelioma ou não. Por exemplo, você poderia herdar uma predisposição ao câncer ou alguma outra condição poderia aumentar seu risco. Outros Fatores que podem aumentar o risco de Mesotelioma incluem:
- História pessoal da exposição ao amianto. Se você foi exposto diretamente às fibras de amianto no trabalho ou em casa, seu risco de Mesotelioma é grandemente aumentado.
- Viver com alguém que trabalha com amianto. Pessoas que estão expostas ao amianto podem levar as fibras para casa em sua pele e roupas. A exposição a estas fibras dispersas ao longo de muitos anos pode colocar outros em casa em risco de Mesotelioma. As pessoas que trabalham com altos níveis de amianto podem reduzir o risco de trazer fibras de amianto ao tomar banho e mudar de roupa antes de sair do trabalho.
- Uma história familiar de Mesotelioma. Se seu pai, irmão ou criança tiver Mesotelioma, você pode ter um risco aumentado dessa doença.
Complicações de Mesotelioma: À medida que o Mesotelioma pleural se espalha no peito, pressiona as estruturas nessa área. Isso pode causar complicações, tais como:
- Dificuldade ao respirar
- Dor no peito
- Dificuldade em engolir
- Dor causada pela pressão nos nervos e medula espinhal
- Acumulação de líquido no tórax (derrame pleural), que pode comprimir o pulmão nas proximidades e dificultar a respiração
Testes e Diagnóstico de Mesotelioma:Se você tiver sinais e sintomas que possam indicar Mesotelioma, seu médico realizará um exame físico para verificar se há protuberâncias ou outros sinais incomuns. O seu médico pode ordenar exames de imagem, como uma radiografia de tórax e uma tomografia computadorizada (TC) de seu peito ou abdômen, para procurar anormalidades. Com base nas descobertas, você pode ser submetido a novos testes para determinar se mesotelioma ou outra doença está causando seus sinais e sintomas.
Biópsia: Biopsia, é um procedimento para remover uma pequena porção de tecido para exame laboratorial, é a única maneira de determinar se você tem Mesotelioma. Dependendo de qual área de seu corpo é afetada, seu médico seleciona o procedimento de biópsia certo para você. As opções incluem:
- Aspirativa por agulha fina: O médico remove o fluido ou um pedaço de tecido com uma pequena agulha inserida no peito ou no abdômen.
- Toracoscopia: Toracoscopia permite ao cirurgião ver dentro do seu peito. Neste procedimento, o cirurgião faz uma ou mais pequenas incisões entre suas costelas. Um tubo com uma pequena câmera de vídeo é então inserido em sua cavidade .torácica – um procedimento às vezes chamado de cirurgia toracoscópica assistida por vídeo (VATS). As ferramentas cirúrgicas especiais permitem ao seu cirurgião cortar pequenos pedaços de tecido para testes.
- Laparoscopia: A laparoscopia permite que o cirurgião veja dentro do abdômen. Usando uma ou mais pequenas incisões em seu abdômen, o cirurgião insere uma pequena câmera e ferramentas cirúrgicas especiais para obter um pequeno pedaço de tecido para exame.
- Toracotomia: A toracotomia é uma cirurgia para abrir o peito entre as costelas para permitir que um cirurgião verifique sinais de doença. Uma amostra de tecido pode ser removida para teste.
- Laparotomia: A laparotomia é uma cirurgia para abrir o abdômen para permitir que um cirurgião verifique sinais de doença. Uma amostra de tecido pode ser removida para teste.
A amostra de tecido é analisada sob um microscópio para verificar se o tecido anormal é Mesotelioma e quais os tipos de células envolvidas. O tipo de Mesotelioma que você determina seu plano de tratamento.
Estadiamento: Uma vez que o Mesotelioma é diagnosticado, seu médico ordena outros testes para determinar a extensão ou o estágio do câncer. Testes de imagem que podem ajudar a determinar o estágio do câncer podem incluir:
- Tomografia computadorizada do tórax e do abdômen
- Ressonância magnética (MRI)
- Tomografia por emissão de positrões (PET)
Seu médico determina quais testes são mais apropriados para você. Nem todas as pessoas precisam de todos os testes. Uma vez que a extensão do Mesotelioma pleural é determinada, um estágio é atribuído.
- O Mesotelioma do estágio I é considerado câncer localizado, o que significa que é limitado a uma porção do revestimento do tórax.
- O Mesotelioma do estágio II pode se espalhar além do revestimento do tórax para o diafragma ou para um pulmão.
- O Mesotelioma do estágio III pode se espalhar para outras estruturas dentro do tórax e pode envolver ganglios linfáticos próximos.
- O Mesotelioma do estágio IV é um câncer avançado que se espalhou mais extensamente no peito. O estágio IV também pode indicar que o Mesotelioma se espalhou para áreas distantes do corpo, como o cérebro, fígado e linfonodos em outros lugares do peito.
Os estágios formais não estão disponíveis para outros tipos de Mesotelioma porque esses tipos são raros e não são bem estudados.
Tratamentos de Mesotelioma: Os tratamentos da Mesotelioma depende da sua saúde e de certos aspectos do seu câncer, como seu estágio e localização. Infelizmente, o Mesotelioma muitas vezes é uma doença agressiva e, para a maioria das pessoas, uma cura não é possível. O Mesotelioma geralmente é diagnosticado em estágio avançado – quando não é possível remover o câncer por meio de uma operação. Em vez disso, seu médico pode trabalhar para controlar seu câncer para torná-lo mais confortável.
Discuta metas de tratamento com seu médico. Algumas pessoas querem fazer tudo o que podem para tratar seu câncer, mesmo que isso signifique efeitos colaterais duradouros para uma pequena chance de uma melhoria. Outros preferem tratamentos que os tornam confortáveis para que eles possam viver o tempo restante como livre de sintoma possível.
Cirurgia: Os cirurgiões trabalham para remover o Mesotelioma quando é diagnosticado em estágio inicial. Em alguns casos, isso pode curar o câncer. Às vezes, não é possível remover todo o câncer. Nesses casos, a cirurgia pode ajudar a reduzir os sinais e sintomas causados pelo Mesotelioma espalhando-se em seu corpo. As opções cirúrgicas podem incluir:
- Cirurgia para diminuir o acúmulo de fluido. O Mesotelioma pleural pode fazer com que o líquido se acumule no tórax, causando dificuldade em respirar. Os cirurgiões inserem um tubo ou um cateter no seu peito para drenar o fluido. Os médicos também podem ingerir remédios para o seu tórax para evitar que o líquido volte (pleuro dese).Cirurgia para remover o tecido ao redor dos pulmões ou abdômen. Os cirurgiões podem remover o tecido que reveste as costelas e os pulmões (pleurectomia) ou o tecido que reveste a cavidade abdominal (peritonectomia). Este procedimento não irá curar Mesotelioma, mas pode aliviar sinais e sintomas.
- Cirurgia para remover a maior parte do câncer possível (debulking). Se todo o câncer não puder ser removido, os cirurgiões podem tentar remover o máximo possível. O debulking permite que os médicos direcionem mais precisamente os tratamentos de radiação para aliviar a dor e o acúmulo de fluido causado pelo Mesotelioma.
- Cirurgia para remover um pulmão e o tecido circundante. A remoção do pulmão afetado e do tecido que a rodeia pode aliviar sinais e sintomas de Mesotelioma pleural. Se você receberá terapia de radiação no peito após a cirurgia, esse procedimento também permite que os médicos usem doses mais elevadas, uma vez que não precisam se preocupar em proteger seu pulmão de radiação prejudicial.
Quimioterapia: A quimioterapia usa produtos químicos para matar células cancerígenas. Quimioterapia sistêmica viaja em todo o corpo e pode encolher ou diminuir o crescimento de um Mesotelioma que não pode ser removido usando cirurgia. A quimioterapia também pode ser usada antes da cirurgia (quimioterapia neo adjuvante) para facilitar a operação ou após a cirurgia (quimioterapia adjuvante) para reduzir a chance de o câncer retornar.
Os fármacos de quimioterapia também podem ser aquecidos e administrados diretamente na cavidade abdominal (quimioterapia intra peritoneal), no caso do Mesotelioma peritoneal. Usando esta estratégia, os medicamentos de quimioterapia podem chegar ao Mesotelioma diretamente sem ferir células saudáveis em outras partes do corpo. Isso permite que os médicos administrem doses mais elevadas de drogas quimioterápicas.
Terapia de Radiação: A terapia de radiação concentra feixes de alta energia de fontes como raios-X e prótons para um ponto específico ou manchas em seu corpo. A radiação pode ser usada após a cirurgia para matar todas as células cancerosas remanescentes. Também pode ajudar a reduzir os sinais e sintomas de câncer avançado em situações onde a cirurgia não é uma opção.
Testes Clínicos: Ensaios clínicos são estudos de novos métodos de tratamento de Mesotelioma. Pessoas com Mesotelioma podem optar por um ensaio clínico para uma chance de experimentar novos tipos de tratamento. No entanto, uma cura não é garantida. Considere atentamente suas opções de tratamento e fale com seu médico sobre o que os ensaios clínicos estão abertos para você.
Sua participação em um ensaio clínico pode ajudar os médicos a entender melhor como tratar o Mesotelioma no futuro. Ensaios clínicos estão atualmente investigando uma série de abordagens novas para o tratamento do Mesotelioma, incluindo:
- Terapia direcionada, que envolve o uso de drogas que atacam anormalidades específicas dentro das células cancerígenas.
- Terapia biológica, que usa o sistema imunológico do seu corpo para combater o câncer.
- Terapia genética, que envolve a alteração dos genes dentro das células cancerosas, a fim de parar a doença.
Tratamento para Outros Tipos de Mesotelioma: O Mesotelioma pericárdico eo Mesotelioma da túnica vaginalis são muito raros. O câncer no estágio inicial pode ser removido através da cirurgia. Os médicos ainda não determinaram a melhor maneira de tratar os cânceres em fase posterior. O seu médico pode recomendar outros tratamentos para melhorar a sua qualidade de vida.
Medicina Alternativa: Nenhum tratamento de medicina alternativa se mostrou útil no tratamento do Mesotelioma. Mas tratamentos complementares e alternativos podem ajudar a controlar os sinais e sintomas do Mesotelioma. Discuta opções com o seu médico. O Mesotelioma pode causar pressão dentro do peito que pode fazer você se sentir como se estivesse sempre sem fôlego.
Seu médico pode recomendar o uso de oxigênio suplementar ou tomar medicamentos para torná-lo mais confortável, mas muitas vezes isso não é suficiente. Combinar os tratamentos recomendados pelo seu médico com abordagens complementares e alternativas pode ajudá-lo a se sentir melhor. Os tratamentos alternativos que mostraram alguma promessa em ajudar as pessoas a lidar com a falta de ar incluem:
- Acupuntura. Acupuntura usa agulhas finas inseridas em pontos precisos em sua pele.
- Treinamento de Respiração. Uma enfermeira ou fisioterapeuta pode ensinar-lhe técnicas de respiração para usar quando se sente sem fôlego. Às vezes você pode sentir-se sem fôlego e começar a entrar em pânico. O uso dessas técnicas pode ajudá-lo a sentir mais controle sobre sua respiração.
- Exercícios de Relaxamento. Os grupos musculares mais lentos e relaxantes podem ajudá-lo a sentir-se mais à vontade e respirar mais facilmente. Seu médico pode encaminhá-lo a um terapeuta que pode ensinar-lhe exercícios de relaxamento para que você possa fazê-los por conta própria.
- Usar um Ventilador. Dirigir um ventilador no seu rosto pode ajudar a aliviar a sensação de falta de ar.