Metionina: o que é, para que serve? benefícios e cuidados do uso. Além disso, A metionina é um aminoácido proteinogênico ele pertence aos aminoácidos essenciais e não pode ser sintetizado autonomamente pelo corpo. Por esta razão, é extremamente importante introduzi-la em quantidades suficientes através dos alimentos ou com um suplemento alimentar.
Ligações de enxofre estão presentes em todos os seres vivos e têm inúmeras funções. Cisteína e metionina são aminoácidos sulfurados. Aliás, ela desempenha um papel importante na síntese de proteínas importantes, como a carnitina ou a melatonina. Ela age como uma dissolução de gordura e limita o acúmulo de gordura no fígado.
O que é metionina?
A metionina ou L-metionina é um aminoácido essencial para muitas funções vitais do corpo. Aliás, sua função é realizada em vários tecidos, como o cabelo, onde desempenha um importante papel estrutural.
Além disso, a combinação desses dois aminoácidos ajuda a manter os cabelos macios e ao mesmo tempo consistente devido à maior capacidade de reter queratina (também presente nas unhas).
Muitos produtos terapêuticos e de reforço para cabelos são baseados em metionina. O melhor veículo é a suplementação oral, mas muitos frascos e xampus “restauradores” também são amplamente usados para aplicá-la diretamente no cabelo.
Afinal, com este aminoácido o corpo humano amplifica as suas possibilidades depurativa para facilitar a eliminação de substâncias tóxicas para o organismo como muitos metais e, em particular, de mercúrio.
Para que serve a metionina?
Além das funções metabólicas, a metionina ajuda a nos desintoxicar das toxinas, graças à sua ação quelante; mais ajuda para combater a formação de radicais livres e previne o aparecimento de endometriose, uma doença das mulheres com trato uterino, que envolve o crescimento fora de sua sede de competência por parte do tecido uterino, criando consequências sérias para a saúde do paciente.
Contudo, no que se refere, em vez das patologias em caráter hormonal, esta proteína é capaz de purificar o fígado a partir do excesso de produção de estrogênio, que pode levar a desequilíbrios e para outros tipos de doenças.
Enfim, ela também ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue sob controle, graças à sua ação estimulante da produção de lecitina pelo fígado, uma molécula antagonista capaz de reduzir a presença dessa substância prejudicial ao nosso sistema circulatório.
Benefícios da metionina para saúde
A seguir veja os principais benefícios da metionina para saúde.
1. Ajudar a reduzir o risco de câncer colorretal
Estudos realizado em Melbourne, Austrália, mostrou que a metionina, juntamente com vitaminas B e outros minerais, pode ajudar a reduzir o risco de câncer colorretal.
O estudo observou alimentos consumidos, além de micronutrientes, como ácido fólico, metionina e vitaminas B6 e B12, e aqueles com propriedades antioxidantes, como selênio, vitaminas E e C e licopeno.
Embora os testes tenham estudado muitas destas vitaminas, minerais e aminoácidos individualmente, em geral, os dados apoiam a conclusão de que uma dieta contendo todos estes micronutrientes , incluindo a metionina, pode ajudar a reduzir os riscos de câncer colorretal.
2. Reduz tremores em pacientes com Parkinson
Um estudo foi realizado em 11 pacientes que tinham doença de Parkinson não tratada. Os participantes foram tratados com metionina por períodos de duas semanas a seis meses e apresentaram melhora na acinesia e na rigidez, resultando em menos tremores do que o habitual.
Isto mostra que a metionina pode ser benéfica no tratamento dos sintomas de Parkinson .
Estudos estão sendo conduzidos com relação à evidência de que uma parte do sistema enzimático antioxidante, especificamente a metionina, pode desempenhar um papel crítico na prevenção do envelhecimento relacionado ao dano oxidativo e à perda de dopamina. , em última análise, fornecendo um tratamento potencial para a doença de Parkinson.
3. Ajuda na perda de peso
A creatina é uma substância que vem da metionina, e a creatina pode não apenas ajudar a melhorar o desempenho atlético, mas também a proporção de músculo e gordura do corpo.
Estudo com 14 atletas adultos de judô do sexo masculino de alto desempenho avaliou a contribuição de seus sistemas energéticos usando medidas de consumo de oxigênio e lactato sanguíneo.
Os resultados mostraram um aumento no desempenho, que se acredita ser devido aos efeitos da creatina durante os intervalos e também devido à perda de peso, resultando em uma melhor relação músculo/gordura.
4. Aumenta a força óssea
A metionina pode ajudar no desempenho atlético (e até na perda de peso) devido aos seus efeitos nos ossos.
Para entender melhor como a metionina e os exercícios de resistência afetam o corpo, Estudo realizado em Taiwan, deram aos ratos dietas diferentes, algumas com alimentos com l-metionina e outras sem.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Após um período de oito semanas, os indivíduos que praticaram exercícios tiveram um peso corporal 9,2% menor, o que não é nenhuma surpresa, já que o exercício pode ajudar qualquer pessoa a perder peso.
No entanto, parte do que ficou evidente foi que existe um efeito no volume ósseo, na mineralização óssea e no conteúdo mineral ósseo em comparação com os indivíduos que foram alimentados com dietas sem suplementação de metionina.
Os resultados indicam que a metionina combinada com exercícios de resistência causou menor massa, tamanho e/ou força óssea total, mas aumentou a resistência óssea natural em geral. Pode ser por isso que há alegações de que pode ajudar no desempenho atlético.
5.Ajuda aqueles que lidam com a abstinência de drogas
Estudo em ratos que foram induzidos com cocaína e como a metionina pode fazer a diferença nas qualidades viciantes da droga.
Quando os indivíduos receberam metionina, ela bloqueou os efeitos da cocaína, tornando-a menos viciante do que sem a metionina.
Embora sejam necessárias mais pesquisas, isso pode indicar que a L metionina pode ajudar aqueles que lidam com a abstinência, diminuindo lentamente os efeitos e ajudando as pessoas a abandonar o vício – ou até mesmo ajudar a prevenir o vício em primeiro lugar.
6. Ajuda o fígado
Estudos realizamos indicam que o metabolismo da metionina pode afetar a doença hepática alcoólica.
A doença hepática é mais proeminente em áreas do mundo onde há problemas de desnutrição, mas também é um problema em todos os lugares quando se trata de abuso de álcool.
A pesquisa aponta para a capacidade da metionina, especificamente SAMe, combinada com folato e vitaminas B6 e B12, de possivelmente ajudar a tratar os efeitos da doença hepática.
7. Metionina para o cabelo
A metionina é um aminoácido que é essencial para muitas funções vitais do corpo: esta substância, de fato, ajuda o equilíbrio do metabolismo e do sistema de crescimento, fornecendo compostos de enxofre que anulam a ação prejudicial e perigosa dos radicais livres. Aliás, a quantidade certa dela no corpo também reduz o risco de doenças da pele, cabelos e unhas,
Outros de seus benefícios da metionina:
- Aliviar os sintomas de algumas alergias;
- Auxilia no tratamento da asma;
- Trata sintomas psiquiátricos, como depressão e esquizofrenia;
- Purifica do excesso de moléculas de paracetamol do corpo, geralmente devido a uma overdose desta substância.
Alimentos ricos em metionina
Embora você possa comprar suplementos, é provável que você obtenha toda a metionina necessária através da alimentação – que é sempre a melhor maneira de obter nutrição, quando possível.
Há uma lista de alimentos ricos em metionina:
- Clara de ovo
- Frango caipira
- linguado
- Atum,
- bacalhau,
- peixe-lua,
- Peru
- Algas marinhas e espirulina
- sementes de Sesamo
- castanha-do-pará
- Aveia
- Manteiga de girassol
Dosagem: quanta metionina devo tomar?
Sempre fale com um médico antes de tomar um suplemento para garantir que o suplemento e a dosagem sejam apropriados para suas necessidades individuais.
Não existe uma dose padrão para suplementos de metionina. No entanto, existe uma ingestão diária recomendada de metionina proveniente de alimentos e outras fontes.
A Dose Diária Recomendada (RDA) para adultos para metionina ou cisteína(o outro aminoácido contendo enxofre) é de 14 miligramas/quilograma de peso corporal.
Usando essa matemática, uma pessoa de 154 libras precisaria de 1,1 gramas de metionina ou cisteína por dia.
Você precisa dessa quantidade de metionina ou cisteína todos os dias para obter todo o enxofre que seu corpo precisa para construir proteínas importantes. 2
A dosagem certa para você pode depender de vários fatores, como saúde atual, idade e sexo. Certifique-se de conversar com seu médico sobre o uso seguro de metionina.
Quais são os efeitos colaterais da metionina?
Os efeitos colaterais são sempre possíveis quando se toma suplementos, e a metionina não é exceção. Os efeitos colaterais da metionina podem ser leves ou graves.
Efeitos colaterais comuns
Os efeitos colaterais comuns associados à metionina tendem a ser leves e incluem: 1
- Náusea
- Vômito
- Sonolência
- Irritabilidade
A melhor maneira de evitar ao máximo os efeitos colaterais é tomar suplementos de metionina conforme as instruções. Muitas vezes, os efeitos colaterais são mais prováveis quando os suplementos são tomados incorretamente ou se a dose é muito alta.
Efeitos colaterais graves
Em geral, acredita-se que a metionina seja segura. No entanto, efeitos colaterais graves são possíveis se for tomado incorretamente.
Isso pode incluir alterações na pressão arterial , desorientação e taquicardiaou aumento da frequência cardíaca.
Embora extremamente raro, é possível uma overdose de metionina.
Contraindicações da metionina
Algumas categorias de pacientes devem evitar o uso de suplementos à base de metionina. Dentre eles estão os que sofrem de acidose: esta proteína pode contribuir com os níveis de acidez do corpo.
Contudo, uma atenção especial também deve ser dada a todos aqueles que sofrem de doenças do fígado, como a cirrose do fígado.
Mulheres grávidas ou lactantes devem se abster desses suplementos para evitar sérios danos a ambos. Afinal, é importante prestar atenção aos efeitos relacionados à ingestão de metionina, mantendo o médico informado caso eles apareçam. No caso de um ou mais dos sintomas anteriores aparecerem, suspenda o uso e procure imediatamente um médico.