Início » Metilprednisolona – para que serve, como usar e efeitos colaterais!

Metilprednisolona – para que serve, como usar e efeitos colaterais!

metilprednisolona

A metilprednisolona é a forma genérica da droga de marca Solu-Medrol, um corticosteroide que alivia a inflamação e melhora os problemas causados ​​pela diminuição da função da glândula adrenal. Esta droga também vem como uma suspensão injetável e solução injetável. Esses formulários são fornecidos apenas por um profissional de saúde.

Além disso, A metilprednisolona é usada para reduzir a inflamação em muitas condições. Estes incluem doenças endócrinas, alergias graves, colite ulcerativa e esclerose múltipla. Também é usado para tratar doenças reumáticas, como artrite reumatoide e osteoartrite.

metilprednisolona
metilprednisolona

Para que serve a metilprednisolona?

A metilprednisolona é um esteroide que impede a liberação de substâncias no corpo que causam inflamação ela é usada para tratar muitas doenças inflamatórias diferentes, tais como artrite, lúpus, psoríase colite ulcerativa, doenças alérgicas, glândula (endócrina) desordens, e as condições que afetam a pele, olhos, pulmões, células do estômago, do sistema nervoso, ou sangue.

Além disso, ela também pode ser usada para fins não relacionados neste guia de medicação. Este medicamento é um hormônio corticosteroide e pode ser usada com outros medicamentos em distúrbios hormonais.

Efeitos colaterais do metilprednisolona:

Náuseas, vômitos, azia, dor de cabeça, tontura, dificuldade para dormir, alterações no apetite, aumento da sudorese ou acne podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício para é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Este medicamento pode aumentar o açúcar no sangue, o que pode causar ou agravar o diabetes. Portanto, informe o seu médico imediatamente caso tenha sintomas de açúcar elevado no sangue, como aumento da sede e micção.

Caso tenha diabetes, verifique seu nível de açúcar no sangue regularmente conforme as instruções e compartilhe os resultados com o seu médico. Seu médico pode precisar ajustar sua medicação para diabetes, programa de exercícios ou dieta.

Este medicamento pode diminuir sua capacidade de combater infecções. Isso pode torná-lo mais propenso a pegar uma infecção grave (raramente fatal). Informe à seu médico imediatamente caso tenha quaisquer sinais de infecção (tais como febre, arrepios, dor de garganta persistente, tosse, manchas brancas na boca).

metilprednisolona
metilprednisolona

Notas:

  • Não compartilhe este medicamento com os outros.
  • Caso este medicamento seja usado por um longo período de tempo, exames laboratoriais e/ou médicos devem ser realizados periodicamente para monitorar seu progresso ou verificar os efeitos colaterais. Consulte o seu médico para mais detalhes.
  • Tomar este medicamento por um longo período pode causar ossos frágeis (osteoporose).

Algumas mudanças no estilo de vida que ajudam na promoção de ossos saudáveis incluem o aumento do exercício de sustentação de peso, parar de fumar, conseguir uma quantidade suficiente de cálcio e vitamina D e limitar o consumo de álcool. Consulte o seu médico para aconselhamento específico.

O que devo fazer se esquecer de tomar uma dose?

Caso esteja tomando este medicamento uma vez por dia e perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retome o seu esquema psicológico habitual.

  • Não duplique a dose para recuperar o atraso.
  • Não tome a mesma dose diariamente ou se toma este medicamento todos os dias, pergunte ao seu médico ou farmacêutico o que deve fazer caso falhe uma dose.

Armazenamento:

  • Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade.
  • Não armazene no banheiro.
  • Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.
    Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado.
  • Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.