O metilfenidato é um estimulante do sistema nervoso central. Ela afeta substâncias químicas no cérebro e nervos que contribuem para a hiperatividade e controle de impulsos ele é usado para tratar o transtorno de déficit de atenção (ADD), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e narcolepsia.ele também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.
Informação importante sobre metilfenidato:
O metilfenidato pode ser hábito, e este medicamento é uma droga de abuso. Informe o seu médico se você teve problemas com abuso de drogas ou álcool. Estimulantes causaram Derrame, ataque cardíaco e morte súbita em pessoas com pressão alta, doença cardíaca ou defeito cardíaco.
Não use metilfenidato se você tiver usado um inibidor da MAO nos últimos 14 dias, como isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina, rasagilina, selegilina ou tranilcipromina.
Além disso, ele pode causar psicose nova ou piorar (pensamentos ou comportamentos incomuns), especialmente se você tiver um histórico de Depressão, doença mental ou transtorno bipolar. Você pode ter problemas de circulação sanguínea que podem causar dormência, dor ou descoloração nos dedos das mãos ou dos pés.
Ligue para o seu médico imediatamente se tiver: sinais de problemas cardíacos – dor no peito, sensação de tontura ou falta de ar; sinais de psicose – paranoia, agressão, novos problemas de comportamento, ver ou ouvir coisas que não são reais; sinais de problemas circulatórios – ferimentos inexplicáveis nos dedos das mãos ou dos pés.
Como tomar metilfenidato?
Tome metilfenidato exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.
O metilfenidato pode ser viciante. Nunca compartilhe este medicamento com outra pessoa, especialmente alguém com histórico de abuso ou dependência de drogas. Mantenha a medicação em um lugar onde os outros não possam chegar a ela. Vender ou doar este remédio é contra a lei.
Leia todas as informações do paciente, guias de medicação e folhas de instruções fornecidas a você. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Para evitar problemas de sono, tome este medicamento de manhã.
O que acontece se eu perder uma dose de metilfenidato?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Pule a dose em falta se for depois das 6:00 da tarde. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O que acontece se eu der overdose de metilfenidato?
Procure atendimento médico de emergência. Uma overdose de metilfenidato pode ser fatal.
O que evitar enquanto estiver tomando metilfenidato?
Evite beber álcool, especialmente se você tomar metilfenidato de liberação prolongada. O álcool pode fazer com que o medicamento seja liberado na corrente sanguínea muito rápido. Além disso, ele pode prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que requer que você esteja alerta.
Efeitos colaterais de metilfenidato:
- Sinais de problemas cardíacos – dor no peito, dificuldade para respirar, sensação de desmaio;
- Psicose – alucinações (ver ou ouvir coisas que não são reais), novos problemas de comportamento, agressão, hostilidade, paranoia;
- Sinais de problemas circulatórios – dormência, dor, sensação de frio, feridas inexplicáveis ou alterações na cor da pele (aparência pálida, vermelha ou azul) nos dedos das mãos ou dos pés;
- Uma convulsão (convulsões);
- Contrações musculares (tiques);
- Mudanças em sua visão;
- Ereção do pênis que é dolorosa ou dura 4 horas ou mais (raro).
O metilfenidato pode afetar o crescimento em crianças. Informe o seu médico se o seu filho não estiver a crescer a uma taxa normal enquanto estiver a tomar este medicamento.
Os efeitos colaterais comuns podem incluir:
- Alterações de humor, sensação de nervosismo ou irritabilidade, problemas de sono (insônia);
- Ritmo cardíaco acelerado, aumento da pressão arterial;
- Perda de apetite, perda de peso;
- Náusea, dor de estômago;
- Dor de cabeça.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.
Que outras drogas afetarão o metilfenidato?
Pergunte ao seu médico antes de usar um remédio ácido estomacal (incluindo Alka-Seltzer ou bicarbonato de sódio). Alguns destes medicamentos podem alterar a forma como o corpo absorve metilfenidato e pode aumentar os efeitos colaterais.
Muitas drogas podem interagir com metilfenidato. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você iniciar ou parar de usar.
Outras Informações:
Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use metilfenidato apenas para a indicação prescrita. Além disso, sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.